Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 25 569 artigos e 25 309 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

Comemoração do tricampeonato em 2017.jpg

Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o Independiente, o Boca Juniors e o Peñarol, sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.

No ano de 2016 foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da Liga dos Campeões, onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás. (leia mais...)

Mário Jardel Almeida Ribeiro.png

Mário Jardel Almeida Ribeiro, mais conhecido como Jardel ou ainda como Mário Jardel, (Fortaleza-CE, 18 de setembro de 1973), foi um futebolista brasileiro que atuava como atacante. Jardel começou sua carreira no Ferroviário do Ceará, onde chamou a atenção do Vasco, clube que o contratou. Ganhou vários títulos pela categoria de base do Vasco, bem como dois títulos cariocas como profissional em 1993 e 1994. Por tais feitos, despertou o interesse do Grêmio, que o contratou por empréstimo em 1995.

Em 1995, o Grêmio montou um dos melhores time da história do clube, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, teve em seu ataque uma dupla muito eficiente com Paulo Nunes e Jardel, com a qual conquistou a Copa Libertadores da América de 1995, sendo Jardel o artilheiro daquela edição. Ainda naquele ano, o Imortal seria (leia mais...)


Imagem em destaque - 4 de dezembro.png
Emílio Garrastazu Médici, 28º Presidente do Brasil e torcedor do Grêmio, cumprimentando os jogadores do Tricolor Gaúcho
Foto: Tardes de Pacaembu/Revista Grandes Clubes Brasileiros

Icon Jogos Completos.png Jogo em destaque neste dia…

Campeonato Brasileiro
Escudo Grêmio.png

1x0
Escudo Santos.png

Estádio Olímpico Monumental
04 de dezembro de 2002

Estrelanasc.png Nasceram neste dia…

1975 - Cassiano Mendes da Rocha - Meio-campo
1997 - Cristian Silveira de Campos - Meio-campo
2009 - Eduardo José Ferreira Monteiro - Goleiro
1977 - José Jadílson dos Santos Silva - Lateral-esquerdo
2004 - Laryssa dos Santos Freitas - Meio-campo

Cruzfalec.png Faleceram neste dia…

1992 - Jadir Garcia Rodrigues - Volante


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia