Sistema de mata-mata

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Em competições esportivas, sistema eliminatório ou mata-mata (em inglês "playoff format" ou "knockout tournament") é todo sistema em que cada dupla de competidores disputa um certo número de partidas entre si, até que um deles seja considerado vencedor e, portanto, promovido à próxima fase do torneio. Em geral (a não ser no caso da dupla eliminatória), o perdedor de cada disputa é definitivamente eliminado do torneio.

Estrutura dos sistemas eliminatórios

Torneios eliminatórios são considerados "simétricos" quando o número de competidores é uma potência de dois (4, 8, 16, 32, 64, etc.). Nesses casos, todos os competidores precisam enfrentar o mesmo número de adversários para chegar ao título. Qualquer outro número de competidores gera uma assimetria, que exige uma forma de sorteio ou um sistema de ranking para colocar determinados competidores em situação priviliegiada, normalmente começando a disputa pela segunda fase.

As fases sucessivas de um torneio eliminatório são denominadas de trás para diante:

  • a última fase é a Final, disputada entre 2 competidores;
  • a penúltima fase consiste de dois confrontos Semifinais, disputados por um total de 4 competidores.
  • a fase anterior são as Quartas de final: 4 confrontos, 8 competidores.
  • antes disso vêm as Oitavas de final: 8 confrontos, 16 competidores.
  • as fases anteriores são às vezes referidas como "Décima-sextas de final", "Trigésima-segundas de final", etc. (ou, alternativamente, "Dezesseis avos de final", "Trinta e dois avos de final"); mas estes nomes pouco eufônicos são em geral substituídos por uma denominação que, ao contrário, começa do início: "primeira fase, "segunda fase", etc, dependendo do número total de competidores.

Classificação dos sistemas eliminatórios

Os sistemas eliminatórios podem ser classificados por três critérios:

Extensão do confronto

Partida única

Em cada confronto, os dois competidores disputam uma única partida. Sistema bastante comum em esportes sem empate, (como voleibol ou basquete). Existindo a possibilidade de empate (como no futebol), deve ser especificado previamente um critério de desempate (ver abaixo), ou então será necessária uma disputa extra: prorrogação, disputa de pênaltis ou ambas.

No caso de torneios de temporada, em geral define-se o mando de campo dessas partidas únicas por sorteio, ou por algum sistema de pontuação, que pode considerar os resultados de temporadas anteriores, ou de fases anteriores da atual temporada.

Por exemplo, a final da Copa de Campeões da Europa (futebol) é, desde 1956, disputada em partida única; desde 1996, essas finais acontecem em campo neutro.

Ida e volta

É o sistema mais comum em campeonatos de futebol. Os dois competidores enfrentam-se duas vezes, alternando o mando de campo: uma partida na cidade (ou na sede) de cada um deles.

O mando de campo da segunda partida (em geral considerado como vantajoso, já que a segunda partida é sempre a última) é muitas vezes concedido ao competidor que tenha melhor campanha nas fases anteriores do torneio, ou que tenha melhor colocação em algum sistema de ranking de temporadas anteriores, ou ainda decidido por sorteio.

  • Um caso particular ocorre atualmente nas fases eliminatórias (oitavas, quartas e semifinal) da Liga dos Campeões da UEFA. Como o saldo qualificado conta inclusive na prorrogação (artigo 7 do regulamento [1]), alguns consideram vantajoso jogar a segunda partida fora. Isso porque um empate com gols (1x1, 2x2, etc.) na prorrogação classifica o clube visitante. Esta regra gerou sérias criticas do então presidente da FIFA, Joseph Blatter. Para ele, a regra do gol marcado fora deveria valer somente até o termino do tempo regulamentar.[2]

Ida e volta restrita

Os dois competidores enfrentam-se duas vezes, com alternância de mando de campo, a não ser que, na primeira partida, o clube visitante obtenha uma vantagem muito expressiva, definida em regulamento.

Na Copa do Brasil (futebol), desde 1995, as duas primeiras fases são disputadas em sistema de ida e volta restrita: se o clube visitante obtiver diferença de 2 ou mais gols na primeira partida, ele é promovido à próxima fase sem necessidade de um segundo jogo. Da terceira fase em diante, usa-se o sistema de ida e volta simples.

Melhor de três

Os competidores jogam um máximo de três partidas, mas o confronto pode terminar antes se, ao final da segunda partida, um dos competidores tiver estabelecido uma vantagem que não pode ser superada ou igualada na terceira partida.

Em geral, para atingir esta vantagem insuperável em apenas dois jogos, um dos competidores precisa de duas vitórias. Mas, em alguns regulamentos, um clube pode trazer de fases anteriores do torneio um ou mais pontos extras, ou uma vantagem em caso de empate.

Nos confrontos em "melhor de três", o mando de campo pode ser definido por sorteio, estabelecendo mandantes alternados (um deles fica com o primeiro e o terceiro jogo, o outro apenas com o segundo). Ou então, como na Libertadores da América, de 1960 a 1987, estabelece-se que o terceiro jogo, se necessário, será disputado em "campo neutro".

Outra possibilidade ainda é dar ao competidor com melhor campanha a vantagem dupla de jogar o segundo e o eventual terceiro jogo em casa.

Melhor de três restrita

Os competidores jogam um máximo de três partidas, mas o confronto pode terminar antes se, ao final da segunda partida, um dos competidores tiver estabelecido qualquer espécie de vantagem.

Ou seja, neste sistema, o terceiro jogo só ocorre se, ao final da segunda partida, os dois competidores estiverem rigorosamente empatados. Este sistema só faz sentido para esportes que admitem que uma partida possa terminar empatada, como o futebol e o futsal. Nos esportes que não admitem o empate (como o voleibol e o basquete), as regras de "Melhor de três" e de "Melhor de três restrita" seriam exatamente iguais.

Melhor de cinco

Os competidores jogam um máximo de cinco partidas, mas o confronto pode terminar antes se um dos competidores obtiver uma vantagem que não possa mais ser superada ou igualada (por exemplo, três vitórias).

Sistema bastante utilizado em competições de basquete, especialmente nas fases finais da liga norte-americana, a NBA, que em alguns casos também utiliza o sistema "Melhor de sete".

Disputas extras

Prorrogação

Chama-se Prorrogação a um tempo extra de jogo que é disputado, com o objetivo de desempate, na sequência de uma partida que terminou empatada.

Evidentemente, a ideia da prorrogação não faz sentido em esportes como o voleibol, o tênis ou o tênis de mesa, que não são disputados em tempo fixo, mas em função da marcação de um certo número de pontos. Mas há ainda alguns esportes, como o basquete ou o handebol, que são disputados em tempo mas que não admitem o empate, tendo incorporado a prorrogação em suas regras como desempate obrigatório para todas as partidas, em qualquer situação. Nesses casos, a prorrogação é uma disputa extra de jogo.

Já o futebol e o futsal, que admitem o empate, eventualmente necessitam de prorrogações para desempatar jogos decisivos de um torneio ou de uma fase do torneio. Apenas nesses casos a prorrogação deve ser considerada uma disputa extra de torneio.

A partir dos anos 1970, quando a definição de datas de futebol passou a depender de mais fatores externos (televisionamento, viagens, etc.), e o sistema de disputas eliminatórias em melhor de três foi sendo, cada vez mais, substituído pelo de ida e volta, criou-se uma possibilidade nova: a da disputa extra como extensão de uma partida que não terminou empatada, mas que teve um resultado simétrico ao da anterior, empatando a disputa na soma dos resultados.

Em futebol, a prorrogação normalmente é disputada em 2 tempos de 15 minutos cada (um terço do tempo normal de uma partida). Caso o empate permaneça, em geral não se admite uma segunda prorrogação, sendo portanto necessária uma outra forma de desempate.

Prorrogações sucessivas

Em esportes como o basquete, o handebol e o futebol americano, muitas competições prevêem um número ilimitado de prorrogações, até que o empate seja desfeito.

No campeonato norte-americano de basquete da NBA, por exemplo, uma partida de 1951 entre o Indianapolis Olympians e o Rochester Royals (ambas as equipes já extintas) teve 6 prorrogações e um tempo total de jogo de 78 minutos, com vitória do Indianapllis por 75 a 73.[3] No hóquei no gelo, um jogo de 1936 entre o Detroit e o Maroons pelo campeonato da NHL teve 6 prorrogações, 116 minutos e jogo e um escore final de 1 a 0 para o Detroit.[4]

No passado, algumas competições de futebol também permitiram prorrogações sucessivas. Um caso extremo é o da decisão do Campeonato Pernambucano de Futebol de 1977, que terminou com a vitória do Sport sobre o Náutico durante a quarta prorrogação de 15 minutos cada, resultando numa partida de 158 minutos de duração.[5]

Prorrogação com "Morte súbita"

É uma prorrogação que tem uma duração máxima (normalmente 2 tempos de 15 minutos), mas que pode ser encerrada a qualquer momento, caso um dos competidores marque um ponto (em futebol chamado "gol de ouro" ou, em inglês, "golden goal"), sendo imediatamente declarado vencedor da disputa.

A Fifa adotou em 1993 a regra do "gol de ouro", que foi aplicada na Copa Européia de Seleções de 1996 e 2000, na Copa do Mundo de 1998 e 2002, nas Olimpíadas de 1996 e 2000, etc.

Nas copas organizadas pela UEFA em 2002, surgiu uma nova variação da regra, a do "gol de prata" ("silver goal"): se uma equipe terminasse o primeiro tempo da prorrogração em vantagem, seria considerada vencedora.

Porém, em fevereiro de 2004, a Fifa determinou o fim dos gols de ouro e de prata, e portanto das prorrogações com morte súbita.

Disputas de pênaltis

Em futebol, a disputa por pênaltis pode ser uma segunda tentativa de desempate, após uma prorrogação que terminou empatada; mas, dependendo do regulamento do torneio, também pode ser o primeiro desempate de uma partida.

Até a década de 1950, o mais comum era que cada equipe designasse um "cobrador de pênaltis", que faria um certo número de tentativas (em geral 5 ou 10) contra o goleiro adversário, um após o outro; quem convertesse o maior número de gols seria o vencedor; caso o empate permanecesse, seria realizada nova série de pênaltis.

A partir dos anos 1960, as séries passaram a ser sempre de 5 pênaltis; as cobranças das duas equipes passaram a ser alternadas; o "cobrador de pênaltis" da equipe foi substituído por um grupo de jogadores, que nunca poderia ser repetido; e as séries de desempate passaram a ser de apenas um pênalti para cada equipe.

Outras disputas

Entre 1996 e 1999, o Campeonato Estadunidense de Futebol previa, como forma de desempate alternativa à disputa de pênaltis, uma série de 5 "shoot-outs", ou "disputas de meio de campo", para cada equipe: um jogador recebia a posse de bola a partir do meio de campo, enfrentando apenas o goleiro adversário, e tinha um tempo de 5 segundos para tentar marcar o gol.

Critérios de desempate

O sistema de Dupla Eliminatória

Dupla eliminatória é um sistema em que todos os perdedores têm uma segunda chance de disputa, passando a fazer parte de uma "chave de perdedores", onde disputam uma nova série eliminatória. Ao final, o vencedor da "chave dos vencedores" enfrenta o vencedor da "chave dos perdedores" com vantagem, normalmente de uma vitória. Neste caso, para ser campeão, o "vencedor dos perdedores" precisa derrotar o "vencedor dos vencedores" duas vezes consecutivas.

Eliminatória simples com reclassificação

É um sistema eliminatório em que os perdedores não são alijados do torneio (como na eliminatória simples) mas também não recebem uma segunda chance de disputar o título (como na dupla eliminatória). Os perdedores permanecem no torneio, mas reclassificados, apenas para fins de definição de suas posições finais, a partir do terceiro lugar.

Na Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, há reclassificação apenas para o 3º e 4º lugares: os perdedores das semifinais são reclassificados para a disputa de um jogo extra, em que o vencedor passa a ser o terceiro lugar.

Se a reclassificação for feita a partir das Quartas de Final, os 4 perdedores desta fase disputarão entre si (normalmente em uma nova chave eliminatória simples) a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª colocações do torneio.

Na maioria das competições de esportes coletivos das Olimpíadas, a reclassificação é total, ou seja, todos os perdedores disputam entre si as colocações secundárias, do 3º ao 16º lugar.

Este sistema é também muito utilizado em esportes individuais, como algumas modalidades de atletismo.

Eliminatórias parciais

Quase todas as copas nacionais de futebol, como a Copa do Brasil e a Copa da Inglaterra (o torneio de futebol mais antigo do mundo), são disputadas inteiramente em sistema eliminatório. Em contraponto, a maioria dos campeonatos nacionais são disputados em sistema de "todos contra todos". Mas há ainda muitos torneios e campeonatos que adotam sistemas mistos. Nestes, confrontos eliminatórios parciais (em inglês chamados de "playoffs") são utilizadas em combinação com fases de grupos.

Nos sistemas mistos, o mais comum é que os "playoffs" sejam usados como fase final, após a fase de grupos. É este, por exemplo, o sistema adotado pela Copa do Mundo de futebol: uma fase inicial em que os países são organizados em grupos de 4 e depois uma eliminatória simples de partida única organizada em oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.

Mas existem ainda várias competições em que, pelo contrário, os "playoffs" precedem uma fase de grupos. É o caso das fases iniciais das zonas africanas, asiáticas e da Concacaf das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol. Em algumas edições da década de 1990 do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, tanto a fase inicial quanto a final eram disputadas em quadrangulares, mas as fases intermediárias tinham a forma de "playoffs".

Eliminatórias parciais com privilégios

Quando o torneio é decidido em "playoffs" após uma fase classificatória inicial em sistema de "todos contra todos", é comum que os clubes mais bem classificados na primeira faze tenham privilégios na disputa das finais.

No Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996 a 2002 (com algumas variações de um ano para o outro), os clubes jogavam todos contra todos em turno único, classificando-se os 8 primeiros para a fase final. Como, na maioria das vezes, os confrontos eram em ida e volta, os clubes com melhor pontuação na primeira fase tinham a vantagem de jogar a segunda partida em casa.

Mas, em algumas competições, as vantagens concedidas aos melhores classificados são posições privilegiadas em um esquema de eliminatórias assimétricas. Por exemplo, no Campeonato Australiano de "Aussie Football" (Futebol australiano) é utilizado o seguinte método:

Quartas-de-Final:

  • Jogo A: 1º vs. 4º (o vencedor está na final preliminar, o perdedor está na semi-final)
  • Jogo B: 2º vs. 3º (o vencedor está na final preliminar, o perdedor está na semi-final)
  • Jogo C: 5º vs. 8º (o vencedor está na semi-final, o perdedor está eliminado)
  • Jogo D: 6º vs. 7º (o vencedor está na semi-final, o perdedor está eliminado)

Semi-Final:

  • Jogo E: Perdedor do Jogo A vs. Vencedor do Jogo C (o vencedor está na final preliminar, o perdedor está eliminado)
  • Jogo F: Perdedor do Jogo B vs. Vencedor do Jogo D (o vencedor está na final preliminar, o perdedor está eliminado)

Final Preliminar:

  • Jogo G: Vencedor do Jogo A vs. Vencedor do Jogo F (o vencedor está na final, o perdedor está eliminado)
  • Jogo H: Vencedor do Jogo B vs. Vencedor do Jogo E (o vencedor está na final, o perdedor está eliminado)

Final:

  • Jogo I: Vencedor do Jogo G vs. Vencedor do Jogo H (o vencedor é o campeão)

Desta forma os quatro primeiros colocados poderão ser derrotados nas Quartas-de-Final que ainda terão uma chance de obter o título, ao contrário dos quatro piores classificados que não podem perder em momento algum.

Uma variação do esquema anterior é aplicada no Campeonato Australiano de Futebol (A-League), no qual apenas 6 clubes se classificam para as finais:

Quartas-de-Final:

  • Jogo A: 1º vs. 2º (o vencedor está na final, o perdedor está na final preliminar)
  • Jogo B: 3º vs. 6º (o vencedor está na semi-final, o perdedor está eliminado)
  • Jogo C: 4º vs. 5º (o vencedor está na semi-final, o perdedor está eliminado)

Semi-Final:

  • Jogo D: Vencedor do Jogo B vs. Vencedor do Jogo C (o vencedor está na final preliminar, o perdedor está eliminado)

Final Preliminar:

  • Jogo E: Perdedor do Jogo A vs. Vencedor do Jogo D (o vencedor está na final, o perdedor está eliminado)

Final:

  • Jogo F: Vencedor do Jogo A vs. Vencedor do Jogo E (o vencedor é o campeão)

Neste exemplo, obrigatoriamente um dos dois primeiros colocados da fase classificatória estará na decisão do título enquanto o outro terá 50% de chances de chegar a decisão (a porcentagem é maior levando-se em consideração que este jogará em a final preliminar em casa). Na K-League, a liga sul-coreana de futebol, os playoffs privilegiam ao máximo os primeiros colocados da fase classificatória, a diferença fundamental para os playoffs da A-League é que o primeiro colocado já está garantido na final e o segundo colocado está garantido na final preliminar, portanto não existe confronto preliminar entre estes dois, a única chance de confronto é na grande final. Assim enquanto o primeiro colocado necessita de uma vitória para ser campeão e o segundo colocado apenas duas vítórias, os demais participantes dos playoffs necessitam de quatro vitórias sendo que ao menos dois destes confrontos serão fora de casa.

Existem também "playoffs" em que os primeiros colocados da fase classificatória entram em um estágio mais avançado. No Campeonato de Futebol Americano dos Estados Unidos, organizado pela NFL, por exemplo, os dois primeiros colocados de cada conferência entram nas semi-finais enquanto os outros quatro classificados disputam uma repescagem (chamada de "wild card") decidindo quais os outros dois que entrarão nas semi-finais.

Repescagem:

  • Jogo A: 3º vs. 6º (o vencedor está na semi-final, o perdedor está eliminado)
  • Jogo B: 4º vs. 5º (o vencedor está na semi-final, o perdedor está eliminado)

Semi-Final:

  • Jogo C: 1º vs. Vencedor da repescagem de pior ranking (o vencedor está na final, o perdedor está eliminado)
  • Jogo D: 2º vs. Vencedor da repescagem de melhor ranking (o vencedor está na final, o perdedor está eliminado)

Final:

  • Jogo E: Vencedor do Jogo C vs. Vencedor do Jogo D (o vencedor é o campeão)

"Play-Out"

O "Play-Out" ("Torneio da morte") é um "playoff" utilizado para decidir um rebaixamento de divisão. Neste caso, o vencedor da disputa não sagra-se campeão ou leva um troféu, apenas deixa de ser rebaixado. Este termo é comumente utilizado e aplicado no Campeonato Italiano de Futebol em todas as divisões, exceto na Série A. Na Série B os três últimos colocados são rebaixados diretamente para a Série C1 enquanto os quarto e quinto últimos disputam um Play-Out (desde que a distância entre eles ao final do campeonato seja de no máximo seis pontos) em jogos de ida e volta. Nas séries C1 e C2 o último colocado de cada grupo (18º colocado) é rebaixado diretamente enquanto que os quatro clubes acima do último colocado disputam um Play-Out (14º vs. 17º e 15º vs. 16º) em jogos de ida e volta, sendo os dois perdedores rebaixados.

"Playoffs" interdivisões

No Campeonato Belga de Futebol ocorrem um "play-out" e um "playoff" sucessivos: os dois últimos colocados da Primeira Divisão jogam um "play-out" em ida e volta, com o perdedor do confronto sendo rebaixado diretamente, enquanto o vencedor tem de disputar um "playoff" com três clubes da Segunda Divisão.

Em alguns países da América do Sul, o termo utilizado é o Descenso Indirecto, que ocorre quando o clube pior colocado acima dos rebaixados enfrenta o melhor colocado da divisão inferior entre os que não foram promovidos diretamente. No Campeonato Argentino de Futebol, ao final da temporada, o 3º colocado da Segunda Divisão enfrenta o 18º colocado da Primeira Divisão, enquanto o 4º colocado da Segunda Divisão enfrenta o 17º colocado da Primeira Divisão. Na temporada seguinte, os dois vencedores disputarão a Primeira Divisão, enquanto os perdedores estarão na Segunda Divisão. No Campeonato Alemão de Futebol, o 3º colocado da Segunda Divisão enfrenta o 18º colocado da Primeira Divisão valendo uma vaga na elite na temporada seguinte. No Campeonato Neerlandês de Futebol é diferente, o penúltimo e antepenúltimo da Primeira Divisão entram como participantes nas semi-finais dos playoffs da Segunda Divisão.

Banco de dados Mata mata

#DataMandantePlacarVisitanteLocalCompetiçãoGols MandanteGols VisitanteDetalhes
[1]Grêmio3 – 1JuventudeCampeonato GaúchoNathan Fernandes, Diego Costa, CristaldoGilbertoFicha Técnica
[2]Grêmio3 – 2CaxiasCampeonato GaúchoDiego Costa (2), CristaldoTomas Bastos, Vitor FeijãoFicha Técnica
[3]Grêmio2 – 0Brasil de PelotasCampeonato GaúchoCristaldo, Diego CostaFicha Técnica
[4]São Luiz2 – 0GrêmioRecopa GaúchaBruno Uvini (contra), Gabriel PereiraFicha Técnica
[5]Flamengo1 – 0GrêmioCopa do BrasilArrascaetaFicha Técnica
[6]Grêmio1 – 1BahiaCopa do BrasilVillasantiEveraldoFicha Técnica
[7]Cruzeiro0 – 1GrêmioCopa do BrasilVillasantiFicha Técnica
[8]Grêmio1 – 1ABCCopa do BrasilEverton GaldinoMatheus AnjosFicha Técnica
[9]Grêmio1 – 0CaxiasCampeonato GaúchoSuárezFicha Técnica
[10]Grêmio2 – 1YpirangaCampeonato GaúchoBruno Alves, ThacianoMossoróFicha Técnica
[11]Grêmio3 – 0Ferroviário-CECopa do BrasilBruno Alves, Suárez, FerreiraFicha Técnica
[12]Campinense0 – 2GrêmioCopa do BrasilCristaldo, FerreiraFicha Técnica
[13]Grêmio4 – 1São LuizRecopa GaúchaBitello, Suárez (3)Paulinho SantosFicha Técnica
[14]Glória0 – 5GrêmioRecopa GaúchaCampaz, Janderson, Elkeson, Jhonata Varela, RicardinhoFicha Técnica
[15]Grêmio2 – 1YpirangaCampeonato GaúchoRodrigues, Bruno AlvesErickFicha Técnica
[16]Grêmio0 – 1InternacionalCampeonato GaúchoTaisonFicha Técnica
[17]Mirassol3 – 2GrêmioCopa do BrasilFabrício Daniel, Camilo, FabinhoBruno Alves, Diego SouzaFicha Técnica
[18]Flamengo2 – 0GrêmioCopa do BrasilPedro (2)Ficha Técnica
[19]Grêmio1 – 0VitóriaCopa do BrasilJean PyerreFicha Técnica
[20]Grêmio1 – 2LDU QuitoCopa Sul-AmericanaDiego SouzaAlcívar (2)Ficha Técnica
[21]Brasiliense0 – 0GrêmioCopa do BrasilFicha Técnica
[22]Grêmio3 – 0Santa Cruz-RSRecopa GaúchaGuilherme Azevedo, Léo Pereira, Jhonata RobertFicha Técnica
[23]Grêmio1 – 1InternacionalCampeonato GaúchoFerreiraRodrigo DouradoFicha Técnica
[24]Grêmio2 – 0CaxiasCampeonato GaúchoMatheus Henrique, FerreiraFicha Técnica
[25]Grêmio1 – 2Independiente del ValleCopa LibertadoresJean PyerreOrtiz (2)Ficha Técnica
[26]Ayacucho1 – 2GrêmioCopa LibertadoresSosaRicardinho, FerreiraFicha Técnica
[27]Palmeiras2 – 0GrêmioCopa do BrasilWesley, Gabriel MeninoFicha Técnica
[28]São Paulo0 – 0GrêmioCopa do BrasilFicha Técnica
[29]Santos4 – 1GrêmioCopa LibertadoresMarinho, Kaio Jorge (2), LaércioThacianoFicha Técnica
[30]Grêmio2 – 0Guaraní-PARCopa LibertadoresRodrigues, FerreiraFicha Técnica
[31]Grêmio2 – 0CuiabáCopa do BrasilDiego Souza (2)Ficha Técnica
[32]Juventude0 – 1GrêmioCopa do BrasilThacianoFicha Técnica
[33]Grêmio1 – 2CaxiasCampeonato GaúchoDiego SouzaLaércio, BruninhoFicha Técnica
[34]Grêmio2 – 0InternacionalCampeonato GaúchoMaicon, IsaqueFicha Técnica
[35]Grêmio4 – 3Novo HamburgoCampeonato GaúchoMaicon, Diego Souza (2), LucianoZé Mário (2), KayronFicha Técnica
[36]Caxias1 – 0GrêmioCampeonato GaúchoDiogo OliveiraFicha Técnica
[37]Internacional0 – 1GrêmioCampeonato GaúchoDiego SouzaFicha Técnica
[38]Pelotas1 – 1GrêmioRecopa GaúchaMateus SantanaFerreiraFicha Técnica
[39]Flamengo5 – 0GrêmioCopa LibertadoresRodrigo Caio, Pablo Marí, Bruno Henrique, Gabriel (2)Ficha Técnica
[40]Athletico Paranaense2 – 0GrêmioCopa do BrasilNikão, Marco RubenFicha Técnica
[41]Palmeiras1 – 2GrêmioCopa LibertadoresLuiz AdrianoAlisson, EvertonFicha Técnica
[42]Libertad0 – 3GrêmioCopa LibertadoresJean Pyerre, André (2)Ficha Técnica
[43]Bahia0 – 1GrêmioCopa do BrasilAlissonFicha Técnica
[44]Grêmio3 – 0JuventudeCopa do BrasilVizeu (2), TardelliFicha Técnica
[45]Grêmio0 – 0InternacionalCampeonato GaúchoFicha Técnica
[46]Grêmio3 – 0São LuizCampeonato GaúchoAlisson, Everton, AndréFicha Técnica
[47]Grêmio0 – 0JuventudeCampeonato GaúchoFicha Técnica
[48]Grêmio6 – 0AvenidaCampeonato Gaúcho, Recopa GaúchaLéo Gomes, Luan (2), Everton (2), VizeuFicha Técnica
[49]Grêmio1 – 2River PlateCopa LibertadoresLéo GomesSantos Borré, Gonzalo MartínezFicha Técnica
[50]Grêmio4 – 0Atlético TucumánCopa LibertadoresAlejandro Sánchez (contra), Cícero, Luan, JaelFicha Técnica
[51]Grêmio2 – 1EstudiantesCopa LibertadoresAlisson, EvertonLucas RodríguezFicha Técnica
[52]Flamengo1 – 0GrêmioCopa do BrasilÉverton RibeiroFicha Técnica
[53]Grêmio3 – 1GoiásCopa do BrasilAlisson (2), ThacianoMaranhãoFicha Técnica
[54]Brasil de Pelotas0 – 3GrêmioCampeonato GaúchoLéo Moura, Alisson, CíceroFicha Técnica
[55]Grêmio1 – 1AvenidaCampeonato GaúchoArthurDiego TorresFicha Técnica
[56]Internacional2 – 0GrêmioCampeonato GaúchoD'Alessandro, Nico LópezFicha Técnica
[57]Grêmio0 – 0IndependienteRecopa Sul-AmericanaFicha Técnica
[58]Real Madrid1 – 0GrêmioMundial de ClubesCristiano RonaldoFicha Técnica
[59]Grêmio1 – 0PachucaMundial de ClubesEvertonFicha Técnica
[60]Lanús1 – 2GrêmioCopa LibertadoresJosé SandLuan, FernandinhoFicha Técnica
[61]Grêmio0 – 1Barcelona de GuayaquilCopa LibertadoresJonatan ÁlvezFicha Técnica
[62]Grêmio1 – 0BotafogoCopa LibertadoresBarriosFicha Técnica
[63]Cruzeiro2 – 0GrêmioPrimeira LigaRaniel, ArrascaetaFicha Técnica
[64]Cruzeiro1 – 0GrêmioCopa do BrasilHudsonFicha Técnica
[65]Grêmio2 – 1Godoy CruzCopa LibertadoresPedro Rocha (2)Javier CorreaFicha Técnica
[66]Athletico Paranaense2 – 3GrêmioCopa do BrasilFelipe Gedoz, PabloPedro Rocha (2), EvertonFicha Técnica
[67]Fluminense0 – 2GrêmioCopa do BrasilLuan, Pedro RochaFicha Técnica
[68]Novo Hamburgo1 – 1GrêmioCampeonato GaúchoJúlio SantosBarriosFicha Técnica
[69]Grêmio5 – 0VeranópolisCampeonato GaúchoBarrios, Edílson, Bolaños, Pedro Rocha, LuanFicha Técnica
[70]Grêmio1 – 1Atlético MineiroCopa do BrasilBolañosCazaresFicha Técnica
[71]Grêmio0 – 0CruzeiroCopa do BrasilFicha Técnica
[72]Palmeiras1 – 1GrêmioCopa do BrasilThiago MartinsEvertonFicha Técnica
[73]Grêmio0 – 1Athletico ParanaenseCopa do BrasilAndré LimaFicha Técnica
[74]Rosario Central3 – 0GrêmioCopa LibertadoresDonatti, Marco Rúben (2)Ficha Técnica
[75]Grêmio3 – 1JuventudeCampeonato GaúchoWalace, Giuliano, BolañosRobersonFicha Técnica
[76]Grêmio4 – 1Brasil de PelotasCampeonato GaúchoGeromel, Giuliano, Bobô, Pedro RochaEduardo BrockFicha Técnica
[77]Grêmio1 – 1FluminenseCopa do BrasilBobôFredFicha Técnica
[78]Grêmio3 – 1CoritibaCopa do BrasilGeromel, Douglas, LuanRafhael LucasFicha Técnica
[79]Criciúma0 – 1GrêmioCopa do BrasilPedro RochaFicha Técnica
[80]CRB1 – 3GrêmioCopa do BrasilEmaxwellPedro Rocha (2), LuanFicha Técnica
[81]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato GaúchoValdívia, NilmarGiulianoFicha Técnica
[82]Grêmio2 – 1JuventudeCampeonato GaúchoGeromel, LuanDouglasFicha Técnica
[83]Grêmio2 – 0CampinenseCopa do BrasilLincoln, DouglasFicha Técnica
[84]Grêmio1 – 1Novo HamburgoCampeonato GaúchoGeromelFredFicha Técnica
[85]Grêmio0 – 2SantosCopa do BrasilDavid Braz, RobinhoFicha Técnica
[86]Grêmio1 – 0San LorenzoCopa LibertadoresDuduFicha Técnica
[87]Internacional4 – 1GrêmioCampeonato GaúchoAlex (2), D'Alessandro, Alan PatrickErnando (contra)Ficha Técnica
[88]Grêmio2 – 1Brasil de PelotasCampeonato GaúchoDudu, LuanGustavo PapaFicha Técnica
[89]Grêmio3 – 0JuventudeCampeonato GaúchoBarcos (3)Ficha Técnica
[90]Grêmio0 – 0Athletico ParanaenseCopa do BrasilFicha Técnica
[91]Grêmio0 – 0CorinthiansCopa do BrasilFicha Técnica
[92]Grêmio2 – 0SantosCopa do BrasilWerley, SouzaFicha Técnica
[93]Santa Fe1 – 0GrêmioCopa LibertadoresMedinaFicha Técnica
[94]Juventude1 – 1GrêmioCampeonato GaúchoDiogo OliveiraBarcosFicha Técnica
[95]Grêmio0 – 0São LuizCampeonato GaúchoFicha Técnica
[96]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato GaúchoRodrigo Moledo, ForlánWillian JoséFicha Técnica
[97]Grêmio1 – 0LDU QuitoCopa LibertadoresElanoFicha Técnica
[98]Millonarios3 – 1GrêmioCopa Sul-AmericanaRentería (2), CosmeWerleyFicha Técnica
[99]Grêmio2 – 1Barcelona de GuayaquilCopa Sul-AmericanaZé Roberto, Perlaza (contra)MinaFicha Técnica
[100]Coritiba3 – 2GrêmioCopa Sul-AmericanaPereira, Éverton Ribeiro, RobertoElano, Marcelo MorenoFicha Técnica
[101]Palmeiras1 – 1GrêmioCopa do BrasilValdíviaFernandoFicha Técnica
[102]Grêmio2 – 0BahiaCopa do BrasilMarcelo Moreno, MirallesFicha Técnica
[103]Grêmio2 – 0FortalezaCopa do BrasilLéo Gago, BertoglioFicha Técnica
[104]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato GaúchoFabrício, DátoloWerleyFicha Técnica
[105]Grêmio1 – 0CanoasCampeonato GaúchoAndré LimaFicha Técnica
[106]Grêmio4 – 0YpirangaCampeonato GaúchoWerley (2), Fernando, André LimaFicha Técnica
[107]Grêmio3 – 0IpatingaCopa do BrasilLéo Gago, Bertoglio, MirallesFicha Técnica
[108]Grêmio3 – 1River Plate-SECopa do BrasilWerley, Marcelo Moreno, Léo GagoLelêFicha Técnica
[109]Caxias1 – 1GrêmioCampeonato GaúchoMarcos PauloKléberFicha Técnica
[110]Internacional1 – 2GrêmioCampeonato GaúchoLeandro DamiãoLéo Gago, KléberFicha Técnica
[111]Grêmio2 – 3InternacionalCampeonato GaúchoLúcio, BorgesAndrezinho, D'Alessandro, Leandro DamiãoFicha Técnica
[112]Universidad Católica1 – 0GrêmioCopa LibertadoresMirosevicFicha Técnica
[113]Internacional1 – 1GrêmioCampeonato GaúchoLeandro DamiãoJunior ViçosaFicha Técnica
[114]Cruzeiro-RS2 – 3GrêmioCampeonato GaúchoClaudinho, Léo MaringáRafael Marques, Willian Magrão, LeandroFicha Técnica
[115]Ypiranga1 – 1GrêmioCampeonato GaúchoGeovanniDouglasFicha Técnica
[116]Grêmio2 – 2CaxiasCampeonato GaúchoRafael Marques, Willian MagrãoGerley, ItaquiFicha Técnica
[117]Grêmio4 – 2Cruzeiro-RSCampeonato GaúchoGabriel, Borges (3)Léo, JôFicha Técnica
[118]Grêmio5 – 0YpirangaCampeonato GaúchoDouglas, Borges, André Lima (2), LeandroFicha Técnica
[119]Grêmio3 – 1Liverpool-URUCopa LibertadoresAndré Lima, Vinícius Pacheco (2)AlfaroFicha Técnica
[120]Grêmio0 – 2GoiásCopa Sul-AmericanaAmaral, Everton SantosFicha Técnica
[121]Nacional-URU1 – 3GrêmioTroféu Fronteira da PazGarcíaMaylson (2), Regueiro (contra)Ficha Técnica
[122]Santos3 – 1GrêmioCopa do BrasilWesley, Ganso, RobinhoRafael MarquesFicha Técnica
[123]Grêmio2 – 0FluminenseCopa do BrasilHugo, JonasFicha Técnica
[124]Grêmio0 – 1InternacionalCampeonato GaúchoGiulianoFicha Técnica
[125]Avaí3 – 2GrêmioCopa do BrasilRoberto, Laércio (2)Jonas, Fábio RochembackFicha Técnica
[126]Grêmio1 – 2PelotasCampeonato GaúchoMaylsonTiago Duarte (2)Ficha Técnica
[127]Grêmio3 – 0VotoratyCopa do BrasilRodrigo, Maylson, JonasFicha Técnica
[128]Grêmio1 – 0Novo HamburgoCampeonato Gaúcho, Taça Fernando CarvalhoFerdinandoFicha Técnica
[129]Grêmio4 – 1Inter de Santa MariaCampeonato GaúchoRafael Marques, Fábio Rochemback, Borges, HugoÉmerson BalaFicha Técnica
[130]Grêmio4 – 2VeranópolisCampeonato GaúchoMário Fernandes, Jonas, Borges, HugoRomano, Marcos ParanáFicha Técnica
[131]Araguaia1 – 3GrêmioCopa do BrasilGledsonFábio Rochemback, Borges (2)Ficha Técnica
[132]Grêmio2 – 2CruzeiroCopa LibertadoresRéver, SouzaWellington Paulista (2)Ficha Técnica
[133]Grêmio0 – 0CaracasCopa LibertadoresFicha Técnica
[134]Grêmio2 – 0Universidad San MartínCopa LibertadoresJonas, HerreraFicha Técnica
[135]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato GaúchoÍndio, AndrezinhoTchecoFicha Técnica
[136]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato GaúchoÍndio, MagrãoAlex MineiroFicha Técnica
[137]Grêmio1 – 0VeranópolisCampeonato GaúchoReinaldoFicha Técnica
[138]Grêmio2 – 0JuventudeCampeonato GaúchoAlex Mineiro (2)Ficha Técnica
[139]Grêmio2 – 2InternacionalCopa Sul-AmericanaPerea, SoaresÍndio, NilmarFicha Técnica
[140]Grêmio2 – 1Atlético GoianienseCopa do BrasilWillian Magrão, RogerMárcioFicha Técnica
[141]Grêmio2 – 3JuventudeCampeonato GaúchoPaulo Sérgio, JonasMendes (2), ThiagoFicha Técnica
[142]Grêmio6 – 0Grêmio JaciaraCopa do BrasilPerea (4), Soares, JeanFicha Técnica
[143]Grêmio0 – 2Boca JuniorsCopa LibertadoresRiquelme (2)Ficha Técnica
[144]Santos3 – 1GrêmioCopa LibertadoresZé Roberto, Renatinho (2)Diego SouzaFicha Técnica
[145]Grêmio2 – 0DefensorCopa LibertadoresTeco, TchecoFicha Técnica
[146]Grêmio2 – 0São PauloCopa LibertadoresDiego Souza, TchecoFicha Técnica
[147]Grêmio4 – 1JuventudeCampeonato GaúchoLúcio, Diego Souza, Tcheco (2)GabrielFicha Técnica
[148]Grêmio4 – 0CaxiasCampeonato GaúchoPatrício, Diego Souza, Tcheco, TutaFicha Técnica
[149]Internacional1 – 1GrêmioCampeonato GaúchoFernandãoPedro JúniorFicha Técnica
[150]Grêmio1 – 015 de NovembroCopa do BrasilHerreraFicha Técnica
[151]Grêmio4 – 0PiauíCopa do BrasilHerrera, Marcelo Costa, Pedro Júnior (2)Ficha Técnica
[152]Grêmio0 – 1FluminenseCopa do BrasilTutaFicha Técnica
[153]Grêmio3 – 1Vila Nova-GOCopa do BrasilMárcio Oliveira, Fábio Bala, SamuelCláudio LuizFicha Técnica
[154]Grêmio1 – 0BahiaCopa do BrasilSamuelFicha Técnica
[155]Grêmio2 – 1InternacionalCopa Sul-AmericanaRoberto Santos, Cláudio PitbullChiquinhoFicha Técnica
[156]Canoas3 – 1GrêmioCampeonato GaúchoMarcelo, Cléber, FabrícioLuciano RatinhoFicha Técnica
[157]Flamengo0 – 0GrêmioCopa do BrasilFicha Técnica
[158]Grêmio4 – 1FluminenseCopa do BrasilTiago Prado, Marcelinho, Christian, Cláudio PitbullRodolfoFicha Técnica
[159]Grêmio1 – 2InternacionalCampeonato GaúchoLuciano RatinhoNilmar, EdinhoFicha Técnica
[160]Grêmio2 – 1GlóriaCampeonato GaúchoTiago Prado, Luciano RatinhoJoão PedroFicha Técnica
[161]Londrina0 – 2GrêmioCopa do BrasilClaudiomiro, ChristianFicha Técnica
[162]Grêmio2 – 1ChapadãoCopa do BrasilMarcelinho (2)Zé MariaFicha Técnica
[163]Independiente Medellín2 – 1GrêmioCopa LibertadoresVásquez, SernaÂnderson LimaFicha Técnica
[164]Grêmio3 – 0OlimpiaCopa LibertadoresRodrigo Fabri, Christian (2)Ficha Técnica
[165]Grêmio1 – 0SantosCampeonato BrasileiroRodrigo FabriFicha Técnica
[166]Juventude0 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroCésar SantinFicha Técnica
[167]Grêmio1 – 0OlimpiaCopa LibertadoresZinhoFicha Técnica
[168]Nacional-URU1 – 1GrêmioCopa LibertadoresMoralesClaudiomiroFicha Técnica
[169]Grêmio4 – 0River PlateCopa LibertadoresZinho, Luizão, Rodrigo Mendes, Luís MárioFicha Técnica
[170]Athletico Paranaense1 – 1GrêmioCopa Sul-MinasAlex MineiroRodrigo MendesFicha Técnica
[171]Atlético Mineiro3 – 0GrêmioCampeonato BrasileiroGuilherme (2), MarquesFicha Técnica
[172]Grêmio0 – 0FlamengoCopa MercosulFicha Técnica
[173]Talleres0 – 2GrêmioCopa MercosulRubens Cardoso, ÉmersonFicha Técnica
[174]Corinthians1 – 3GrêmioCopa do BrasilEwerthonMarinho, Zinho, Marcelinho ParaíbaFicha Técnica
[175]Coritiba0 – 1GrêmioCopa do BrasilZinhoFicha Técnica
[176]Grêmio3 – 1JuventudeCampeonato GaúchoAnderson Polga, Eduardo Costa, Marcelinho ParaíbaDauriFicha Técnica
[177]São Paulo3 – 4GrêmioCopa do BrasilAlexandre, França (2)Zinho, Marcelinho Paraíba (3)Ficha Técnica
[178]Fluminense0 – 0GrêmioCopa do BrasilFicha Técnica
[179]Grêmio3 – 1Santa CruzCopa do BrasilEduardo Costa, Rodrigo Mendes (2)NilsonFicha Técnica
[180]Grêmio4 – 1Villa Nova-MGCopa do BrasilLuís Mário (2), Rubens Cardoso, ZinhoPaulo CésarFicha Técnica
[181]Coritiba1 – 0GrêmioCopa Sul-MinasFabinhoFicha Técnica
[182]Grêmio1 – 3São CaetanoCampeonato BrasileiroZinhoCésar (2), AdhemarFicha Técnica
[183]Sport1 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroAdrianoRonaldinhoFicha Técnica
[184]Ponte Preta2 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroHernani, MacedoZinhoFicha Técnica
[185]Grêmio0 – 0CaxiasCampeonato GaúchoFicha Técnica
[186]Grêmio1 – 4PortuguesaCopa do BrasilRonaldinhoEmerson, Evandro, Leandro Amaral (2)Ficha Técnica
[187]União Rondonópolis0 – 4GrêmioCopa do BrasilNenê, Zinho, Ronaldinho (2)Ficha Técnica
[188]Internacional1 – 1GrêmioSeletiva para LibertadoresAlmirGuilherme WeisheimerFicha Técnica
[189]Santos0 – 1GrêmioSeletiva para LibertadoresItaquiFicha Técnica
[190]Grêmio1 – 0InternacionalCampeonato GaúchoRonaldinhoFicha Técnica
[191]Grêmio2 – 1VeranópolisCampeonato GaúchoScheidt, Rodrigo GralFábio AmaralFicha Técnica
[192]Grêmio4 – 0AvenidaCampeonato GaúchoGavião, Cleison, Ronaldinho (2)Ficha Técnica
[193]Flamengo2 – 2GrêmioCopa do BrasilFabão, RomárioScheidt, Zé AlcinoFicha Técnica
[194]Paraná0 – 1GrêmioCopa SulRonaldo AlvesFicha Técnica
[195]Grêmio4 – 2Vila Nova-GOCopa do BrasilArílson, Itaqui (2), MacedoLuciano, VeronaFicha Técnica
[196]Grêmio3 – 3ABCCopa do BrasilPalhinha, Macedo, AgnaldoRóbson (3)Ficha Técnica
[197]Corinthians1 – 0GrêmioCampeonato BrasileiroEdílsonFicha Técnica
[198]Vasco1 – 0GrêmioCopa LibertadoresPedrinhoFicha Técnica
[199]Grêmio1 – 2Brasil de PelotasCampeonato GaúchoMarco AntônioTaílson, Cléber GaúchoFicha Técnica
[200]Grêmio4 – 0Nacional-URUCopa LibertadoresGuilherme, Roger, Goiano, TingaFicha Técnica
[201]Grêmio0 – 2São PauloCopa do BrasilAlexandre, DodôFicha Técnica
[202]Grêmio2 – 0LinharesCopa do BrasilGuilherme, BetoFicha Técnica
[203]Shanghai Shenhua1 – 2GrêmioCopa Ano NovoCláudio MouraGuilherme (2)Ficha Técnica
[204]Shanghai Shenhua0 – 2GrêmioTaça Hang ChingGoiano, MaurílioFicha Técnica
[205]Sevilla2 – 4GrêmioTroféu ColombinoDomínguez (2)Guilherme (2), André Santos, Rodrigo GralFicha Técnica
[206]Real Zaragoza0 – 2GrêmioTroféu ColombinoSérgio Manoel, Zé AlcinoFicha Técnica
[207]Internacional1 – 0GrêmioCampeonato GaúchoFabianoFicha Técnica
[208]Grêmio2 – 2Brasil de PelotasCampeonato GaúchoMaurício Pantera (2)Leandro Guerreiro, CiroFicha Técnica
[209]Grêmio2 – 1CruzeiroCopa LibertadoresMauro Galvão, Zé AlcinoFabinhoFicha Técnica
[210]Flamengo2 – 2GrêmioCopa do BrasilRomário, LúcioJoão Antônio, Carlos MiguelFicha Técnica
[211]Grêmio1 – 1CorinthiansCopa do BrasilPaulo NunesDonizeteFicha Técnica
[212]Grêmio2 – 1Guaraní-PARCopa LibertadoresPaulo Nunes, Rodrigo GralOvelarFicha Técnica
[213]Vitória3 – 3GrêmioCopa do BrasilChiquinho, Gil Baiano, AgnaldoNilson (contra), Paulo Nunes, Rodrigo GralFicha Técnica
[214]Portuguesa1 – 1GrêmioCopa do BrasilRodrigo FabriPaulo NunesFicha Técnica
[215]Grêmio3 – 1FortalezaCopa do BrasilDinho, Paulo Nunes (2)Sandro GaúchoFicha Técnica
[216]Grêmio2 – 0PortuguesaCampeonato BrasileiroPaulo Nunes, AiltonFicha Técnica
[217]Grêmio2 – 2GoiásCampeonato BrasileiroAdílson (2)Lúcio, EvandroFicha Técnica
[218]Palmeiras1 – 0GrêmioCampeonato BrasileiroElivéltonFicha Técnica
[219]Vélez Sarsfield1 – 0GrêmioSupercopa Sul-AmericanaBassedasFicha Técnica
[220]São Paulo2 – 1GrêmioCopa Ouro ConmebolMüller, AdrianoEmersonFicha Técnica
[221]Valencia0 – 3GrêmioTroféu Agrupación de Peñas ValencianistasDinho, Ailton, Paulo NunesFicha Técnica
[222]Grêmio4 – 0JuventudeCampeonato GaúchoAilton, Jardel (3)Ficha Técnica
[223]América de Cáli3 – 1GrêmioCopa LibertadoresBermúdez (2), EscobarJardelFicha Técnica
[224]Grêmio2 – 1PalmeirasCopa do BrasilJardel, Zé AlcinoLuizãoFicha Técnica
[225]Grêmio0 – 1CorinthiansCopa LibertadoresEdmundoFicha Técnica
[226]Grêmio2 – 0CriciúmaCopa do BrasilDinho, AiltonFicha Técnica
[227]Grêmio2 – 0BotafogoCopa LibertadoresLuciano, Carlos MiguelFicha Técnica
[228]Grêmio3 – 0Athletico ParanaenseCopa do BrasilAdílson (3)Ficha Técnica
[229]Grêmio4 – 1IndependienteRecopa Sul-AmericanaAdílson, Carlos Miguel, Paulo Nunes, JardelBurruchagaFicha Técnica
[230]Grêmio3 – 1Operário de Campo GrandeCopa do BrasilPaulo Nunes, Sílvio Mariola (2)Nílson AragãoFicha Técnica
[231]Grêmio2 – 2SportCopa Internacional RennerCarlos Miguel, Sílvio MariolaAdriano, JeanFicha Técnica
[232]Grêmio3 – 2Nacional-URUCopa Internacional RennerPaulo Nunes, Carlos Miguel, AdílsonGómez, MoránFicha Técnica
[233]Santos2 – 2GrêmioTorneio de VerãoJean, MacedoSílvio Mariola (2)Ficha Técnica
[234]Ajax0 – 0GrêmioMundial de ClubesFicha Técnica
[235]River Plate3 – 2GrêmioSupercopa Sul-AmericanaAyala, Francescoli (2)Ayala (contra), ArílsonFicha Técnica
[236]Racing3 – 3GrêmioSupercopa Sul-AmericanaDelgado, Claudio López, CarrarioViqueira (contra), Jardel (2)Ficha Técnica
[237]Atlético Nacional1 – 1GrêmioCopa LibertadoresAristizábalDinhoFicha Técnica
[238]Grêmio2 – 0EmelecCopa LibertadoresPaulo Nunes, JardelFicha Técnica
[239]Grêmio2 – 1InternacionalCampeonato GaúchoCarlos Miguel, NildoZé AlcinoFicha Técnica
[240]Palmeiras5 – 1GrêmioCopa LibertadoresAmaral, Mancuso, Cafú (2), Paulo IsidoroJardelFicha Técnica
[241]Grêmio4 – 0JuventudeCampeonato GaúchoMarco Antônio, Arílson, Vagner Mancini, AlexandreFicha Técnica
[242]Grêmio0 – 1CorinthiansCopa do BrasilMarcelinho CariocaFicha Técnica
[243]Grêmio1 – 0FlamengoCopa do BrasilJardelFicha Técnica
[244]Grêmio2 – 0São PauloCopa do BrasilArílson, JardelFicha Técnica
[245]Grêmio2 – 0OlimpiaCopa LibertadoresAdílson, JardelFicha Técnica
[246]Palmeiras2 – 2GrêmioCopa do BrasilRivaldo, LozanoGoiano, Paulo NunesFicha Técnica
[247]Grêmio2 – 1Desportiva FerroviáriaCopa do BrasilPaulo Nunes, MagnoRicardoFicha Técnica
[248]Tokyo Verdy1 – 2GrêmioSanwa Bank CupBismarckPaulo Nunes, JardelFicha Técnica
[249]São Paulo0 – 0GrêmioCopa ConmebolFicha Técnica
[250]Independiente2 – 0GrêmioSupercopa Sul-AmericanaGustavo López, UsuriagaFicha Técnica
[251]Racing1 – 2GrêmioSupercopa Sul-AmericanaDe VicenteFabinho, CarlinhosFicha Técnica
[252]Grêmio1 – 0CearáCopa do BrasilNildoFicha Técnica
[253]Grêmio2 – 1VascoCopa do BrasilNildo (2)PimentelFicha Técnica
[254]Vitória0 – 1GrêmioCopa do BrasilNildoFicha Técnica
[255]Corinthians2 – 2GrêmioCopa do BrasilHenrique, Marcelinho CariocaFabinho, NildoFicha Técnica
[256]Grêmio2 – 2PeñarolTorneio 25 Anos do Beira-RioGilson, JacquesOtero (2)Ficha Técnica
[257]Grêmio0 – 0Seleção NigerianaTorneio 25 Anos do Beira-RioFicha Técnica
[258]Grêmio2 – 1CriciúmaCopa do BrasilCarlinhos (2)GiovaniFicha Técnica
[259]Grêmio2 – 2AjaxTU 60 CupCarlos Miguel, CarlinhosFrank de Boer, Jari LitmanenFicha Técnica
[260]Copenhague1 – 0GrêmioTU 60 CupMøllerFicha Técnica
[261]Grêmio0 – 1São PauloSupercopa Sul-AmericanaToninho CerezoFicha Técnica
[262]Grêmio2 – 0PeñarolSupercopa Sul-AmericanaCharles, GilsonFicha Técnica
[263]Cruzeiro2 – 1GrêmioCopa do BrasilRoberto Gaúcho, CleisonPingoFicha Técnica
[264]Grêmio1 – 0FlamengoCopa do BrasilGilsonFicha Técnica
[265]Grêmio1 – 1PalmeirasCopa do BrasilCharlesTonhãoFicha Técnica
[266]Grêmio2 – 1União BandeiranteCopa do BrasilGilson, CharlesChicletãoFicha Técnica
[267]Grêmio5 – 2SorrisoCopa do BrasilGilson (4), Carlos MiguelLuciano (contra), CosmeFicha Técnica
[268]Internacional0 – 0GrêmioCampeonato GaúchoFicha Técnica
[269]Internacional1 – 1GrêmioCopa do BrasilGérsonCarlinhosFicha Técnica
[270]Paraná1 – 2GrêmioCopa do BrasilLuis AméricoCaio, CarlinhosFicha Técnica
[271]Flamengo1 – 0GrêmioSupercopa Sul-AmericanaRogérioFicha Técnica
[272]El Nacional4 – 0GrêmioCopa ConmebolGuerrero, Castañeda, Hurtado, ChaláFicha Técnica
[273]Grêmio1 – 1BragantinoCopa ConmebolJandirAlbertoFicha Técnica
[274]Querétaro1 – 3GrêmioCopa Ciudad de QuerétaroBernardo CastañedaAlcindo Sartori, Marcos Severo, MabíliaFicha Técnica
[275]Cruz Azul0 – 0GrêmioCopa Ciudad de QuerétaroFicha Técnica
[276]Grêmio4 – 1Ji-ParanáCopa do BrasilAlcindo Sartori, Alaércio, Caio, Marcos SeveroAdemirFicha Técnica
[277]Internacional0 – 0GrêmioCampeonato GaúchoFicha Técnica
[278]Grêmio1 – 1River PlateSupercopa Sul-AmericanaRenato PortaluppiMedina BelloFicha Técnica
[279]Criciúma0 – 0GrêmioCopa do BrasilFicha Técnica
[280]Grêmio1 – 0CoritibaCopa do BrasilCaioFicha Técnica
[281]Grêmio2 – 1CorinthiansCopa do BrasilChiquinho, CaioEdsonFicha Técnica
[282]Grêmio2 – 0Fluminense de FeiraCopa do BrasilMaurício, Paulo EgídioFicha Técnica
[283]Grêmio2 – 0Auto EsporteCopa do BrasilChiquinho, AssisFicha Técnica
[284]Grêmio1 – 0São PauloCampeonato BrasileiroMaurícioFicha Técnica
[285]Grêmio2 – 0PalmeirasCampeonato BrasileiroVilson, NílsonFicha Técnica
[286]Estudiantes2 – 0GrêmioSupercopa Sul-AmericanaRoberto Trotta, Daniel PeinadoFicha Técnica
[287]São Paulo0 – 0GrêmioCopa do BrasilFicha Técnica
[288]Grêmio3 – 1JoinvilleCopa do BrasilCuca, Paulo Egídio (2)JoelFicha Técnica
[289]Vasco0 – 0GrêmioCopa Libertadores, Supercopa do BrasilFicha Técnica
[290]Boca Juniors2 – 0GrêmioSupercopa Sul-AmericanaCuciuffo, MarangoniFicha Técnica
[291]Estudiantes0 – 3GrêmioSupercopa Sul-AmericanaCuca (2), Paulo EgídioFicha Técnica
[292]Grêmio2 – 1River PlateSupercopa Sul-AmericanaKita, Adílson HelenoCenturiónFicha Técnica
[293]Grêmio2 – 1SportCopa do BrasilCuca, AssisMazarópi (contra)Ficha Técnica
[294]Grêmio6 – 1FlamengoCopa do BrasilCuca (2), Assis, Paulo Egídio (2), AlmirRenato CariocaFicha Técnica
[295]Grêmio1 – 0BahiaCopa do BrasilEdinhoFicha Técnica
[296]Grêmio1 – 0MixtoCopa do BrasilW.O.Ficha Técnica
[297]Grêmio6 – 0IbiraçuCopa do BrasilAlfinete, Cuca, Kita, Paulo Egídio (2), Adílson HelenoFicha Técnica
[298]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroNílson (2)Marcus ViníciusFicha Técnica
[299]Flamengo0 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroCucaFicha Técnica
[300]Inter de Santa Maria0 – 0GrêmioSupercampeonato Gaúcho, Torneio RBS 25 AnosFicha Técnica
[301]River Plate3 – 1GrêmioSupercopa Sul-AmericanaAlfinete (contra), Alzamendi (2)LimaFicha Técnica
[302]Grêmio3 – 1InternacionalCampeonato GaúchoValdo, Lima (2)Luis FernandoFicha Técnica
[303]Grêmio1 – 0Inter de Santa MariaCampeonato GaúchoJoão AntônioFicha Técnica
[304]Caxias1 – 2GrêmioCampeonato GaúchoCaçapavaAlfinete, LimaFicha Técnica
[305]Grêmio2 – 0PelotasCampeonato GaúchoValdo, Jorge VerasFicha Técnica
[306]Grêmio2 – 0Boca JuniorsSupercopa Sul-AmericanaCuca, LimaFicha Técnica
[307]Club Brugge1 – 2GrêmioBrugse Metten TrophyKenneth BrylleCristóvão, LimaFicha Técnica
[308]Steaua București0 – 0GrêmioBrugse Metten TrophyFicha Técnica
[309]Neuchâtel Xamax1 – 2GrêmioTorneio de BernaLei-RavelloCristóvão (2)Ficha Técnica
[310]Benfica1 – 2GrêmioTorneio de BernaCarlos ManuelLima (2)Ficha Técnica
[311]Grêmio0 – 0InternacionalCampeonato GaúchoFicha Técnica
[312]Corinthians1 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroBiro-BiroLuis Carlos MartinsFicha Técnica
[313]Standard de Liège2 – 0GrêmioTorneio de CasablancaVandersmissen, CzerniatynskiFicha Técnica
[314]Ajax0 – 2GrêmioTorneio de CasablancaRaul, OsvaldoFicha Técnica
[315]Borussia Mönchengladbach1 – 2GrêmioPhilips CupLienenRenato Portaluppi, João AntônioFicha Técnica
[316]Anderlecht1 – 3GrêmioPhilips CupLozanoRenato Portaluppi, Raul, OrtizFicha Técnica
[317]PSV Eindhoven1 – 1GrêmioTorneio de BernaVanenburgOsvaldoFicha Técnica
[318]Young Boys2 – 1GrêmioTorneio de BernaJeitziner, SiwekCaio JúniorFicha Técnica
[319]Atlético de Madrid2 – 0GrêmioTroféu Villa de MadridMarina, Da SilvaFicha Técnica
[320]Cádiz1 – 1GrêmioTroféu Ramón de CarranzaPintinhoValdoFicha Técnica
[321]Sevilla0 – 3GrêmioTroféu Ramón de CarranzaOsvaldo (2), BiraFicha Técnica
[322]Universidad Católica2 – 2GrêmioTroféu Ciudad de ValladolidNeira, DíazChina, OsvaldoFicha Técnica
[323]Újpest4 – 2GrêmioTroféu Ciudad de ValladolidSándor Róstas (2), Lajos Schróth, Gábor DékányLuís Eduardo, ValdoFicha Técnica
[324]Barcelona0 – 1GrêmioTroféu Palma de MallorcaBiraFicha Técnica
[325]Sporting Gijón2 – 2GrêmioTroféu Palma de MallorcaMino, JaimeCaio Júnior (2)Ficha Técnica
[326]Bayern de Munique1 – 2GrêmioTorneio de RoterdãMichael RummeniggeOsvaldo, Klaus Augenthaler (contra)Ficha Técnica
[327]Feyenoord1 – 2GrêmioTorneio de RoterdãMario BeenRenato Portaluppi, RaulFicha Técnica
[328]Pelotas4 – 0GrêmioCopa Bento GonçalvesMiguel Amaral, Jorge Luiz (2), TijucaFicha Técnica
[329]São Paulo-RS2 – 0GrêmioCopa Bento GonçalvesErnâni, OdirFicha Técnica
[330]Grêmio1 – 0EsportivoCopa Bento GonçalvesRachedFicha Técnica
[331]Independiente0 – 0GrêmioCopa LibertadoresFicha Técnica
[332]Grêmio0 – 0FlamengoCopa LibertadoresFicha Técnica
[333]Vasco3 – 0GrêmioCampeonato BrasileiroRoberto Dinamite (2), MarquinhoFicha Técnica
[334]Grêmio3 – 1NáuticoCampeonato BrasileiroEdson Gaúcho (contra), Osvaldo, TarcisoMirandinhaFicha Técnica
[335]América-MEX2 – 2GrêmioCopa Los AngelesBravo, TrejoRenato Portaluppi, CasemiroFicha Técnica
[336]Grêmio2 – 1HamburgoMundial de ClubesRenato Portaluppi (2)SchröderFicha Técnica
[337]Brasil de Pelotas4 – 0GrêmioCampeonato GaúchoHélio, Lívio (2), ZezinhoFicha Técnica
[338]São Paulo-RS0 – 0GrêmioCampeonato GaúchoFicha Técnica
[339]São Paulo-RS1 – 0GrêmioCampeonato GaúchoItamarFicha Técnica
[340]Seleção Salvadorenha1 – 2GrêmioTroféu CELMandingo RivasTonho, OsvaldoFicha Técnica
[341]Seleção Costarriquenha0 – 2GrêmioTroféu Embaixada do BrasilLambari, CaioFicha Técnica
[342]Grêmio2 – 1PeñarolCopa LibertadoresCaio, CésarMorenaFicha Técnica
[343]Grêmio0 – 1FlamengoCampeonato BrasileiroNunesFicha Técnica
[344]Grêmio3 – 1CorinthiansCampeonato BrasileiroPaulo Isidoro, Tarciso, BaltazarSócratesFicha Técnica
[345]Fluminense1 – 2GrêmioCampeonato BrasileiroMárioPaulo Isidoro, TonhoFicha Técnica
[346]Grêmio1 – 0VascoCampeonato BrasileiroPaulo IsidoroFicha Técnica
[347]Atlético Nacional2 – 3GrêmioCopa Osvaldo Juan ZubeldíaBarrabás Gómez (2)Tarciso, Baltazar, PaulinhoFicha Técnica
[348]América de Cáli3 – 1GrêmioCopa Osvaldo Juan ZubeldíaLugo, Battaglia (2)BaltazarFicha Técnica
[349]Tatabánya1 – 2GrêmioTroféu Ciudad de ValladolidVonagiHéber (2)Ficha Técnica
[350]Racing Santander0 – 3GrêmioTroféu Ciudad de ValladolidNewmar, Flávio, HéberFicha Técnica
[351]Seleção Hondurenha0 – 2GrêmioTroféu Ciudad de BarcelonaFlávio, TarcisoFicha Técnica
[352]Puebla1 – 1GrêmioTroféu Ciudad de BarcelonaMuricyPaulo IsidoroFicha Técnica
[353]Seleção Salvadorenha2 – 3GrêmioCopa El Salvador del MundoRivas, RugamasVilson Tadei, Newmar, BaltazarFicha Técnica
[354]Grêmio5 – 0Vitória de SetúbalCopa El Salvador del MundoPaulo Isidoro (2), Baltazar, Odair, PleinFicha Técnica
[355]Grêmio1 – 1FlamengoCopa Punta del EsteDe LeónNunesFicha Técnica
[356]São Paulo0 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroBaltazarFicha Técnica
[357]Grêmio0 – 1Ponte PretaCampeonato BrasileiroOsvaldoFicha Técnica
[358]Operário de Campo Grande0 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroBaltazarFicha Técnica
[359]Grêmio2 – 0VitóriaCampeonato BrasileiroPaulo Isidoro, TarcisoFicha Técnica
[360]Seleção de Maldonado0 – 4GrêmioCopa Punta del Este, Troféu Torre del VigiaVilson Tadei, Tarciso, Baltazar, HéberFicha Técnica
[361]Rosario Central4 – 1GrêmioTorneio Semana de MayoGaitán, Trama, Díaz (2)Paulo Cézar CajuFicha Técnica
[362]Newell's Old Boys1 – 3GrêmioTorneio Semana de MayoYazaldeAndré Catimba (3)Ficha Técnica
[363]Rosario Central1 – 2GrêmioTorneio Ciudad de RosarioGarcíaJurandir, Éder AleixoFicha Técnica
[364]Independiente0 – 4GrêmioTorneio Ciudad de RosarioYura, Paulo Cézar Caju, André Catimba (2)Ficha Técnica
[365]Grêmio1 – 2InternacionalCampeonato GaúchoTarcisoValdomiro (2)Ficha Técnica
[366]Internacional2 – 1GrêmioCampeonato GaúchoJair, ValdomiroÉder AleixoFicha Técnica
[367]Grêmio5 – 0CaxiasCampeonato GaúchoJorge Leandro (2), Francisco (2), Éder AleixoFicha Técnica
[368]Internacional1 – 0GrêmioCampeonato GaúchoTonhoFicha Técnica
[369]Grêmio1 – 1VascoCampeonato BrasileiroTarcisoRoberto DinamiteFicha Técnica
[370]Grêmio1 – 0InternacionalCampeonato GaúchoAndré CatimbaFicha Técnica
[371]Internacional0 – 0GrêmioCampeonato GaúchoFicha Técnica
[372]Internacional2 – 0GrêmioCampeonato GaúchoDario, LulaFicha Técnica
[373]Grêmio2 – 0InternacionalCampeonato GaúchoAncheta, Alexandre BuenoFicha Técnica
[374]Internacional1 – 0GrêmioCampeonato GaúchoFlávioFicha Técnica
[375]Palmeiras2 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroCésar (2)AlcindoFicha Técnica
[376]Cruzeiro2 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroTostão, Marco AntônioVolmirFicha Técnica
[377]Grêmio3 – 0FerroviárioCampeonato BrasileiroSérgio Lopes, Alcindo (2)Ficha Técnica
[378]Palmeiras2 – 0GrêmioCampeonato BrasileiroDudu, ServílioFicha Técnica
[379]Siderúrgica2 – 2GrêmioCampeonato BrasileiroNoventa, TiãoAlcindo, VieiraFicha Técnica
[380]Grêmio4 – 1OlímpicoCampeonato BrasileiroCléo, Sérgio Lopes, Alcindo (2)AugustoFicha Técnica
[381]Grêmio2 – 0GE MaringáCampeonato BrasileiroAlcindo, JoãozinhoFicha Técnica
[382]Metropol2 – 0GrêmioCampeonato BrasileiroIdésio, MadureiraFicha Técnica
[383]Santos4 – 3GrêmioCampeonato BrasileiroPelé (3), PepePaulo Lumumba (2), MarinoFicha Técnica
[384]Grêmio2 – 1Atlético MineiroCampeonato BrasileiroReginaldo (contra), MarinoNílsonFicha Técnica
[385]Metropol0 – 2GrêmioCampeonato BrasileiroMarino, VieiraFicha Técnica
[386]Grêmio4 – 2InternacionalCampeonato GaúchoJoãozinho, Ivo Diogo (2), VieiraSoligo, Flávio MinuanoFicha Técnica
[387]Combinado da Macedônia0 – 1GrêmioTroféu Internacional de SalônicaSérgio Rio BrancoFicha Técnica
[388]Palmeiras1 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroZeolaGessyFicha Técnica
[389]Grêmio3 – 1MetropolCampeonato BrasileiroPaulo Lumumba, Vieira, GitinhaNilzoFicha Técnica
[390]Panathinaikos1 – 4GrêmioTroféu Internacional de AtenasDomazusGitinha, Gessy (2), CardosoFicha Técnica
[391]Angers3 – 3GrêmioTorneio de PáscoaWognin, Bruey (2)Gessy, Vieira, CardosoFicha Técnica
[392]Stuttgart3 – 2GrêmioTorneio de PáscoaRolf Blessing (2), Gerhard StrohmaierRenato Silva, Walter (contra)Ficha Técnica
[393]Fluminense1 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroJair FranciscoÉltonFicha Técnica
[394]Grêmio1 – 1CoritibaCampeonato BrasileiroGessyOdaFicha Técnica
[395]Grêmio0 – 0SantosCampeonato BrasileiroFicha Técnica
[396]Grêmio1 – 0Atlético MineiroCampeonato BrasileiroGessyFicha Técnica
[397]Athletico Paranaense0 – 1GrêmioCampeonato BrasileiroGessyFicha Técnica
[398]Grêmio3 – 0Guarany de BagéCampeonato GaúchoDanga (contra), Giovani (2)Ficha Técnica
[399]Bagé0 – 2GrêmioCampeonato GaúchoToquinho, HercílioFicha Técnica
[400]Grêmio3 – 1PelotasCampeonato GaúchoGessy (2), Milton KuelleNey SilvaFicha Técnica
… mais resultados


Referências

  1. Regulamento da Liga dos Campeões da UEFA. Visitado em 27/02/2009.
  2. 2,0 2,1 esporte.uol.com.br/ Regra do gol fora de casa ficou ultrapassada, diz Blatter
  3. Página de memória do Rochester Royals. Visitado em 8 de março de 2011.
  4. Página da ESPN, "os mais longos jogos da NHL". Visitado em 8 de março de 2011.
  5. Memorial do Sport: Histórico 1955-2005.. Visitado em 08/03/2011.

Bibliografia

  • DAIUTO, Moacir: "Organização de Competições Desportivas", editora Hemus, São Paulo, 1972.
  • RAMOS, Jayr Jordão: "Organização de Campeonatos e Torneios", editora CND/MEC, Brasília, 1973.
  • CAPINASSU, José Maurício: "Competições esportivas: organizações e esquemas", Editora Ibrasa, São Paulo, 1986.
  • BYL, John: "Organizing Successful Tournaments", Human Kinetics Inc, Champaign/IL, 1990.