Oswaldo Azzarini Rolla

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Foguinho
Oswaldo Azzarini Rolla.jpg
Informações pessoais
Nome completo Oswaldo Azzarini Rolla
Data de nasc. 13 de setembro de 1909
Local de nasc. Porto Alegre, RS, Brasil Brasil
Falecido em 27 de outubro de 1996 (87 anos)
Local da morte Porto Alegre, RS, Brasil Brasil
Altura 1,80 m
Apelido Foguinho
Informações profissionais
Posição Técnico (ex-atacante)
Números no Grêmio como Jogador
Jogos Gols Média
208 123 0.59
  • A estatística pode estar incompleta.
Números no Grêmio como Treinador
Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
372 260               57               55 75%
  • A estatística pode estar incompleta.
Clubes de juventude
19201928 Brasil São José
Clubes profissionais
Anos Clubes
1928-1929
1928
1929-1942
1942-1943
Brasil São José
Brasil Grêmio (emp.)
Brasil Grêmio
Brasil Hercílio Luz
Times/Equipes que treinou
Anos Clubes
1950
1953-1955
1955-1961
1960
1961-1962
1965-1966
1976
Brasil Esperança
Brasil Cruzeiro
Brasil Grêmio
Brasil Seleção Brasileira
Brasil Cruzeiro
Brasil Pelotas
Brasil Grêmio

Oswaldo Azzarini Rolla, mais conhecido como Foguinho, (Porto Alegre-RS, 13 de setembro de 1909 — Porto Alegre-RS, 27 de outubro de 1996), foi um jogador de futebol, árbitro, treinador e posteriormente cronista esportivo. Atuou por 14 anos como atleta do Grêmio e 6 anos como técnico do Tricolor. Curiosamente, nasceu apenas 2 dias antes do aniversário do Imortal, onde marcaria história alguns anos depois, sendo multi-campeão e marcando 98 gols com a camiseta tricolor.

Biografia

Filho do senhor Jaime Elígio e da senhora Edília, o jovem garoto morador da Zona Norte de Porto Alegre era conhecido como Foguinho, devido ao tom ruivo de seus cabelos. Uma curiosidade é que desde seus 12 anos de idade, disputava peladas com os detentos da Colônia Penal de São João, a qual era vizinha de sua escola. Todo domingo lá estava Foguinho, disputando acirrados jogos pelos irregulares gramados de areia da Zona Norte de Porto Alegre.

Com 16 anos de idade, e trabalhando como balconista na Loja Renner, Foguinho começou a jogar pelo São José. Em 1926, depois de uma gripe, Foguinho foi alertado por um médico que devido ao seu físico franzino, se não parasse de jogar futebol, poderia desenvolver tuberculose, que na época, não tinha cura ou tratamento.

O início no Grêmio

Foguinho atuou em um unico jogo amistoso pelo Grêmio no ano de 1928, após isso continuou a atuar pelo São José até meados de 1929.

Por um tempo, Foguinho acabou deixando de lado o futebol e passou a se dedicar ao remo e ao levantamento de peso, desenvolvendo assim um físico bastante acima da média para a época.

Com 20 anos de idade, Foguinho foi convidado pelo Grêmio para voltar ao futebol. Apaixonado pelo esporte, não pensou duas vezes e aceitou o convite.

Reestreou no dia em que o Grêmio completava 26 anos e ele mesmo, 20 anos e 2 dias. Em partida valida pelo Citadino de Porto Alegre, o Grêmio naquele 15 de setembro de 1929, vencia o Americano por 4 x 2. Naquele dia, Foguinho marcou seu primeiro gol com a camiseta do Grêmio e deu assistência para o gol de Coró.

Os refletores da Baixada

Dono de um caráter intocável, Foguinho era um trabalhador exemplar. Cumpria rigorosamente sua carga-horária na Loja Renner até as 18 horas. Então o que fazer?

Para que pudesse treinar e atuar com seus companheiros, a direção do Grêmio se viu obrigada a instalar novos refletores. Seria impensável perder o talento de Foguinho naquele momento.

Na noite 28 de julho de 1931, a baixada foi iluminada quando Ruth Antunes, filha do então presidente Álvaro Antunes, ligou os refletores pela primeira vez.

Naquela noite fria, 5 mil torcedores porto-alegrenses testemunharam um gol de Foguinho e o outro de seu melhor amigo de Grêmio, Luiz Carvalho. Na partida que marcou a inauguração dos refletores no Estádio, o Grêmio venceu o Internacional por 2 x 0.

Campeonato Farroupilha

100 anos da Revolução Farroupilha se completavam em 1935. No que para muitos foi o mais importante Grenal de todos os tempos, o Internacional chegava na partida decisiva com a vantagem do empate.

No que foi o último jogo de Lara pelo Grêmio, a tarde daquele 22 de setembro de 1935 era testemunha de uma partida muito disputada, mas com escassas oportunidades de gols.

Foi então que o visionário Foguinho entrou em ação. Faltando apenas 3 minutos para o final da partida, uma falta próxima da área do Internacional havia sido marcada. Foguinho aproximou-se de Mascarenhas, companheiro de Grêmio e deu a dica: “- Cobra essa falta na cabeça do Risada”.

A dica parecia absurda, mas mesmo contrariado, o companheiro seguiu o conselho. Bola cobrada e o zagueiro colorado Risada, como de costume, subiu mais alto que os gremistas e cabeceou a bola para entrada da área, tal qual o visionário Foguinho havia previsto. Com a mesma velocidade que chegou na canhota do craque gremista, ela voltou pra área colorada. Foguinho soltou uma bomba de primeira e estufou as redes do goleiro Filó. Estava finalmente aberto o placar do Grenal Farroupilha.

Desnorteado, o Internacional deu a saída, mas Foguinho predestinado e atento, roubou a bola , passou por toda a defesa vermelha e escorou para Lacy, livre de marcação vencer novamente o goleiro colorado e fechar o placar na Baixada: Grêmio 2 x 0 Internacional.

Início como treinador

Em 1942, Foguinho deixou o Grêmio. Ainda atuou mais um tempo como jogador, mas em seguida aposentou-se e foi cuidar dos negócios. Foguinho além de tudo, era um alfaiate de "mão cheia". Tinha seu próprio negócio e por algum tempo dedicou-se exclusivamente a isso.

Em 1950, agora o senhor Oswaldo Rolla iniciou sua carreira como treinador. Com uma rápida passagem pelo Esperança, de Novo Hamburgo. Mas foi apenas em 1953, no Cruzeiro que teve seu primeiro trabalho destacado em sua nova profissão.

Junto a seu novo clube, entrou pra história do futebol rio-grandense: O Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a fazer uma excursão para a Europa.

Treinado por Foguinho, o Cruzeiro fez uma campanha vitoriosa no velho continente. Destaque para o empate em 2 x 2 contra o fortíssimo Real Madrid de Di Stefano, em pleno Santiago Bernabeu.

O criador do estilo gaúcho

Em sua excursão pela Europa, Foguinho observou com grande atenção os esquemas táticos que existiam por lá. Em 11 de janeiro de 1955, foi convidado por seu velho companheiro de Grêmio, o então presidente Luiz Carvalho para assumir o posto de treinador do clube.

O Grêmio vinha de um longo período de pouco investimento no futebol e muito investimento no patrimônio, o que resultou em anos de poucas conquistas dentro de campo pro lado gremista, mas de um recém inaugurado Estádio Olímpico.

Foi o casamento perfeito. O novo técnico caiu como uma luva no Grêmio. Respaldado por Luiz Carvalho, Foguinho chegou ao Grêmio disposto a implementar um estilo inovador de futebol. O Grêmio investiria em um preparo físico jamais visto entre os times gaúchos e o esquema seria o 4-3-3, espelhado na Seleção da Hungria que havia encantando o mundo na Copa do Mundo de 1954.

Coube a Foguinho adaptar o que de melhor viu na Europa, para a realidade do que encontrava aqui.Como primeiro ato, Foguinho dispensou nada menos que 22 atletas do clube que julgava serem inaptos na nova era que estava por vir.

Foguinho iniciou seu plano, investindo no condicionamento físico, adaptado para o biotipo de cada atleta do elenco tricolor. Um dos mais famosos exercícios do técnico gremista, era exigir que os jogadores subissem e descessem as escadas do Olímpico, por vezes levando uns aos outros nas costas.

O Formidável Grêmio de Foguinho

Toda essa teoria era colocada em prática a cada partida. O Grêmio de Foguinho era simplesmente uma máquina. Ninguém conseguia parar o Grêmio. Enquanto os rivais corriam, o Grêmio voava em campo. Enquanto os adversários venciam, o Grêmio patrolava.

Comandado por Foguinho, o Grêmio destroçou qualquer resquício de uma época de jejum de campeonatos e conseguiu com sobras, recuperar a hegemonia do futebol gaúcho. Em 1955, o título escapou por detalhe, mas a partir de 1956 o Grêmio iniciou uma hegemonia dentro do estado como jamais a história havia visto.

12 campeonatos em 13 anos

Sérgio Moacir, Aírton, Nelci, Figueiró, Calvet, Ênio Rodrigues, Hercílio, Gessy Lima, Juarez, Milton e Vieira. Esse foi o time base que em 1956 recuperou a hegemonia do futebol gaúcho para o Grêmio.

O time que foi iniciado por Oswaldo Rolla nos anos que vieram, empilhou nada menos que 12 campeonatos gaúchos em 13 anos. O final da década de 50 e a década de 60, foi a era de um Grêmio que tornou-se quase imbatível.

Essa geração gremista conseguiu não só projeção local, mas projeção nacional, fazendo enfrentamentos parelhos contra os mais fortes times brasileiros na época. O trabalho iniciado por Foguinho elevou o Grêmio e consequentemente o futebol gaúcho a um patamar que até então jamais havia sido alcançado.

Como treinador do Grêmio, Foguinho permaneceu até 1961, entretanto o seu legado se estendeu pelo resto da década. Além dos 12 campeonatos gaúchos que vieram ao longo desses anos, o Grêmio ainda foi 3 vezes semifinalista do Campeonato Brasileiro em 1959, 1963 e 1967 e Campeão Sul Brasileiro de 1962.

Do gramado para o microfone

Seu último trabalho como treinador de futebol foi em 1975, em uma rápida passagem pelo Grêmio. Ali encerrou-se definitivamente a carreira de Foguinho como treinador. A partir de então, durante anos foi integrante do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha. as marcas registradas de Foguinho permaneciam presentes consigo durante esse período: Sua formalidade e respeito e seus "erres" sempre muito puxados, eram parte do seu grande destaque durante sua carreira como comentarista. Permaneceu na Rádio Gaúcha até o ano de 1984

De São João para a história

Já muito debilitado, no dia 27 de outubro de 1996, aos 87 anos e vítima de um câncer no pâncreas, Foguinho nos deixou. Até quando pode manteve sempre sua rotina tranquila e suas caminhadas pela rua da praia.

Olhado de longe, via-se pelas ruas do centro da capital aquele pacato senhor de cabelos brancos, que iniciou sua vida jogando nos gramados de terra de São João e que levava consigo um passado glorioso e vitorioso. Oswaldo Azzarini Rolla, ou Foguinho como ficou conhecido: O homem que inventou o estilo gaúcho de se jogar futebol. O homem que construiu um dos mais fortes times que o Grêmio já teve. O homem que nos tornou Grêmio.


"Os meus critérios como treinador sempre foram o caráter do homem, a dignidade do homem. porque se não for um homem digno e de caráter não se pode formar um time de futebol" (Oswaldo Rolla, em 1983)

Títulos pelo Grêmio

Como jogador

Como treinador

Confira também

Banco de dadosEstatística do jogador Foguinho

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
125
86
16
23
436
202
234
73.1%
Visitante
83
53
12
18
261
143
118
68.7%
Total
208
139
28
41
697
345
352
71.3%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.

Banco de dadosJogos de Foguinho pelo Grêmio

#DataMandantePlacarVisitanteLocalCompetiçãoGols MandanteGols VisitanteDetalhes
[1]18 de novembro de 1928Internacional0 – 2GrêmioCampo do Caminho do MeioAmistosoTelêmaco, NenêFicha Técnica
[2]15 de setembro de 1929Americano2 – 4GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoFagundes, JoãozinhoLuiz Carvalho, Nestor, Coró (2)Ficha Técnica
[3]12 de outubro de 1929Grêmio3 – 1Oriental-URUEstádio da BaixadaAmistosoNenê, Luiz Carvalho, CoróPereiraFicha Técnica
[4]10 de novembro de 1929Grêmio2 – 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoAmâncio, Miro (contra)RisadaFicha Técnica
[5]17 de novembro de 1929Ruy Barbosa2 – 4GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoCosta, FernandoGabriel (2), Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[6]27 de dezembro de 1929Grêmio2 – 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoCoró, FoguinhoDirceuFicha Técnica
[7]23 de março de 1930Ypiranga de Porto Alegre0 – 10GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoNenê, Foguinho (2), Luiz Carvalho (3), Coró (3), PistoneFicha Técnica
[8]13 de abril de 1930Concórdia0 – 4GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoPoroto, Luiz Carvalho, Coró, NenêFicha Técnica
[9]20 de abril de 1930Grêmio3 – 0AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoJavel, Foguinho, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[10]04 de maio de 1930Grêmio3 – 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoJavel, Foguinho, Luiz CarvalhoRisadaFicha Técnica
[11]18 de maio de 1930Cruzeiro-RS0 – 3GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoCoró, Nenê (2)Ficha Técnica
[12]01 de junho de 1930Grêmio7 – 2Bancário de Porto AlegreEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoCoró, Poroto, Javel (3), Luiz Carvalho, NenêOdorico, LourivalFicha Técnica
[13]08 de junho de 1930Grêmio7 – 0Ruy BarbosaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCoró, Luiz Carvalho, Foguinho (3), Nenê (2)Ficha Técnica
[14]14 de julho de 1930Grêmio1 – 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoFoguinhoGradinFicha Técnica
[15]27 de julho de 1930Brasil de Pelotas3 – 2GrêmioEstádio Nossa Senhora AparecidaAmistosoTeotônio, Dirceu, SolferinoFoguinho, NenêFicha Técnica
[16]29 de julho de 1930Pelotas5 – 4GrêmioEstádio Boca do LoboAmistosoDario (contra), Coy, Ross (2), TutúCoró, Luiz Carvalho, Pitoco, PaulettiFicha Técnica
[17]03 de agosto de 1930Grêmio6 – 2ConcórdiaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCoró, Luiz Carvalho (2), Foguinho, Nenê (2)Agostinho, AndradeFicha Técnica
[18]17 de agosto de 1930Grêmio5 – 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoCoró, Luiz Carvalho (2), Foguinho, JavelTheotônioFicha Técnica
[19]24 de agosto de 1930Americano1 – 1GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoAlfredoJavelFicha Técnica
[20]10 de setembro de 1930Grêmio4 – 0Bancário de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, Foguinho, Nenê (2)Ficha Técnica
[21]14 de setembro de 1930Internacional1 – 1GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoMiroJavelFicha Técnica
[22]20 de setembro de 1930Grêmio5 – 2Combinado Jorge PyEstádio da BaixadaAmistosoJavel, Luiz Carvalho (2), Foguinho, NenêGabriel, JaegerFicha Técnica
[23]28 de setembro de 1930Grêmio3 – 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, Foguinho, PorotoGabrielFicha Técnica
[24]15 de março de 1931Internacional3 – 0GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)AmistosoJavel (3)Ficha Técnica
[25]22 de março de 1931Grêmio2 – 1Força e LuzEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Amistoso??Ficha Técnica
[26]29 de março de 1931Grêmio3 – 3PelotasEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoFoguinho, Nenê (2)Martial (2), João PedroFicha Técnica
[27]12 de abril de 1931Bancário de Porto Alegre2 – 9GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoDaniel, HeitorNenê (2), Lacy, Luiz Carvalho, Foguinho (5)Ficha Técnica
[28]26 de abril de 1931Internacional1 – 0GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoRossFicha Técnica
[29]10 de maio de 1931Grêmio3 – 0Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê, Artigas Pérez (2)Ficha Técnica
[30]17 de maio de 1931Grêmio1 – 0Marechal de FerroEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFoguinhoFicha Técnica
[31]31 de maio de 1931Concórdia1 – 3GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoTupanFoguinho (2), Artigas PérezFicha Técnica
[32]14 de junho de 1931Ruy Barbosa1 – 6GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoLockmannArtigas Pérez (2), Luiz Carvalho (2), Foguinho, LacyFicha Técnica
[33]24 de junho de 1931Grêmio1 – 2BotafogoEstádio da BaixadaAmistosoLacyAlvaro, OctacílioFicha Técnica
[34]28 de julho de 1931Grêmio2 – 0InternacionalEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[35]06 de setembro de 1931Cruzeiro-RS1 – 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoNestorLuiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[36]15 de setembro de 1931Grêmio5 – 2Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaAmistosoLacy, Artigas Pérez, Foguinho (2), NenêAndrade, ChatinhoFicha Técnica
[37]04 de outubro de 1931Grêmio6 – 3ConcórdiaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, Foguinho, Nenê, Lacy, Artigas Pérez (2)Pilla, Tupan (2)Ficha Técnica
[38]11 de outubro de 1931Marechal de Ferro2 – 9GrêmioCampo do Ruy BarbosaCampeonato CitadinoCarvalho (2)Poroto, Artigas Pérez (2), Luiz Carvalho, Foguinho (2), Nenê (3)Ficha Técnica
[39]18 de outubro de 1931Grêmio2 – 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê, Artigas PérezRibeiroFicha Técnica
[40]08 de novembro de 1931Americano0 – 1GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoNenêFicha Técnica
[41]15 de novembro de 1931Grêmio4 – 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê (2), Artigas Pérez, Luiz CarvalhoNestorFicha Técnica
[42]19 de novembro de 1931Grêmio3 – 1Combinado ParanaenseEstádio da BaixadaAmistosoNenê, Artigas Pérez (2)LevoratoFicha Técnica
[43]29 de novembro de 1931Grêmio14 – 1Ruy BarbosaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê (2), Artigas Pérez (4), Lacy (3), Luiz Carvalho, Foguinho (4)FornariFicha Técnica
[44]06 de dezembro de 1931Força e Luz1 – 3GrêmioCampo da Rua ArlindoCampeonato CitadinoSardinha I (contra)Lacy, Artigas Pérez (2)Ficha Técnica
[45]20 de dezembro de 1931Grêmio7 – 1Riograndense de Santa MariaEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoRusso, Lacy, Foguinho (2), Nenê, Artigas Pérez (2)ZecaFicha Técnica
[46]27 de dezembro de 1931Grêmio3 – 0Guarani de AlegreteEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoLacy, Luiz Carvalho, Artigas PérezFicha Técnica
[47]13 de março de 1932Grêmio6 – 5Força e LuzEstádio da BaixadaAmistosoNenê (2), Poroto, Luiz Carvalho (3)Elpídio (2), Faccin, Patescko (2)Ficha Técnica
[48]20 de março de 1932Grêmio7 – 3AmericanoEstádio da BaixadaAmistosoLacy (2), Luiz Carvalho (2), Foguinho, Comarú (2)Appell, Afonso, IvoFicha Técnica
[49]03 de abril de 1932Grêmio2 – 1Montevideo WanderersEstádio da BaixadaAmistosoSardinha II, Artigas PérezDoradoFicha Técnica
[50]08 de maio de 1932Fussball0 – 8GrêmioEstádio Chácara das CaméliasAmistosoFoguinho (2), Nenê (2), Comarú (2), Artigas Pérez, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[51]15 de maio de 1932Novo Hamburgo0 – 4GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)AmistosoArtigas Pérez (2), Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[52]29 de maio de 1932Grêmio2 – 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, FoguinhoIvo (2)Ficha Técnica
[53]02 de junho de 1932Força e Luz2 – 2GrêmioCampo da Rua ArlindoAmistosoElpídio, DingaComarú, NenêFicha Técnica
[54]12 de junho de 1932Cruzeiro-RS2 – 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoOctacilio, RangelNenê, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[55]10 de julho de 1932Grêmio2 – 0InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFoguinho, Artigas PérezFicha Técnica
[56]28 de agosto de 1932Grêmio9 – 0FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê (4), Luiz Carvalho (2), Foguinho, Artigas Pérez (2)Ficha Técnica
[57]02 de outubro de 1932Grêmio3 – 0Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFoguinho, Nenê, Artigas PérezFicha Técnica
[58]12 de outubro de 1932Grêmio6 – 2Força e LuzEstádio da BaixadaAmistosoNenê (2), Artigas Pérez, Luiz Carvalho, Comarú, FoguinhoFerreira, PateskoFicha Técnica
[59]16 de outubro de 1932Grêmio5 – 2São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy (2), Luiz Carvalho, Coró, FoguinhoDahne, ZaniniFicha Técnica
[60]30 de outubro de 1932Internacional0 – 1GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoFoguinhoFicha Técnica
[61]20 de novembro de 1932Grêmio1 – 0BotafogoEstádio da BaixadaAmistosoNenêFicha Técnica
[62]18 de dezembro de 1932Grêmio4 – 014 de Julho de ItaquiEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoLuiz Carvalho, Comarú, Artigas Pérez (2)Ficha Técnica
[63]25 de dezembro de 1932Grêmio5 – 1PelotasEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoNenê, Artigas Pérez (2), Lacy, FoguinhoMarcialFicha Técnica
[64]09 de abril de 1933Grêmio5 – 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoArtigas Pérez, Luiz Carvalho (2), Nenê (2)Venenoso, Tupã, MarrecoFicha Técnica
[65]23 de abril de 1933Grêmio2 – 0AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê (2)Ficha Técnica
[66]28 de maio de 1933Cruzeiro-RS1 – 6GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoCelsoComarú, Luiz Carvalho (2), Foguinho (2), NenêFicha Técnica
[67]02 de julho de 1933Grêmio7 – 0São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy (2), Luiz Carvalho, Foguinho (4)Ficha Técnica
[68]13 de agosto de 1933Internacional2 – 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoRisada, VenenosoHeitor, Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[69]27 de agosto de 1933Americano0 – 1GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoHeitorFicha Técnica
[70]07 de setembro de 1933Fussball1 – 2GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoPrestesLuiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[71]10 de setembro de 1933Americano0 – 3GrêmioEstádio Chácara das CaméliasAmistosoFoguinho (2), Luiz CarvalhoFicha Técnica
[72]17 de setembro de 1933Grêmio3 – 3Grêmio SantanenseEstádio da BaixadaAmistosoVinhas (contra), Nenê, Luiz CarvalhoToto, Bate-Bate, PascualitoFicha Técnica
[73]15 de outubro de 1933Grêmio6 – 3Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê, Cícero, Poroto, Luiz Carvalho (2), FoguinhoInácio (2), NestorFicha Técnica
[74]24 de outubro de 1933Grêmio3 – 0Riograndense de Santa MariaEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[75]05 de novembro de 1933São José2 – 4GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoBerto, OdoricoNenê, Luiz Carvalho, Comarú (2)Ficha Técnica
[76]12 de novembro de 1933Grêmio12 – 2UniversalEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoNenê (2), Sardinha II, Lacy (3), Luiz Carvalho (2), Comarú, Foguinho (3)Jango, PratoFicha Técnica
[77]19 de novembro de 1933Grêmio1 – 2São Paulo-RSEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoNenêArchimino, Darci EncarnaçãoFicha Técnica
[78]07 de dezembro de 1933Grêmio3 – 4Força e LuzEstádio da BaixadaAmistosoNenê, Luiz Carvalho, FoguinhoDinga, Facin, Negrito, VanzetoFicha Técnica
[79]20 de dezembro de 1933Grêmio8 – 2Rio GrandeEstádio da BaixadaAmistosoPoroto, Sardinha II, Luiz Carvalho (2), Foguinho (2), Vanário (2)Sanguinha (2)Ficha Técnica
[80]08 de abril de 1934Americano0 – 2GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoRussinho, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[81]22 de abril de 1934Grêmio1 – 2São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenêBerto, ZaniniFicha Técnica
[82]13 de maio de 1934Força e Luz0 – 4GrêmioCampo da Rua ArlindoCampeonato CitadinoNenê, Sardinha II, Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[83]27 de maio de 1934Grêmio5 – 0FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê, Lacy, Luiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[84]31 de maio de 1934Grêmio2 – 1Novo HamburgoEstádio da BaixadaAmistosoRussinho, Sardinha IIBabáFicha Técnica
[85]17 de junho de 1934Grêmio3 – 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLambari, Acosta, Luiz CarvalhoVanárioFicha Técnica
[86]24 de junho de 1934Internacional4 – 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoHonório (2), Mancuso, RisadaSardinha II (2), Luiz CarvalhoFicha Técnica
[87]01 de julho de 1934Novo Hamburgo3 – 4GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)Taça General Flores da CunhaLuiz (2), NonôRussinho, Luiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[88]25 de julho de 1934Grêmio5 – 1Novo HamburgoEstádio da BaixadaTaça General Flores da CunhaVeronese, Alemãozinho, Lacy (2), FoguinhoOscarFicha Técnica
[89]29 de julho de 1934Combinado Americano e Força e Luz1 – 2GrêmioCampo da Rua LargaAmistosoNegritoMário, FoguinhoFicha Técnica
[90]05 de agosto de 1934Grêmio3 – 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoSardinha II, Lacy, MárioRubens, SilvioFicha Técnica
[91]26 de agosto de 1934São José0 – 2GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoRussinho (2)Ficha Técnica
[92]09 de setembro de 1934Grêmio3 – 0Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy (2), VeroneseFicha Técnica
[93]23 de setembro de 1934Fussball0 – 2GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoSardinha II, LacyFicha Técnica
[94]30 de setembro de 1934Novo Hamburgo2 – 2GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)AmistosoBanana, LuizSardinha II, CastilloFicha Técnica
[95]07 de outubro de 1934Cruzeiro-RS4 – 3GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoCascão, Fernando, Hermínio, SouzaRussinho (2), Sardinha IIFicha Técnica
[96]21 de outubro de 1934Grêmio1 – 2InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacyCavaco, TupanFicha Técnica
[97]28 de outubro de 1934Grêmio1 – 2Combinado de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoLacyJoão Pedro, Mário ReisFicha Técnica
[98]14 de fevereiro de 1935Grêmio6 – 2Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaAmistoso??Ficha Técnica
[99]05 de maio de 1935Grêmio4 – 1FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoVeronese, Sardinha II, Russinho (2)NascimentoFicha Técnica
[100]19 de maio de 1935Grêmio3 – 2SantosEstádio da BaixadaTaça General Flores da CunhaDario, Veronese, CastilloMário Seixas, FriedenreichFicha Técnica
[101]02 de junho de 1935São José1 – 3GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoChinezLacy (2), FoguinhoFicha Técnica
[102]09 de junho de 1935Cruzeiro-RS0 – 0GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoFicha Técnica
[103]30 de junho de 1935Grêmio3 – 3AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoVeronese, Castillo, LacyAlves, Casaca, SylvioFicha Técnica
[104]07 de julho de 1935Juventude4 – 1GrêmioEstádio Quinta dos PinheirosAmistosoBortinha (2), Garbim, RenatoVeroneseFicha Técnica
[105]28 de julho de 1935Internacional1 – 1GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoMancusoCastilloFicha Técnica
[106]04 de agosto de 1935Grêmio3 – 2Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoRussinho, Castillo, FoguinhoDinga, JavelFicha Técnica
[107]18 de agosto de 1935Fussball3 – 7GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoMarroni I, Nascimento, MinistrinhoCastillo (2), Mascarenhas (2), Russinho (3)Ficha Técnica
[108]25 de agosto de 1935Grêmio4 – 2São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoTorelly, Lacy, Castillo (2)Elestundo, CidroneFicha Técnica
[109]01 de setembro de 1935Grêmio2 – 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoMascarenhas, FoguinhoCascãoFicha Técnica
[110]08 de setembro de 1935Americano1 – 2GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoSilvioRussinho, MascarenhasFicha Técnica
[111]15 de setembro de 1935Força e Luz2 – 0GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoNegrito, JavelFicha Técnica
[112]22 de setembro de 1935Grêmio2 – 0InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy, FoguinhoFicha Técnica
[113]06 de outubro de 1935Grêmio6 – 2JuventudeEstádio da TimbaúvaCampeonato GaúchoRussinho, Divino, Lacy (3), TorellyGarbin, RenatoFicha Técnica
[114]16 de outubro de 1935Grêmio6 – 0Grêmio SantanenseEstádio da TimbaúvaCampeonato GaúchoFoguinho, Russinho (5)Ficha Técnica
[115]20 de outubro de 1935Grêmio3 – 1FarroupilhaEstádio da TimbaúvaCampeonato GaúchoVeronese, Russinho, FoguinhoCardealFicha Técnica
[116]24 de outubro de 1935Grêmio0 – 3FarroupilhaEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoBichinho, Cerrito, GasolinaFicha Técnica
[117]27 de outubro de 1935Grêmio1 – 2FarroupilhaEstádio da TimbaúvaCampeonato GaúchoRussinhoCardeal, CerritoFicha Técnica
[118]15 de março de 1936Grêmio1 – 1InternacionalEstádio da TimbaúvaAmistosoCasacaCastilhoFicha Técnica
[119]09 de abril de 1936Grêmio6 – 3Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaAmistosoRussinho (2), Sardinha II, Torelly (3)Cascão, Dirceu, NestorFicha Técnica
[120]19 de abril de 1936São José3 – 3GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoBerto, Mesquita, ChinêsCasaca, Mesquita, TorellyFicha Técnica
[121]16 de agosto de 1936Grêmio4 – 4Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoRussinho, Foguinho (2), TorellyCascão, Souza, Vanário, ZanineFicha Técnica
[122]30 de agosto de 1936Internacional3 – 2GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoArtigas, Mancuso, RisadaRussinho (2)Ficha Técnica
[123]11 de setembro de 1936Grêmio4 – 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy (2), Torelly, CasacaEli, OsórioFicha Técnica
[124]20 de setembro de 1936Grêmio Santanense2 – 2GrêmioEstádio Honório NunesAmistosoGago (2)?, LacyFicha Técnica
[125]27 de setembro de 1936Grêmio7 – 1Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoVeronese (2), Noronha (2), Mesquita, Foguinho, TorellyElesbãoFicha Técnica
[126]25 de outubro de 1936Cruzeiro-RS1 – 5GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoZanineVeronese (2), Casaca (3)Ficha Técnica
[127]01 de novembro de 1936Grêmio0 – 2InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoArtigas, SalvadorFicha Técnica
[128]12 de novembro de 1936Grêmio1 – 1PalmeirasEstádio da BaixadaTroféu Porto AlegreAlemãozinhoMathias IIIFicha Técnica
[129]29 de novembro de 1936Americano1 – 7GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoCézarAlemãozinho (4), Foguinho, Torelly, CasacaFicha Técnica
[130]04 de dezembro de 1936Grêmio8 – 4FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFoguinho (2), Casaca (3), Mesquita (3)Valdemar, Vilson, Batista, NascimentoFicha Técnica
[131]13 de dezembro de 1936Força e Luz3 – 3GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoFerreira (2), ZaniniTorelly (2), CasacaFicha Técnica
[132]07 de março de 1937Juventude2 – 6GrêmioEstádio Quinta dos PinheirosAmistosoBortinha, DirceuNoronha, Veronese, Alemãozinho (2), Foguinho, CasacaFicha Técnica
[133]08 de março de 1937Maguary3 – 3GrêmioCampo do MaguaryAmistosoRato (2), ÍndioTorelly (2), CasacaFicha Técnica
[134]14 de março de 1937Grêmio7 – 2Athletico ParanaenseEstádio da BaixadaAmistosoAlcântara, Alemãozinho (2), Foguinho (2), Torelly, CasacaRaul Rosa (2)Ficha Técnica
[135]11 de abril de 1937Grêmio2 – 5Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCasaca, VanárioCascão, Cauduro (2), Janguito, ZanineFicha Técnica
[136]21 de abril de 1937IPA1 – 2GrêmioEstádio da LiberdadeAmistoso??Ficha Técnica
[137]02 de maio de 1937Americano1 – 2GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoOsórioAlemãozinho (2)Ficha Técnica
[138]16 de maio de 1937Grêmio5 – 2Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoDario, Lacy, Foguinho (2), CasacaOrdováz (2)Ficha Técnica
[139]06 de junho de 1937Pelotas2 – 1GrêmioEstádio Boca do LoboAmistosoChico, TristãoVanárioFicha Técnica
[140]15 de agosto de 1937Grêmio0 – 4FluminenseEstádio da BaixadaAmistosoHércules, Romeu, Sandro, VicentinoFicha Técnica
[141]31 de outubro de 1937Grêmio2 – 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoAlemãozinho (2)AcácioFicha Técnica
[142]11 de novembro de 1937Grêmio5 – 0Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoAlemãozinho, Lacy, Foguinho (2), TorellyFicha Técnica
[143]18 de novembro de 1937Grêmio6 – 3São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoAlemãozinho (2), Foguinho (2), Torelly, CasacaCesar (2), MesquitaFicha Técnica
[144]21 de novembro de 1937Grêmio2 – 0InternacionalEstádio da TimbaúvaTaça MartelTorelly, CasacaFicha Técnica
[145]05 de dezembro de 1937Grêmio6 – 3Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy (2), Foguinho, Alemãozinho (2), TorellyFerreira, Zanini (2)Ficha Técnica
[146]12 de dezembro de 1937Internacional3 – 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoSalvador, Acácio, CastilhoAlemãozinho, Casaca, Lacy, VanárioFicha Técnica
[147]19 de dezembro de 1937São José1 – 2GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoChinêsAlemãozinho, CasacaFicha Técnica
[148]23 de dezembro de 1937Grêmio2 – 3São JoséEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoNoronha, AlemãozinhoMesquita, Cidrônio, LourivalFicha Técnica
[149]26 de dezembro de 1937Grêmio2 – 0São JoséEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoAlemãozinho, VanárioFicha Técnica
[150]24 de abril de 1938Grêmio2 – 1São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoMesquita, Luiz CarvalhoDécioFicha Técnica
[151]08 de maio de 1938Internacional1 – 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoSylvio PirilloVanário, Luiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[152]06 de junho de 1938Grêmio4 – 4InternacionalEstádio da TimbaúvaAmistosoLuiz Carvalho, Casaca (2), VanárioAcâcio, Carlitos, Sylvio Pirillo (2)Ficha Técnica
[153]12 de junho de 1938Grêmio0 – 0Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFicha Técnica
[154]03 de julho de 1938Força e Luz2 – 4GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoElesbão, NegritoMesquita, Luiz Carvalho, Casaca (2)Ficha Técnica
[155]28 de agosto de 1938São José1 – 2GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoChinêsCasaca (2)Ficha Técnica
[156]02 de outubro de 1938Internacional3 – 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoAcácio, Miguel, Sylvio PirilloMesquita, Luiz Carvalho, Foguinho, CasacaFicha Técnica
[157]01 de novembro de 1938Grêmio0 – 6InternacionalEstádio da TimbaúvaTaça MartelMiguel, Filhinho, Sylvio Pirillo, Acâcio (3)Ficha Técnica
[158]06 de novembro de 1938Cruzeiro-RS2 – 2GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoRato, ZaniniCésar I, FoguinhoFicha Técnica
[159]20 de novembro de 1938Força e Luz1 – 4GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoCavacoMesquita, Foguinho, Casaca, VanárioFicha Técnica
[160]20 de maio de 1939Grêmio6 – 1Nacional AC de Porto AlegreEstádio da TimbaúvaTorneio RelâmpagoCésar I (5), SalvadorBola SeteFicha Técnica
[161]28 de maio de 1939Grêmio2 – 3InternacionalEstádio da TimbaúvaTorneio RelâmpagoMesquita, César ISylvio Pirillo (3)Ficha Técnica
[162]17 de julho de 1939Grêmio6 – 0SokolEstádio da TimbaúvaTorneio Relâmpago?Ficha Técnica
[163]20 de julho de 1939Grêmio3 – 3InternacionalEstádio da BaixadaAmistosoCésar I, Mesquita, PepitoBrandão, Russinho, Sylvio PirilloFicha Técnica
[164]30 de julho de 1939Grêmio4 – 1FussballEstádio da TimbaúvaTorneio RelâmpagoPepito (2), Malachias, FoguinhoAmadoFicha Técnica
[165]08 de outubro de 1939Internacional2 – 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoCarlitos (2)César I, Alieu (contra), VanárioFicha Técnica
[166]17 de outubro de 1939Grêmio1 – 2InternacionalEstádio da TimbaúvaAmistosoPepitoMottin (contra), RuiFicha Técnica
[167]16 de janeiro de 1940Grêmio5 – 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNoronha, Mesquita, Luiz Carvalho, Alemãozinho, MalachiasEli, TorellyFicha Técnica
[168]23 de janeiro de 1940Força e Luz3 – 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoVanzeto, Dinga, IdaJesus (2), Foguinho, MalachiasFicha Técnica
[169]30 de janeiro de 1940Grêmio2 – 1IndependienteEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, MalachiasCollFicha Técnica
[170]08 de fevereiro de 1940Grêmio3 – 0Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoSalvador (3)Ficha Técnica
[171]13 de fevereiro de 1940Internacional2 – 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoTesourinha, AcácioFoguinho (2), Salvador, César IFicha Técnica
[172]24 de março de 1940São José2 – 3GrêmioEstádio Passo d'AreiaAmistosoLuiz Luz (contra), Edmundo (contra)Mesquita (2), César IFicha Técnica
[173]28 de abril de 1940Grêmio2 – 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCésar I (2)Russinho, Ruy Motorzinho, CarlitosFicha Técnica
[174]12 de maio de 1940São José2 – 4GrêmioEstádio Passo d'AreiaCampeonato CitadinoAlemãozinho, JavelCésar II, César I, Malachias (2)Ficha Técnica
[175]26 de maio de 1940Grêmio3 – 2Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoMesquita, César I, MalachiasCascão, OrdovásFicha Técnica
[176]09 de junho de 1940Força e Luz3 – 2GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoZequita (2), FilhinhoVanário, FoguinhoFicha Técnica
[177]16 de junho de 1940Athletico Paranaense2 – 1GrêmioEstádio Joaquim Américo GuimarãesAmistosoPinto, RenatoMesquitaFicha Técnica
[178]19 de junho de 1940Ferroviário3 – 1GrêmioEstádio Joaquim AméricoAmistosoZequinha, Mosquito, DonatoCésar IIFicha Técnica
[179]23 de junho de 1940Britania2 – 4GrêmioCampo do BritaniaAmistosoKorman, SaninMalachias (2), César I, MesquitaFicha Técnica
[180]07 de julho de 1940Internacional2 – 5GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoMarques (2)Foguinho (2), César I (2), MalachiasFicha Técnica
[181]28 de julho de 1940Grêmio0 – 0São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFicha Técnica
[182]11 de agosto de 1940Cruzeiro-RS0 – 2GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoVanário, César IFicha Técnica
[183]01 de setembro de 1940Grêmio4 – 0Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoVanário, Foguinho, César I, MalachiasFicha Técnica
[184]04 de setembro de 1940Grêmio2 – 0São JoséEstádio da BaixadaAmistosoCésar I, MalachiasFicha Técnica
[185]11 de setembro de 1940Grêmio2 – 3BagéEstádio da BaixadaAmistosoMalachias, FoguinhoFierro, Rubilar, SapirãFicha Técnica
[186]20 de outubro de 1940Internacional4 – 3GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoRussinho (2), Tesourinha (2)César I, Niedesberg (2)Ficha Técnica
[187]27 de outubro de 1940Grêmio1 – 1São JoséEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoFoguinhoDécioFicha Técnica
[188]01 de novembro de 1940Cruzeiro-RS5 – 4GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoWalter (contra), Vilson, Rui (2), PláNiedesberg (3), César IFicha Técnica
[189]09 de novembro de 1940Grêmio1 – 0Força e LuzEstádio Passo d'AreiaCampeonato CitadinoCésar IFicha Técnica
[190]17 de novembro de 1940Grêmio7 – 1Riograndense de Santa MariaEstádio da BaixadaAmistosoIvo Aguiar (3), César I (3), PeñaOsmarFicha Técnica
[191]02 de março de 1941Grêmio5 – 5Gimnasia La PlataEstádio da BaixadaAmistosoSório, Ivo Aguiar (2), César I, FoguinhoDario (contra), Gradín, García, Isidro Orleans (2)Ficha Técnica
[192]01 de maio de 1941Grêmio2 – 4Novo HamburgoEstádio da BaixadaAmistosoCésar I (2)Luis, Mário, Oscar (2)Ficha Técnica
[193]18 de maio de 1941Grêmio2 – 2InternacionalEstádio da TimbaúvaAmistosoIvo Aguiar, MalachiasRui, CarlitosFicha Técnica
[194]25 de maio de 1941Grêmio2 – 3InternacionalEstádio da TimbaúvaAmistosoFoguinho (2)Tesourinha, Villalba, CarlitosFicha Técnica
[195]29 de junho de 1941Grêmio6 – 3Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCésar I (4), Foguinho (2)Louzada, Rui (2)Ficha Técnica
[196]06 de julho de 1941Grêmio2 – 0São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNoronha, FoguinhoFicha Técnica
[197]20 de julho de 1941Força e Luz5 – 4GrêmioEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoAlves, Camilo, Mário Andrade (2), ZequitaCésar I (2), Foguinho (2)Ficha Técnica
[198]26 de julho de 1941Grêmio4 – 1FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNoronha, Ivo Aguiar (2), MalachiasCézarFicha Técnica
[199]17 de agosto de 1941Internacional3 – 0GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoVillalba (2), CarlitosFicha Técnica
[200]28 de setembro de 1941Grêmio1 – 2Força e LuzEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoMalachiasCascão, Mário AndradeFicha Técnica
[201]11 de outubro de 1941Fussball1 – 5GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoCésarIvo Aguiar, Malachias (2), Ochottorena (2)Ficha Técnica
[202]19 de outubro de 1941Grêmio2 – 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoMalachias, OchottorenaVillalbaFicha Técnica
[203]28 de dezembro de 1941CC Canoense1 – 9GrêmioEstádio do CanoenseAmistosoRafaelMalachias (2), Foguinho, Ochottorena (6)Ficha Técnica
[204]11 de janeiro de 1942Grêmio1 – 1InternacionalEstádio da TimbaúvaCampeonato CitadinoMalachiasVillalbaFicha Técnica
[205]19 de janeiro de 1942Força e Luz3 – 0GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoEzequiel, Mário Andrade, TobisFicha Técnica
[206]31 de janeiro de 1942Grêmio0 – 3SportEstádio da BaixadaAmistosoValfredo, Magri, PirombáFicha Técnica
[207]29 de novembro de 1942Grêmio2 – 4Canto do RioEstádio da BaixadaAmistosoMalachias, NichelliGeraldino (2), Magri (2)Ficha Técnica
[208]23 de maio de 1943Grêmio1 – 2Cruzeiro-RSEstádio Passo D'AreiaTorneio ExtraMedinaLouzada, RuiFicha Técnica

Referências