Luiz Leão de Carvalho

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Luiz Carvalho
Luiz Carvalho
Luz Carvalho
Informações pessoais
Nome completo Luiz Leão de Carvalho
Data de nasc. 1 de novembro de 1907
Local de nasc. Cachoeira do Sul (RS), Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Falecido em 17 de janeiro de 1985 (77 anos)
Local da morte Porto Alegre-RS, Brasil
Apelido Rei da Virada, El Maestro
Informações profissionais
Posição Atacante
Números no Grêmio como Jogador
Jogos Gols Média
163 137 0.84
  • A estatística pode estar incompleta.
Clubes profissionais
Anos Clubes
1923–1940
1930
1936-1937
Grêmio
Botafogo
Vasco



Luíz Leão de Carvalho (Cachoeira do Sul-RS, 1º de novembro de 1907), foi um futebolista, treinador de futebol e dirigente esportivo brasileiro.

Biografia

Luiz Carvalho, como era popularmente conhecido, era gaúcho de Cachoeira do Sul, há cerca de 200 quilômetros da capital, Porto Alegre. Foi lá onde deu seus primeiros chutes e com apenas 10 anos já era destaque do internato colegial. Em Porto Alegre, já cursando o Colégio Militar, Luiz Carvalho se destacava entre os jovens amantes do esporte. Nos campinhos em frente à escola, depois transformados no Parque da Redenção, desfilava um estilo único e inteligente de jogar futebol.

Chegada ao Grêmio

Luiz Carvalho não era exatamente a figura típica de um centro avante, ou melhor, de um “center-forward” (como eram chamados os daquela posição na época). Não tinha muita altura e exibia um porte até um pouco acima do peso. Mas os atentos olhos do General João de Deus Saraiva, viram naquele jovem um grande potencial. Bendito seja o General!

Em 1923, o General indicou o jovem ao Grêmio. Com apenas 15 anos de idade, o futuro “Rei das viradas" era pela primeira vez na vida, saudado pelos torcedores gremistas, que estavam presentes no velho pavilhão social do Estádio da Baixada.

Nasce o "Rei da virada"

Aos 17 anos de idade, Luiz Carvalho já era grande destaque no Grêmio. Conta à história, que nos primeiros anos como atleta do tricolor, Luiz Carvalho teve como grande mentor ninguém menos que Severino Franco da Silva, o “Lagarto”.

Alta velocidade, inteligência acima da média, arremate com as duas pernas e claro, uma habilidade impressionante que só ele tinha: A virada. Nos anos que se sucedeu, essa foi à marca registrada do craque gremista. Luiz Carvalho recebia a bola de costas para a zaga adversária e quando o defensor pensasse em marca-lo, a bola já estava dentro das redes do goleiro. Essa característica marcante lhe rendeu um apelido muito apropriado: O rei da virada.

O grande artilheiro dos clássicos

Durante sua vitoriosa trajetória no Grêmio, uma vítima era corriqueira nas mãos, ou melhor, nos pés do rei da virada. O tradicional adversário sentiu muitas vezes os potentes arremates do jogador tricolor.

Seu primeiro clássico foi disputado em 23 de setembro de 1923. Um amistoso na Baixada. Já em sua estreia, Luiz Carvalho fez o que iria fazer muitas vezes: Gol. Foi dele um dos gols da vitória tricolor por 3 x 2 sobre o Internacional.

Ao longo de sua carreira, Luiz Carvalho foi um grande vitorioso em clássicos. Dos 29 que disputou perdeu apenas 8. Venceu 16 vezes e ainda marcou 15 gols. Essa marca faz dele até hoje o maior artilheiro gremista em clássicos grenais.

Transferência ao Botafogo

Em tempos de amadorismo, viver como jogador de futebol não era opção. Luiz Carvalho tirava seu sustento do trabalho em uma fábrica de vinhos, chamada Scalzilli. No início da década de 30, a dona Talitha sua então noiva e futura esposa, mudou-se para o Rio de Janeiro. Luiz Carvalho foi junto e por lá trabalhou na filial da empresa de vinhos.

Durante sua primeira passagem em terras cariocas, defendeu o Botafogo. O alvinegro carioca não andava muito bem das pernas, porém, as boas atuações do artilheiro renderam convocações para a Seleção Carioca.

Transferência pelo "vinho"

Em sua segunda passagem pelo Rio de Janeiro, um fato curioso. Luiz Carvalho teria sido um dos primeiros jogadores a ser usado em uma ação de marketing. A boa imagem que havia sido deixada na cidade, graças a sua primeira passagem, seria usada em ligação com os vinhos gaúchos, que eram cada vez mais exportados para o Rio de Janeiro. O destino agora havia sido o Vasco. A colônia portuguesa era grande consumidora de vinhos e no ano de 1936 certamente os portugueses ergueram muitos copos de vinho, na conquista do campeonato carioca daquele ano, onde Luiz Carvalho foi um dos artilheiros do time vascaíno.

Por aqueles tempos foi inclusive, convocado para defender a seleção brasileira

A última virada do Rei

No final da década de 30, Luiz Carvalho retornou à Porto Alegre, e, consequentemente, ao Grêmio. Em um tempo onde o futebol passava do amadorismo para o profissional, uma lesão no joelho do artilheiro fez com que sua carreira chegasse ao fim. A pedido de sua esposa, Luiz Carvalho decidiu largar o futebol.

Mas ainda havia espaço para um último show, uma última partida, uma última virada. Dia 30 de janeiro de 1940, a Baixada lotada recebia a visita do poderoso Independiente. O clube argentino vinha de uma excursão vitoriosa e já havia vencido todos adversários no centro do país.

A qualidade inquestionável dos rivais fez com que ao final do primeiro tempo o marcador lhes favorecesse em 1 x 0. Durante o intervalo, Luiz Carvalho, que estava na Baixada apenas como um torcedor, foi chamado para participar da partida. Visivelmente fora de forma, mas sempre em prontidão, ele aceitou.

Na volta do intervalo, aos 18 minutos, Malachias passa pelo defensor argentino e toca para o meio da área e ela encontra o predestinado Luiz Carvalho, ele apara de costas e gira , mandando a bola no ângulo do goleiro Carlet. A torcida gremista delirou. Foi a última virada do rei. Dois minutos depois, Malachias ainda faria mais um, decretando vitória tricolor por 2 x 1.

Naquele tempo, o habilidoso time argentino era apelidado pela imprensa como "maestros". Porém, naquele 30 de janeiro, o único maestro que se viu foi Luiz Carvalho. Saiu de campo carregado pelos torcedores e conhecido para sempre como El Maestro.

O dirigente pé-quente

O período pós-aposentadoria de Luiz Carvalho foi de dificuldades para o Grêmio. Contudo, no final de 1954, Luiz Carvalho primeiro como técnico interino e depois como diretor de futebol, junto com seu grande amigo Foguinho, deram início ao time base que a partir de 1956 venceria tudo e mais um pouco.

Mais adiante, em 1974, Luiz Carvalho ainda foi eleito presidente gremista. Coube ao time montado por ele quebrar uma escrita contra o forte time do internacional, que não perdia clássicos há um bom tempo. Mais uma vez, Luiz Carvalho provava ser um grande vitorioso em clássicos, seja dentro ou fora de campo.

Falecimento e homenagem

Em 17 de janeiro de 1985, faleceu aos 77 anos, o grande maestro tricolor. Como homenagem, em 2014, o novo Centro de Treinamento do Grêmio, foi oficialmente batizado como Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho. Também foi eleito pela Revista Placar como o melhor centroavante da história do Grêmio. Justas lembranças e homenagens ao grande Luiz Carvalho, que está para sempre marcado como um dos maiores nomes da história tricolor. Luiz Leão de Carvalho, o eterno rei da virada.

Títulos

Como jogador

Confira também

Banco de dadosEstatística do jogador Luiz Leão de Carvalho

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
94
72
12
10
349
143
206
80.9%
Visitante
69
46
8
15
206
99
107
70.5%
Total
163
118
20
25
555
242
313
76.5%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.

Banco de dadosJogos de Luiz Leão de Carvalho pelo Grêmio

#DataMandantePlacarVisitanteLocalCompetiçãoGols MandanteGols VisitanteDetalhes
[1]03 de maio de 1923Grêmio4 - 0TiradentesEstádio da BaixadaAmistoso?Ficha Técnica
[2]03 de junho de 1923Municipal de Porto Alegre3 - 1GrêmioCampo da FlorestaCampeonato CitadinoFabrelli, Novo, Néco (contra)TotteFicha Técnica
[3]23 de setembro de 1923Grêmio3 - 2InternacionalEstádio da BaixadaAmistosoTotte, Luiz Carvalho, LagartoBarros, EduardoFicha Técnica
[4]01 de novembro de 1923Internacional0 - 1GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosAmistosoBierFicha Técnica
[5]27 de abril de 1924Grêmio4 - 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoTotte (3), LéoGenny, Ribeiro (2)Ficha Técnica
[6]11 de maio de 1924Americano3 - 1GrêmioCampo da FlorestaCampeonato CitadinoNalério (3)TotteFicha Técnica
[7]16 de julho de 1924Grêmio2 - 3Uruguay OnwardEstádio da BaixadaAmistosoFeio, Jorge PyFierro, Luiz Carvalho (contra), TrombottiFicha Técnica
[8]31 de agosto de 1924Fussball0 - 3GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoTotte, Bruno Cossi (2)Ficha Técnica
[9]12 de outubro de 1924Internacional2 - 1GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato CitadinoVeiga, EduardoBruno CossiFicha Técnica
[10]29 de março de 1925Americano0 - 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, CoróFicha Técnica
[11]26 de abril de 1925Grêmio4 - 0FussballEstádio da BaixadaCampeonato Citadino?, Feio, Luiz Carvalho, Olivério (2)Ficha Técnica
[12]01 de maio de 1925Grêmio2 - 2Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaAmistosoFeio, OlivérioTelemaco, AdhemarFicha Técnica
[13]24 de maio de 1925Grêmio3 - 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoMeneghetti (contra), Luiz Carvalho, CoróBarros (2), VeigaFicha Técnica
[14]31 de maio de 1925Pelotas1 - 1GrêmioEstádio Boca do LoboAmistosoTutúCoróFicha Técnica
[15]02 de junho de 1925Brasil de Pelotas1 - 0GrêmioEstádio Bento FreitasAmistosoTheotonioFicha Técnica
[16]07 de junho de 1925Guarany de Bagé0 - 2GrêmioEstádio Estrela d'AlvaAmistosoLuiz Carvalho, CoróFicha Técnica
[17]28 de junho de 1925Grêmio5 - 1São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoFeio, Luiz Carvalho (3), OlivérioRaabFicha Técnica
[18]09 de agosto de 1925Grêmio3 - 1TaquarenseEstádio da BaixadaAmistosoCordeiro, Luiz Carvalho, EsperançaSaraivaFicha Técnica
[19]25 de agosto de 1925Grêmio1 - 1Grêmio SantanenseEstádio da BaixadaAmistosoOlivérioRomeuFicha Técnica
[20]07 de setembro de 1925Cruzeiro-RS0 - 1GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoCoróFicha Técnica
[21]20 de setembro de 1925Grêmio5 - 0AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoOlivério (2), Luiz Carvalho (2), CóiFicha Técnica
[22]04 de outubro de 1925Fussball2 - 4GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoBrasil (2)Borba, Cói, Luiz Carvalho, CoróFicha Técnica
[23]11 de outubro de 1925Internacional2 - 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoBarros (2)Luiz Carvalho, OlivérioFicha Técnica
[24]18 de outubro de 1925São José2 - 3GrêmioCampo da FlorestaCampeonato CitadinoAdroaldo (contra), GattiLuiz Carvalho, Olivério (2)Ficha Técnica
[25]25 de outubro de 1925Grêmio5 - 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCói, Coró (2), Olivério (2)AnibalFicha Técnica
[26]08 de novembro de 1925Grêmio5 - 0JuvenilEstádio da BaixadaAmistosoPedro (contra), Coró, Luiz Carvalho, Cói, OlivérioFicha Técnica
[27]19 de novembro de 1925Grêmio1 - 0Guarany de Cruz AltaEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoLuiz CarvalhoFicha Técnica
[28]22 de novembro de 1925Grêmio1 - 2BagéEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoFeioLeonardo, OliveiraFicha Técnica
[29]28 de março de 1926Grêmio4 - 1FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, Léo, Olivério (2)Sardinha I (contra)Ficha Técnica
[30]18 de abril de 1926Grêmio4 - 0São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCoró, Luiz Carvalho (2), OlivérioFicha Técnica
[31]02 de maio de 1926Cruzeiro-RS1 - 3GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato CitadinoNestorCoró, Luiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[32]23 de maio de 1926Americano2 - 0GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoFernandinho, TurcoFicha Técnica
[33]30 de maio de 1926Juventude3 - 5GrêmioEstádio Quinta dos PinheirosAmistosoBorthogaray I (2), Borthogaray IICoró (2), Luiz Carvalho (3)Ficha Técnica
[34]27 de junho de 1926Internacional1 - 4GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato CitadinoAbílio MelloLuiz Carvalho, Esperança, Coró (2)Ficha Técnica
[35]23 de julho de 1926Grêmio1 - 1Rio GrandeEstádio da BaixadaAmistosoCoróCazuzaFicha Técnica
[36]01 de agosto de 1926Fussball1 - 6GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato CitadinoDanicoDomingos, Coró (2), Luiz Carvalho, Esperança (2)Ficha Técnica
[37]15 de agosto de 1926São José0 - 4GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato CitadinoLuiz Carvalho (3), EsperançaFicha Técnica
[38]20 de setembro de 1926Grêmio3 - 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoDomingos, Coró, EsperançaCóiFicha Técnica
[39]24 de outubro de 1926Grêmio5 - 5AmericanoEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoCoró (3), Esperança (2)Sardinha I, Hugo, Fagundes (2), FernandoFicha Técnica
[40]07 de novembro de 1926Grêmio6 - 4Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoDomingos, Coró (2), Esperança, Nenê (2)Marques (2), Moacyr, Telêmaco PiresFicha Técnica
[41]14 de novembro de 1926Grêmio4 - 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoTelêmaco, Coró, Luiz Carvalho (2)Ribeiro (2), BarrosFicha Técnica
[42]23 de novembro de 1926Grêmio8 - 3LajeadenseEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato GaúchoLuiz Carvalho (2), Esperança (2), Bello (contra), Telêmaco (2), CoróStein, Dante, Luiz KasperFicha Técnica
[43]02 de dezembro de 1926Grêmio6 - 2Guarany de Cachoeira do SulEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato GaúchoTelêmaco (2), Luiz Carvalho, Esperança (2), NenêIsaac, VidalFicha Técnica
[44]05 de dezembro de 1926Grêmio4 - 3Guarany de BagéEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoCoró (2), Esperança (2)Pardo, Costa, NicanorFicha Técnica
[45]03 de abril de 1927São José0 - 4GrêmioCampo da FlorestaCampeonato CitadinoCoró, Luiz Carvalho, Nenê, EsperançaFicha Técnica
[46]24 de abril de 1927Grêmio5 - 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoTelêmaco, Coró, Luiz Carvalho, Domingos, NenêFagundes, MariotFicha Técnica
[47]08 de maio de 1927Internacional3 - 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoRibeiro, Ross, MiroTelêmaco (2)Ficha Técnica
[48]15 de maio de 1927Grêmio5 - 4FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho (2), Nenê, Coró, TelêmacoHugo, Benedicto, Mingo, DanicoFicha Técnica
[49]29 de maio de 1927Grêmio5 - 0São JoséEstádio da BaixadaCampeonato Citadino?Ficha Técnica
[50]12 de junho de 1927Grêmio1 - 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoDomingosVeiga, Barros (2)Ficha Técnica
[51]03 de julho de 1927Fussball0 - 2GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoCoró, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[52]10 de julho de 1927Grêmio1 - 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoDomingosCampãoFicha Técnica
[53]24 de julho de 1927Americano6 - 3GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoJoão (3), Hugo, Fagundes (2)Domingos, Luiz Carvalho, NenêFicha Técnica
[54]11 de dezembro de 1927Grêmio3 - 2Associação de AmadoresEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho (3)Jaguarão, GermanoFicha Técnica
[55]25 de março de 1928Grêmio3 - 1FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho (3)?Ficha Técnica
[56]06 de maio de 1928Novo Hamburgo3 - 2GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)AmistosoHammer, Mário (2)Luiz Carvalho, CoróFicha Técnica
[57]10 de junho de 1928Internacional2 - 3GrêmioEstádio Chácara dos EucaliptosCampeonato CitadinoRibeiro, NenêTelêmaco (2), Luiz CarvalhoFicha Técnica
[58]17 de junho de 1928Grêmio4 - 2São JoséEstádio da BaixadaCampeonato Citadino??Ficha Técnica
[59]01 de julho de 1928Americano2 - 2GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoJoão (2)Telêmaco, DomingosFicha Técnica
[60]08 de julho de 1928Cruzeiro-RS1 - 4GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoFagundesLuiz Carvalho (3), CoróFicha Técnica
[61]29 de julho de 1928Fussball1 - 6GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoScabillonTelêmaco, Domingos (2), Odorico, Coró, EsperançaFicha Técnica
[62]26 de agosto de 1928Grêmio2 - 2InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoTelêmaco, EsperançaRibeiro, RamãoFicha Técnica
[63]02 de setembro de 1928Cruzeiro-RS3 - 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoMoacyr, Torres (2)Domingos, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[64]16 de setembro de 1928Grêmio6 - 0ConcórdiaEstádio da BaixadaCampeonato Citadino?Ficha Técnica
[65]30 de setembro de 1928Concórdia0 - 1GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoLuiz CarvalhoFicha Técnica
[66]01 de setembro de 1929Grêmio2 - 0ConcórdiaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[67]15 de setembro de 1929Americano2 - 4GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoJoãozinho, FagundesNestor, Luiz Carvalho, Coró (2)Ficha Técnica
[68]12 de outubro de 1929Grêmio3 - 1Oriental-URUEstádio da BaixadaAmistosoNenê, Luiz Carvalho, CoróPereiraFicha Técnica
[69]27 de outubro de 1929Grêmio2 - 0Bancário de Porto AlegreEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[70]10 de novembro de 1929Grêmio2 - 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoAmâncio, Miro (contra)RisadaFicha Técnica
[71]17 de novembro de 1929Ruy Barbosa2 - 4GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoDingo, FernandoGabriel (2), Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[72]27 de dezembro de 1929Grêmio2 - 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoCoró, FoguinhoDirceuFicha Técnica
[73]23 de março de 1930Ypiranga de Porto Alegre0 - 10GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoPistone, Nenê, Foguinho (2), Luiz Carvalho (3), Coró (3)Ficha Técnica
[74]13 de abril de 1930Concórdia0 - 4GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoPoroto, Luiz Carvalho, Coró, NenêFicha Técnica
[75]20 de abril de 1930Grêmio3 - 0AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoJavel, Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[76]04 de maio de 1930Grêmio3 - 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoJavel, Luiz Carvalho, FoguinhoRisadaFicha Técnica
[77]18 de maio de 1930Cruzeiro-RS0 - 3GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoCoró, Nenê (2)Ficha Técnica
[78]01 de junho de 1930Grêmio7 - 2Bancário de Porto AlegreEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoNenê, Poroto, Javel (3), Luiz Carvalho, CoróLourival, OdoricoFicha Técnica
[79]08 de junho de 1930Grêmio7 - 0Ruy BarbosaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCoró, Luiz Carvalho, Foguinho (3), Nenê (2)Ficha Técnica
[80]14 de julho de 1930Grêmio1 - 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoFoguinhoGradinFicha Técnica
[81]27 de julho de 1930Brasil de Pelotas3 - 2GrêmioEstádio Nossa Senhora AparecidaAmistosoTeotônio, Dirceu, SolferinoFoguinho, NenêFicha Técnica
[82]29 de julho de 1930Pelotas5 - 4GrêmioEstádio Boca do LoboAmistosoDario (contra), Coy, Ross (2), TutúCoró, Luiz Carvalho, Pitoco, PaulettiFicha Técnica
[83]03 de agosto de 1930Grêmio6 - 2ConcórdiaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoCoró, Luiz Carvalho (2), Foguinho, Nenê (2)Agostinho, AndradeFicha Técnica
[84]17 de agosto de 1930Grêmio5 - 1Brasil de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoJavel, Luiz Carvalho (2), Coró, FoguinhoTheotônioFicha Técnica
[85]24 de agosto de 1930Americano1 - 1GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoAlfredoJavelFicha Técnica
[86]10 de setembro de 1930Grêmio4 - 0Bancário de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, Foguinho, Nenê (2)Ficha Técnica
[87]14 de setembro de 1930Internacional1 - 1GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoMiroJavelFicha Técnica
[88]20 de setembro de 1930Grêmio5 - 2Combinado Jorge PyEstádio da BaixadaAmistoso??Ficha Técnica
[89]28 de setembro de 1930Grêmio3 - 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, FoguinhoGabrielFicha Técnica
[90]15 de março de 1931Internacional3 - 0GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)AmistosoJavel (3)Ficha Técnica
[91]22 de março de 1931Grêmio2 - 1Força e LuzEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Amistoso??Ficha Técnica
[92]29 de março de 1931Grêmio3 - 3PelotasEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoFoguinho, Nenê (2)Martial (2), João PedroFicha Técnica
[93]26 de abril de 1931Internacional1 - 0GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoRossFicha Técnica
[94]31 de maio de 1931Concórdia1 - 3GrêmioCampo da Rua Benjamin ConstantCampeonato CitadinoTupanFoguinho (2), Artigas PérezFicha Técnica
[95]14 de junho de 1931Ruy Barbosa1 - 6GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoLockmannLuiz Carvalho (2), Foguinho, Lacy, Artigas Pérez (2)Ficha Técnica
[96]24 de junho de 1931Grêmio1 - 2BotafogoEstádio da BaixadaAmistosoLacyAlvaro, OctacílioFicha Técnica
[97]28 de julho de 1931Grêmio2 - 0InternacionalEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[98]30 de agosto de 1931Grêmio3 - 1AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho (2), CoróAlfredoFicha Técnica
[99]15 de setembro de 1931Grêmio5 - 2Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaAmistosoNenê, Artigas Pérez, Lacy, Foguinho (2)Andrade, ChatinhoFicha Técnica
[100]04 de outubro de 1931Grêmio6 - 3ConcórdiaEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, Foguinho, Nenê, Lacy, Artigas Pérez (2)Pilla, Tupan (2)Ficha Técnica
[101]18 de outubro de 1931Grêmio2 - 1InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoArtigas Pérez, NenêMagnoFicha Técnica
[102]19 de novembro de 1931Grêmio3 - 1Combinado ParanaenseEstádio da BaixadaAmistosoArtigas Pérez (2), NenêLevoratoFicha Técnica
[103]20 de dezembro de 1931Grêmio7 - 1Riograndense de Santa MariaEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoRusso, Lacy, Artigas Pérez (2), Foguinho (2), NenêZecaFicha Técnica
[104]27 de dezembro de 1931Grêmio3 - 0Guarani de AlegreteEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoLacy, Artigas Pérez, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[105]13 de março de 1932Grêmio6 - 5Força e LuzEstádio da BaixadaAmistosoNenê (2), Poroto, Luiz Carvalho (3)Elpídio (2), Faccin, Patescko (2)Ficha Técnica
[106]20 de março de 1932Grêmio7 - 3AmericanoEstádio da BaixadaAmistosoLacy (2), Luiz Carvalho (2), Comarú (2), FoguinhoAfonso, Appell, IvoFicha Técnica
[107]03 de abril de 1932Grêmio2 - 1Montevideo WanderersEstádio da BaixadaAmistosoArtigas Pérez, Sardinha IIDoradoFicha Técnica
[108]08 de maio de 1932Fussball0 - 8GrêmioEstádio Chácara das CaméliasAmistosoNenê (2), Artigas Pérez, Luiz Carvalho, Comarú (2), Foguinho (2)Ficha Técnica
[109]15 de maio de 1932Novo Hamburgo0 - 4GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)AmistosoArtigas Pérez (2), Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[110]29 de maio de 1932Grêmio2 - 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLuiz Carvalho, FoguinhoIvo (2)Ficha Técnica
[111]02 de junho de 1932Força e Luz2 - 2GrêmioCampo da Rua ArlindoAmistosoDinga, ElpídioNenê, ComarúFicha Técnica
[112]12 de junho de 1932Cruzeiro-RS2 - 2GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoOctacilio, RangelNenê, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[113]26 de junho de 1932São José0 - 6GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoNenê (2), Artigas Pérez, José, Luiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[114]10 de julho de 1932Grêmio2 - 0InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoArtigas Pérez, FoguinhoFicha Técnica
[115]14 de julho de 193214 de Julho de Santana do Livramento0 - 2GrêmioEstádio João MartinsAmistosoLuiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[116]17 de julho de 1932Grêmio Santanense0 - 4GrêmioEstádio Honório NunesAmistosoNenê (2), Vanário (2)Ficha Técnica
[117]28 de agosto de 1932Grêmio9 - 0FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê (4), Artigas Pérez (2), Luiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[118]18 de setembro de 1932Americano1 - 3GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoAfonsoNenê (2), LacyFicha Técnica
[119]02 de outubro de 1932Grêmio3 - 0Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê, Artigas Pérez, FoguinhoFicha Técnica
[120]12 de outubro de 1932Grêmio6 - 2Força e LuzEstádio da BaixadaAmistosoArtigas Pérez, Luiz Carvalho, Foguinho, Nenê (2), ComarúFerreira, PateskoFicha Técnica
[121]16 de outubro de 1932Grêmio5 - 2São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacy (2), Luiz Carvalho, Coró, FoguinhoDahne, ZaniniFicha Técnica
[122]30 de outubro de 1932Internacional0 - 1GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoFoguinhoFicha Técnica
[123]20 de novembro de 1932Grêmio1 - 0BotafogoEstádio da BaixadaAmistosoNenêFicha Técnica
[124]18 de dezembro de 1932Grêmio4 - 014 de Julho de ItaquiEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoArtigas Pérez (2), Luiz Carvalho, ComarúFicha Técnica
[125]25 de dezembro de 1932Grêmio5 - 1PelotasEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoNenê, Artigas Pérez (2), Lacy, FoguinhoMarcialFicha Técnica
[126]09 de abril de 1933Grêmio5 - 3InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê (2), Artigas Pérez, Luiz Carvalho (2)Marreco, Tupã, VenenosoFicha Técnica
[127]23 de abril de 1933Grêmio2 - 0AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato Citadino?Ficha Técnica
[128]07 de maio de 1933Fussball1 - 5GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato CitadinoGodofredoLuiz Carvalho (3), Nenê (2)Ficha Técnica
[129]28 de maio de 1933Cruzeiro-RS1 - 6GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato CitadinoCelsoComarú, Luiz Carvalho (2), Foguinho (2), NenêFicha Técnica
[130]02 de julho de 1933Grêmio7 - 0São JoséEstádio da BaixadaCampeonato Citadino?, Lacy (2), Foguinho (3), Luiz CarvalhoFicha Técnica
[131]13 de agosto de 1933Internacional2 - 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoVenenoso, RisadaHeitor, Foguinho, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[132]27 de agosto de 1933Americano0 - 1GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoHeitorFicha Técnica
[133]07 de setembro de 1933Fussball1 - 2GrêmioEstádio Chácara das CaméliasCampeonato Citadino?Luiz Carvalho (2)Ficha Técnica
[134]10 de setembro de 1933Americano0 - 3GrêmioEstádio Chácara das CaméliasAmistosoFoguinho (2), Luiz CarvalhoFicha Técnica
[135]17 de setembro de 1933Grêmio3 - 3Grêmio SantanenseEstádio da BaixadaAmistosoVinhas (contra), Luiz Carvalho, NenêToto, Pascualito, Bate-BateFicha Técnica
[136]15 de outubro de 1933Grêmio6 - 3Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoPoroto, Luiz Carvalho (2), Foguinho, Nenê, CíceroNestor, Inácio (2)Ficha Técnica
[137]24 de outubro de 1933Grêmio3 - 0Riograndense de Santa MariaEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[138]05 de novembro de 1933São José2 - 4GrêmioCampo do Caminho do MeioCampeonato Citadino?Nenê, Luiz Carvalho, Comarú (2)Ficha Técnica
[139]12 de novembro de 1933Grêmio12 - 2UniversalEstádio Chácara das CaméliasCampeonato GaúchoNenê (2), Sardinha II, Lacy (3), Luiz Carvalho (2), Comarú, Foguinho (3)Jango, PratoFicha Técnica
[140]19 de novembro de 1933Grêmio1 - 2São Paulo-RSEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato GaúchoNenêArchimino, Darci EncarnaçãoFicha Técnica
[141]07 de dezembro de 1933Grêmio3 - 4Força e LuzEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, Foguinho, NenêNegrito, Facin, Dinga, VanzetoFicha Técnica
[142]20 de dezembro de 1933Grêmio8 - 2Rio GrandeEstádio da BaixadaAmistosoPoroto, Sardinha II, Vanário (2), Luiz Carvalho (2), Foguinho (2)Sanguinha (2)Ficha Técnica
[143]08 de abril de 1934Americano0 - 2GrêmioCampo da Rua LargaCampeonato CitadinoRussinho, Luiz CarvalhoFicha Técnica
[144]22 de abril de 1934Grêmio1 - 2São JoséEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenêBerto, ZaniniFicha Técnica
[145]13 de maio de 1934Força e Luz0 - 4GrêmioCampo da Rua ArlindoCampeonato CitadinoNenê, Sardinha II, Luiz Carvalho, FoguinhoFicha Técnica
[146]27 de maio de 1934Grêmio5 - 0FussballEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNenê, Lacy, Luiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[147]31 de maio de 1934Grêmio2 - 1Novo HamburgoEstádio da BaixadaAmistosoSardinha II, RussinhoBabáFicha Técnica
[148]17 de junho de 1934Grêmio3 - 1Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoAcosta, Luiz Carvalho, LambariVanárioFicha Técnica
[149]24 de junho de 1934Internacional4 - 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoHonório (2), Mancuso, RisadaSardinha II (2), Luiz CarvalhoFicha Técnica
[150]01 de julho de 1934Novo Hamburgo3 - 4GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)Taça General Flores da CunhaNonô, Luiz (2)Russinho, Luiz Carvalho (2), FoguinhoFicha Técnica
[151]30 de setembro de 1934Novo Hamburgo2 - 2GrêmioEstádio dos Taquarais (Novo Hamburgo)AmistosoBanana, LuizSardinha II, CastilloFicha Técnica
[152]07 de outubro de 1934Cruzeiro-RS4 - 3GrêmioCampo da Bela VistaCampeonato CitadinoHermínio, Fernando, Souza, CascãoSardinha II, Russinho (2)Ficha Técnica
[153]21 de outubro de 1934Grêmio1 - 2InternacionalEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoLacyCavaco, TupanFicha Técnica
[154]28 de outubro de 1934Grêmio1 - 2Combinado de PelotasEstádio da BaixadaAmistosoLacyJoão Pedro, Mário ReisFicha Técnica
[155]08 de maio de 1938Internacional1 - 3GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoSylvio PirilloLuiz Carvalho (2), VanárioFicha Técnica
[156]06 de junho de 1938Grêmio4 - 4InternacionalEstádio da TimbaúvaAmistosoLuiz Carvalho, Casaca (2), VanárioAcâcio, Carlitos, Sylvio Pirillo (2)Ficha Técnica
[157]02 de outubro de 1938Internacional3 - 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoAcácio, Miguel, Sylvio PirilloMesquita, Luiz Carvalho, Foguinho, CasacaFicha Técnica
[158]01 de novembro de 1938Grêmio0 - 6InternacionalEstádio da TimbaúvaTaça MartelAcâcio (3), Filhinho, Miguel, Sylvio PirilloFicha Técnica
[159]16 de janeiro de 1940Grêmio5 - 2AmericanoEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoNoronha, Mesquita, Luiz Carvalho, Alemãozinho, MalachiasEli, TorellyFicha Técnica
[160]23 de janeiro de 1940Força e Luz3 - 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoVanzeto, Dinga, IdaJesus (2), Foguinho, MalachiasFicha Técnica
[161]30 de janeiro de 1940Grêmio2 - 1IndependienteEstádio da BaixadaAmistosoLuiz Carvalho, MalachiasCollFicha Técnica
[162]08 de fevereiro de 1940Grêmio3 - 0Cruzeiro-RSEstádio da BaixadaCampeonato CitadinoSalvador (3)Ficha Técnica
[163]13 de fevereiro de 1940Internacional2 - 4GrêmioEstádio dos Eucaliptos (Porto Alegre)Campeonato CitadinoTesourinha, AcácioFoguinho (2), Salvador, César IFicha Técnica

Referências