Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 36 238 artigos e 30 061 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

De Leon

Iniciado no ano de 1960, o Mundial de Clubes foi a principal competição internacional de futebol acima da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América. Foi disputada até o ano de 2005, quando a competição foi incorporada ao Mundial de Clubes da FIFA, que entrou em acordo com as confederações continentais da Conmebol e UEFA.

A fórmula de disputa do torneio sofreu diversas modificações, inicialmente disputado em jogos de ida e volta nos estádios dos respectivos clubes participantes, com possibilidade de um terceiro jogo de desempate, a competição passou a adotar jogo único em campo neutro a partir de 1980, como forma de evitar a ocorrência de casos de violência, principalmente ocorridas nos estádios sul-americanos. (leia mais...)

Everaldo Marques da Silva - 2.jpg

Everaldo Marques da Silva, mais conhecido como Everaldo (Porto Alegre-RS, 11 de setembro de 1944 – Cachoeira do Sul-RS, 27 de outubro de 1974), foi um futebolista brasileiro, que atuou como lateral-esquerdo, possuindo um estilo de jogo simples, mas eficiente, com uma grande capacidade de marcação. Foi o primeiro atleta atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo de Futebol, por este feito Everaldo ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio. Jogando pelo Imortal, conquistou o tricampeonato gaúcho nos anos de 1966, 1967 e 1968.

Everaldo ingressou no Grêmio em 1957, passando pelas categorias infanto-juvenil e juvenil. Em 1964 foi emprestado ao Juventude de Caxias do Sul, retornando ao Olímpico Monumental dois anos depois. Em 1967, foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira de Futebol. Conquistou a Copa (leia mais...)


Imagem em destaque - 11 de setembro.jpg
Everaldo, a Estrela Dourada na Bandeira do Grêmio
Arte: @nostalgiafutbo1 no Twitter


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia