Troféu Internacional Ciudad de Palma

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Troféu Internacional Ciudad de Palma
Troféu Internacional Ciudad de Palma
Cartaz Ciudad de Palma
Dados gerais
Organização Real Club Deportivo Mallorca
Edições Não disponível
Local de disputa Ilhas Baleares,Espanha ESP
Número de equipes 4
Sistema mata-mata
editar

O Troféu Internacional Ciudad de Palma, oficialmente Trofeo Internacional Ciudad de Palma, também conhecido como Trofeo de Palma ou Trofeo Palma de Mallorca, é uma competição de futebol amistosa disputada majoritariamente em períodos de pré-temporada européia, sendo considerado um dos mais tradicionais torneios de verão do mundo. Disputado desde 1969 até a presente data, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Barcelona, Real Madrid, Hamburgo, Atlético de Madrid, Cruzeiro, Internacional, Nacional, Botafogo, Boca Juniors, Flamengo, entre outros. Em 1985 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu da competição

O torneio é organizado pelo Real Club Deportivo Mallorca, sendo disputado geralmente no Estadio Lluís Sitjar, nas Ilhas Baleares, província da Espanha. Tem entre os maiores campeões o anfitrião Mallorca, seguido dos clubes Barcelona e Real Madrid. Dentre os grandes clubes brasileiros, Grêmio, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Internacional e Flamengo já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio, Flamengo, Vasco e Botafogo se sagraram campeões.

O torneio sofreu diversas mudanças em sua fórmula de disputa, sendo inicialmente disputado em sistema de mata-matas com quatro equipes divididas em duas semifinais. posteriormente foi decidido também em triangulares e em jogo único, como atualmente é realizado. Em algumas oportunidades o torneio não foi realizado, como aconteceu de 1999 até 2004 e em 2009.

No ano de 1985 o Grêmio foi convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Mundial Interclubes, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Tricolor passou a receber diversos convites para disputas de campeonatos, oportunidades de internacionalizar a marca e consolidar seu espaço entre os grandes do futebol mundial. Além do referido troféu, o Grêmio participaria ainda de outras competições em solo europeu, como o Torneio de Rotterdam e a Philips Cup.

Para o Troféu de Mallorca, o Grêmio enfrentaria outros três clubes postulantes ao título, o organizador,Real Club Deportivo Mallorca, além dos convidados Real Sporting de Gijón e Futbol Club Barcelona, todos da Espanha. A disputa do troféu foi organizada no sistema de mata-mata, sendo que as chaves do torneio foram divididas com o enfrentamento entre Real Mallorca e Barcelona em uma das chaves, e Grêmio e Sporting de Gijón na outra. Tanto a semifinal quanto a final disputada em jogo único.

Na primeira semifinal o Barcelona venceu a equipe do Real Mallorca pelo placar de 1x0, gol de Caldere. Na segunda semifinal, disputada no dia seguinte, o Grêmio empatou com o Sporting pelo placar de 2x2 em um jogo muito equilibrado, ambos os gols gremistas marcados por Caio Júnior. Com a igualdade no marcador, a partida foi para os pênaltis, onde novamente prevaleceu a igualdade nas cobranças normais, nas cobranças alternadas o goleiro Mazarópi efetuou grande defesa, com o Grêmio garantindo a classificação na cobrança de pênalti assinalado por Ademir.

Em 11 de agosto, o Grêmio enfrentaria o então campeão espanhol e finalista Liga dos Campeões da Europa da temporada, Barcelona. Com grande público no Estádio Lluís Sitjar, os clubes se enfrentaram em uma partida com superioridade técnica do Grêmio, que garantiu o resultado de 1x0 na primeira eta. Os espanhóis voltara fortes do intervalo, pressionando em busca do empate, mas o gol de Ubiraci Souza de Souza, o Bira, seria o único da partida, que terminou com a vitória do Imortal.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1969-1984 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1985
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
1 – 0 Escudo Barcelona.png
Barcelona
Escudo Real Mallorca.png
Real Mallorca
Escudo Sporting de Gijón.png
Sporting de Gijón
1986-atualmente Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

2 Gols
1 Gol

Ver também

Referências