Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 21 071 artigos e 21 900 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Osmar Fortes Barcellos.png

Osmar Fortes Barcellos, mais conhecido como Tesourinha (Porto Alegre-RS, 3 de dezembro de 1921 — Porto Alegre-RS, 17 de junho de 1979), foi um futebolista brasileiro que atuava como ponta-direita. Tesourinha, que teve o apelido tirado de um bloco carnavalesco no qual participava chamado Os Tesouras.

Começou a carreira jogando em um clube amador de Porto Alegre, o Ferroviário, time da Ilhota, ex-vila da capital do Rio Grande do Sul, hoje batizada de Praça Garibaldi. Em 1939, foi convidado por um olheiro do Internacional a fazer testes no clube, sendo aprovado. Ainda em 1949, Tesourinha transferiu-se do Internacional para o Vasco por uma quantia considerada uma fortuna na época. Estreou no dia 4 de janeiro de 1950 (leia mais...)


Imagem Olímpico 1.jpg
Letreiro de Campeão do Mundo no Estádio Olímpico
Foto: Grêmio FBPA


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia