Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 14 030 artigos e 17 208 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

Comemoração do tricampeonato em 2017.jpg

Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o Independiente, o Boca Juniors e o Peñarol, sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.

No ano de 2016 foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da Liga dos Campeões, onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás. (leia mais...)

Geraldo Pereira de Matos Filho.jpg

Geraldo Pereira de Matos Filho, mais conhecido como Mazarópi, (Além Paraíba-MG, 27 de janeiro de 1953) é um ex-futebolista, ex-treinador de futebol e atual comentarista esportivo brasileiro. Mazarópi é um dos goleiros mais vitoriosos que já vestiram a camisa do Grêmio, marcando para sempre seu nome na história do Clube ao conquistar a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983, além de diversos estaduais e a Copa do Brasil de 1989.

A contratação de Mazarópi pelo Grêmio junto ao Vasco ocorreu em meio a um dos momentos mais marcantes da história do clube, a disputa da Copa Libertadores da América de 1983. O recém chegado arqueiro teve já em uma de suas primeiras partidas seu primeiro grande teste, a semifinal da Libertadores daquele ano eram definidas em triangulares, se classificando apenas o melhor clube do grupo. O Grêmio, que havia vencido o Estudiantes no jogo anterior, necessitava de uma vitória diante do temível (leia mais...)


Imagem em destaque - 2 de março.jpg
Vitória do Grêmio sobre a LDU por 4x0, pela Libertadores de 2016
Foto: Globo Esporte


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia