Jogador em destaque

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Abaixo, jogador em destaque de cada dia do mês:

Dia 1 do mês

Luiz Leão de Carvalho.jpg

Luíz Leão de Carvalho (Cachoeira do Sul-RS, 1º de novembro de 1907), foi um futebolista, treinador de futebol e dirigente esportivo brasileiro. Com a camiseta do Grêmio, marcou 108 gols, sendo o 9º maior artilheiro da história do Grêmio. Luiz Carvalho era gaúcho de Cachoeira do Sul, sendo onde deu seus primeiros chutes e com apenas 10 anos já era destaque do internato colegial. Em Porto Alegre, já cursando o Colégio Militar, se destacava entre os jovens amantes do esporte. Nos campinhos em frente à escola, desfilava um estilo único e inteligente de jogar futebol.

Luiz Carvalho não era exatamente a figura típica de um centroavante. Não tinha muita altura e exibia um porte até um pouco acima do peso, mas os atentos olhos do General João de Deus Saraiva viram naquele jovem um grande potencial. Em 1923, o General indicou o jovem ao Grêmio e com apenas 15 anos de idade, o futuro "Rei das viradas" era pela primeira vez na vida saudado pelos torcedores gremistas que estavam presentes no velho pavilhão social do Estádio da Baixada.

Aos 17 anos de idade, Luiz Carvalho já era grande destaque no Grêmio. Nos primeiros anos como atleta do tricolor, Luiz Carvalho teve como grande mentor ninguém menos que Severino Franco da Silva, o “Lagarto”. Alta velocidade, inteligência acima da média, arremate com as duas pernas e claro, uma habilidade impressionante que só ele tinha: A virada. (leia mais...)


Dia 2 do mês

Geraldo Pereira de Matos Filho.jpg

Geraldo Pereira de Matos Filho, mais conhecido como Mazarópi, (Além Paraíba-MG, 27 de janeiro de 1953) é um ex-futebolista, ex-treinador de futebol e atual comentarista esportivo brasileiro. Mazarópi é um dos goleiros mais vitoriosos que já vestiram a camisa do Grêmio, marcando para sempre seu nome na história do Clube ao conquistar a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983, além de diversos estaduais e a Copa do Brasil de 1989.

A contratação de Mazarópi pelo Grêmio junto ao Vasco ocorreu em meio a um dos momentos mais marcantes da história do clube, a disputa da Copa Libertadores da América de 1983. O recém chegado arqueiro teve já em uma de suas primeiras partidas seu primeiro grande teste, a semifinal da Libertadores daquele ano eram definidas em triangulares, se classificando apenas o melhor clube do grupo. O Grêmio, que havia vencido o Estudiantes no jogo anterior, necessitava de uma vitória diante do temível América de Cali para encaminhar a classificação, em jogo realizado no Estádio Olímpico. O jogo contra a equipe colombiana transcorria com vitória do Grêmio por 2x1, quando o árbitro marcaria penalidade para o América, um gol praticamente eliminaria o Grêmio, mas Mazarópi defende a cobrança e encaminha o Grêmio à final da Libertadores, que seria vencida pelo Imortal. (leia mais...)


Dia 3 do mês

Tesourinha.png

Osmar Fortes Barcellos, mais conhecido como Tesourinha (Porto Alegre-RS, 3 de dezembro de 1921 — Porto Alegre-RS, 17 de junho de 1979), foi um futebolista brasileiro que atuava como ponta-direita. Tesourinha, que teve o apelido tirado de um bloco carnavalesco no qual participava chamado Os Tesouras.

Começou a carreira jogando em um clube amador de Porto Alegre, o Ferroviário, time da Ilhota, ex-vila da capital do Rio Grande do Sul, hoje batizada de Praça Garibaldi. Em 1939, foi convidado por um olheiro do Internacional a fazer testes no clube, sendo aprovado. Ainda em 1949, Tesourinha transferiu-se do Internacional para o Vasco por uma quantia considerada uma fortuna na época. Estreou no dia 4 de janeiro de 1950, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, na qual o Vasco venceu a Portuguesa de Desportos por 5–2, com Tesourinha marcando um gol cobrando falta. No clube carioca, fez parte do lendário Expresso da Vitória, atuando até o ano de 1952.

Em 1952, Tesourinha foi contratado pelo Grêmio, fazendo sua estréia em amistoso no dia 16 de março daquele ano, em vitória por 5–3 sobre o Juventude, na cidade de Caxias do Sul, marcando dois gols na partida. (leia mais...)


Dia 4 do mês

Mario jardel.jpg

Mário Jardel Almeida Ribeiro, mais conhecido como Jardel ou ainda como Mário Jardel, (Fortaleza-CE, 18 de setembro de 1973), foi um futebolista brasileiro que atuava como atacante. Jardel começou sua carreira no Ferroviário do Ceará, onde chamou a atenção do Vasco, clube que o contratou. Ganhou vários títulos pela categoria de base do Vasco, bem como dois títulos cariocas como profissional em 1993 e 1994. Por tais feitos, despertou o interesse do Grêmio, que o contratou por empréstimo em 1995.

Em 1995, o Grêmio montou um dos melhores time da história do clube, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, teve em seu ataque uma dupla muito eficiente com Paulo Nunes e Jardel, com a qual conquistou a Copa Libertadores da América de 1995, sendo Jardel o artilheiro daquela edição. Ainda naquele ano, o Imortal seria vice-campeão do Mundial de Clubes, perdendo o título para o Ajax dos Países Baixos, nos pênaltis.

Em 1996 o Porto de Portugal buscou junto ao Vasco sua contratação por US$ 1.500.000,00, mas, em respeito a um acordo firmado entre Eurico Miranda, presidente do Vasco, e Fábio Koff, presidente do Grêmio, a equipe cruzmaltina manteve a palavra com o Imortal, garantindo a venda do jogador por US$ 1.000.000,00 para o Tricolor Gaúcho (leia mais...)


Dia 5 do mês

Luan Guilherme de Jesus Vieira.png

Luan Guilherme de Jesus Vieira, mais conhecido como Luan (São José do Rio Preto-SP, 27 de março de 1993) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Luan chegou no Grêmio em 2013 e desde 2014 vem sendo uma das principais peças do time. Jogou pela primeira vez nos profissionais no dia 19 de janeiro de 2014. Era um time alternativo do tricolor, o termômetro marcava 60º e a partida terminou em 1 a 0 para o São José, que venceu no gramado sintético do Estádio Passo d'Areia pelo Campeonato Gaúcho.

Dez 10 dias após a estreia, Luan balançou a rede pela primeira vez. Foi em Pelotas, no Estádio Bento Freitas, contra o Brasil. O placar foi 1 a 1. Novamente o Grêmio atuou sem as peças principais na época, sendo comandado por Marcelo Mabília na sequência do estadual.

Luan marcou 9 gols em 2014, apesar de Hernán Barcos ter marcado 20 a mais, foi o vice-artilheiro do Grêmio no ano tendo jogado 52 partidas. Na última oportunidade da temporada, empatou de falta o confronto na Arena contra o Flamengo, que terminou em 1 a 1 pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. (leia mais...)


Dia 6 do mês

Carlos Miguel Jr.jpg

Carlos Miguel da Silva Júnior, mais conhecido como Carlos Miguel (Bento Gonçalves-RS, 12 de junho de 1972), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Começou a carreira no Grêmio em 1992, ganhando destaque com a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, em 1993. Com o clube gaúcho foi campeão da Copa do Brasil de 1994, Taça Libertadores da América de 1995, Recopa Sul-Americana de 1996, Campeonato Brasileiro de 1996 e novamente a Copa do Brasil de 1997, além dos Gauchões de 1993, 1995 e 1996.

Como havia ganhado muito destaque jogando pelo Grêmio, em 1997 teve sua chance de ir para a Europa e se transferiu para o Sporting de Portugal, porém não se adaptou no velho continente e voltou ao Brasil, para jogar no São Paulo Futebol Clube.

No clube paulista o apoiador teve estrela e conquistou logo de cara o campeonato estadual de 1998, onde foi um dos destaques do time junto com Rogério Ceni, França, Denílson e Raí, que chegou na última partida do campeonato marcando um dos gols do título por 3 a 1 sobre o rival Corinthians. (leia mais...)


Dia 7 do mês

Tarciso.png

José Tarciso de Souza, mais conhecido como Tarciso (São Geraldo-MG, 15 de setembro de 1951), é um ex-futebolista que atuava como ponta-direito. Atuou pelo Grêmio entre os anos de 1973 e 1986, sendo um dos atletas com mais jogos e o segundo maior goleador do clube, além de um dos jogadores mais vitoriosos da história do Imortal. Vestindo a camisa do Grêmio conquistou o Mundial de Clubes e a Copa Libertadores da América em 1983, além do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981 e cinco títulos do Campeonato Gaúcho.

Contratado pelo Tricolor Gaúcho em 1973, Tarciso acabou atuando como ponta-direita e mais tarde inclusive como ponta-esquerda. Após destaque na campanha do histórico título do Campeonato Gaúcho de 1977, o Flecha Negra foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, em 1978, estreando em partida contra a Seleção do Interior do Estado do Rio de Janeiro, em 12 de março.

arciso atuaria ainda outros sete jogos pela Seleção Brasileira, em jogos contra a Seleção Goiana, onde marcou seu primeiro gol pela canarinho, a Seleção Paranaense, a Seleção Francesa, a Internazionale de Milão, o Atlético de Madrid e a Seleção do Paraguai. Após três anos de convocações (leia mais...)


Dia 8 do mês

Severino Franco da Silva.jpg

Severino Franco da Silva, mais conhecido como Lagarto, (Bagé-RS, 16 de julho de 1899 — Porto Alegre, 5 de março de 1972) foi um futebolista brasileiro que atuava como atacante. É um dos grandes nomes do período antigo da história do Grêmio, tendo como sua principal característica o fato de jogar com estilo semelhante ao caminhar de um lagarto, animal que deu origem ao seu apelido. Lagarto foi tetracampeão do Campeonato Citadino de Porto Alegre e bicampeão do Campeonato Gaúcho com o Imortal, sendo um dos 15 maiores goleadores na história do Grêmio.

Lagarto começou sua carreira como jogador no Guarany Futebol Clube, de Bagé, em 1915. Em 1917, foi contratado pelo Grêmio e fez parte de um dos primeiros grandes elencos da história do Tricolor, em equipe que contava com grandes nomes como Gustavo Mohrdieck, Oscar Gertum e Eduardo Beheregaray.

Após uma passagem triunfal pelo Tricolor Gaúcho, onde conquistaria quatro campeonatos municipais e dois estaduais, foi contratado pelo Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro, onde foi campeão carioca em 1924. Em 1928, retornou ao Guarany de Bagé, onde ao que parece encerrou a carreira de jogador. (leia mais...)


Dia 9 do mês

Renato Portaluppi.jpg

Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Portaluppi (Guaporé-RS, 9 de setembro de 1962), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como ponta-direita. Iniciou sua carreira nas categorias de base do Clube Esportivo Bento Gonçalves, sendo posteriormente transferido ao Grêmio. É dos grandes nomes do futebol brasileiro nos anos 80 e anos 90, além de ser um dos maiores jogadores da história do Grêmio, graças a passagem de sucesso pelo Tricolor Gaúcho. Foi campeão do Mundo pelo Grêmio, sendo ídolo também no Fluminense e Flamengo.

Ainda na adolescência, Renato passou a treinar futebol no Esportivo escondido da família. Trabalhava meio turno na fábrica de móveis Todeschini e o restante do tempo no futebol. Ainda no alviazul de Bento Gonçalves, fez parte da equipe de 1979 daquele clube, um dos principais elencos da história do time bento-gonçalvense, Campeão do Interior e vice-campeão gaúcho, perdendo o título para o Grêmio.

Apesar do grande resultado do time de Bento Gonçalves, Renato era um reserva no time comandado por outro grande nome da história do Grêmio Valdir Espinosa, então treinador da equipe da serra gaúcha. Com o tempo Renato foi conquistando espaço na equipe, jogando sua primeira partida como titular em 12 de agosto de 1979, quando ainda tinha 16 anos. (leia mais...)


Dia 10 do mês

Oswaldo Azzarini Rolla.jpg

Oswaldo Azzarini Rolla, mais conhecido como Foguinho, (Porto Alegre-RS, 13 de setembro de 1909 — Porto Alegre-RS, 27 de outubro de 1996), foi um jogador de futebol, árbitro, treinador e posteriormente cronista esportivo. Atuou por 14 anos como atleta do Grêmio e 6 anos como técnico do Tricolor. Curiosamente, nasceu apenas 2 dias antes do aniversário do Imortal, onde marcaria história alguns anos depois, sendo multi-campeão e marcando 98 gols com a camiseta tricolor.

Filho do senhor Jaime Elígio e da senhora Edília, o jovem garoto morador da Zona Norte de Porto Alegre era conhecido como Foguinho, devido ao tom ruivo de seus cabelos. Uma curiosidade é que desde seus 12 anos de idade, disputava peladas com os detentos da Colônia Penal de São João, a qual era vizinha de sua escola. Todo domingo lá estava Foguinho, disputando acirrados jogos pelos irregulares gramados de areia da Zona Norte de Porto Alegre.

Com 16 anos de idade, e trabalhando como balconista na Loja Renner, Foguinho começou a jogar pelo São José. Em 1926, depois de uma gripe, Foguinho foi alertado por um médico que, devido ao seu físico franzino, se não parasse de jogar futebol poderia desenvolver tuberculose, que na época não tinha cura ou tratamento. (leia mais...)


Dia 11 do mês

Everaldo Marques da Silva.jpg

Everaldo Marques da Silva, mais conhecido como Everaldo (Porto Alegre-RS, 11 de setembro de 1944 – Cachoeira do Sul-RS, 27 de outubro de 1974), foi um futebolista brasileiro, que atuou como lateral-esquerdo, possuindo um estilo de jogo simples, mas eficiente, com uma grande capacidade de marcação. Foi o primeiro atleta atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo de Futebol, por este feito Everaldo ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio. Jogando pelo Imortal, conquistou o tricampeonato gaúcho nos anos de 1966, 1967 e 1968.

Everaldo ingressou no Grêmio em 1957, passando pelas categorias infanto-juvenil e juvenil. Em 1964 foi emprestado ao Juventude de Caxias do Sul, retornando ao Olímpico Monumental dois anos depois. Em 1967, foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira de Futebol. Conquistou a Copa Rio Branco no Uruguai, assegurando vaga no selecionado que, em 1969, participaria das Eliminatórias que culminariam com o tricampeonato no México em 1970.

No dia 30 de junho de 1970, seis dias após seu retorno do México, o Conselho Deliberativo do Grêmio, em uma sessão solene, perpetuou oficialmente a figura de Everaldo na história do Clube, dedicando ao atleta a famosa estrela dourada na bandeira. (leia mais...)


Dia 12 do mês

Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo.png

Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo, mais conhecido como Arthur (Goiânia-GO, 12 de agosto de 1996), é um futebolista brasileiro que atua como volante. Iniciou sua trajetória no futebol em 2001, quando o senhor Aílton, pai do volante, matriculou Arthur e seu irmão, Paulo Henrique, na escolinha de futebol do seu primo, o ex-jogador Niltinho. Em 2003, Arthur se destacou em uma partida contra o Goiás, sendo na mesma semana chamado para treinar no clube esmeraldino. Arthur jogou pelo Goiás por sete anos, quando em partida pelo time sub-15, contra o Grêmio, despertou o interesse do Imortal.

Arthur chegou ao Grêmio em dezembro de 2010, com 14 anos. Em 2012, foi eleito o melhor jogador da Copa Carpina Sub-16, além de ser Campeão. Em janeiro de 2013 foi titular da equipe gremista que terminou em terceiro na Copa Santiago de Futebol Juvenil. Em março de 2013, foi convocado junto com Zé Augusto, por Alexandre Gallo para o período final de preparação para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-17, que seria disputado na Argentina em abril.

Já em abril, disputou o Sul-Americano Sub-17 com a Seleção Brasileira, entrando em campo três vezes sob o comando do técnico Alexandre Gallo. O 3º lugar classificou o Brasil para a Copa do Mundo em outubro nos Emirados Árabes Unidos. Porém, Arthur não foi novamente convocado. Em 2014, aos 18 anos, foi campeão Estadual Sub-20 ao lado de Pedro Rocha e Everton. O time comandado pelo técnico Raul Cabral venceu o São José por 3 a 0 no CT Presidente Hélio Dourado. (leia mais...)


Dia 13 do mês

Marcelo Grohe.png

Marcelo Grohe, também conhecido como Grohe (Campo Bom-RS, 13 de janeiro de 1987) é um futebolista brasileiro que atua como goleiro, atualmente joga pelo Al Ittihad. Marcelo é autor de uma das mais belas defesas da história do Futebol, em partida válida pela Copa Libertadores jogo de ida da semi-final diante do Barcelona Sporting Club. Na oportunidade, o jogador recebeu o prêmio de Melhor Defesa do Século XXI, no programa Bem Amigos, do SporTV e foi elogiado pelo lendário goleiro inglês Gordon Banks, que classificou a defesa de Marcelo como "Incrível!".

É um dos atletas que mais atuaram pelo Grêmio em partidas oficiais e também o detentor do maior período sem levar gols no clube gaúcho, com 803 minutos de invencibilidade conquistados na temporada de 2014. O jogador iniciou sua história nas categorias de base do Imortal com apenas 12 anos de idade. Grohe é considerado uns dos maiores goleiros da história do Grêmio, em seleto grupo que conta com Danrlei, Mazarópi e Eurico Lara.

Marcelo Grohe começou a sua carreira como profissional no Grêmio em 2005. Era o terceiro goleiro, uma vez que Eduardo e Galatto estavam na sua frente na disputa pela vaga de titular. (leia mais...)


Dia 14 do mês

Walter Kannemann.png

Walter Kannemann, mais conhecido como Kannemann (Concepción del Uruguay, 14 de março de 1991), é um futebolista argentino que atua como zagueiro ou lateral-esquerdo. Foi contratado pelo Grêmio em 15 de julho de 2016, por três temporadas. Kannemann começou sua carreira na base do clube San Lorenzo, iniciando sua formação aos 14 anos de idade, quando integrou as divisões inferiores do clube argentino. Com a chegada de Diego Simeone ao San Lorenzo no ano de 2009, houve um aumento significativo de participação de jogadores da base no time principal, o que possibilitou a vários jogadores dos times inferiores disputar a Primeira Divisão Argentina. Walter, por sua vez, veio a ter sua primeira chance de jogar na elite argentina em 2010, quando integrou o time principal.

Em 20 de março de 2010 Walter Kannemann teve sua estréia no time principal do San Lorenzo, no empate em 2x2 contra a equipe do Colón pelo campeonato nacional. Apesar de ser integrado ao elenco principal do clube, Kannemann amargou a reserva nos anos de 2010 e 2011, sem que, contudo, se destacado negativamente em suas atuações.

No ano de 2012 Kannemann teve sua primeira temporada pelo clube argentino como real opção de jogo, participando de 25 partidas pelo San Lorenzo. Apesar de manter a reserva, Walter Kannemann era reserva imediato no time, suprindo ausências de jogadores em partidas importantes. (leia mais...)


Dia 15 do mês

Pavilhao.jpeg

Aírton Ferreira da Silva, que ficou conhecido como Aírton Pavilhão (Porto Alegre-RS, 31 de outubro de 1934 - Porto Alegre-RS, 3 de abril de 2012) foi um futebolista brasileiro que atuou na posição de zagueiro durante a maior parte de sua carreira. Aírton Pavilhão iniciou sua carreira como primeiro volante, no Força e Luz, da cidade de Porto Alegre. Desde seus 13 anos, Aírton foi tido como um excelente jogador, ainda que atuando com atletas bem mais velhos que ele. Apontado como uma grande promessa, sempre teve por característica a segurança e sua qualidade técnica apuradíssima para um defensor.

A qualidade do atleta não passou despercebida aos olhos da direção do Grêmio. Aos 20 anos de idade e chegando na maturidade da carreira, Aírton despertou o interesse do tricolor. Após a conclusão do Estádio Olímpico, em nova vida, de casa nova e começando enfim a investir na equipe de futebol, o Grêmio foi atrás da jovem promessa do Força e Luz. A transferência para o Grêmio foi bastante curiosa, o Tricolor ainda tinha posse do seu velho pavilhão social do Estádio da Baixada, que foi envolvido na negociação do atleta somado ao valor de 50 mil cruzeiros. O velho pavilhão, que foi entregue ao Clube da Timbaúva como parte do pagamento do passe do atleta, rendeu ao jogador o eterno apelido de Aírton Pavilhão. (leia mais...)


Dia 16 do mês

Edgar Booth.png

Edgar Booth, mais conhecido como Booth (Hamburgo-ALE, 13 de abril de 1888 - Uruguai, em 1945) foi um futebolista alemão naturalizado brasileiro que atuava como atacante. Foi jogador do Grêmio de 1909 a 1913, sendo tricampeeão do Troféu Wanderpreis em 1910, 1911 e 1912 e bicampeão do Campeonato Citadino de Porto Alegre em 1911 e 1912.

Booth era filho de ingleses, sendo que seu pai, Charles Edward Booth, era comandante egresso da Marinha Mercante Inglesa. Iniciou carreira de jogador de futebol profissional no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde jogou por quatro anos, na posição de atacante. Ficou conhecido por, aos 10 minutos de jogo, marcar o 1º gol da história do clássico Grenal. Nesta partida, ocorrida em 18 de julho de 1909, Booth marcou cinco gols no total, sendo que o jogo terminou Grêmio 10x0 Internacional.

Após abandonar a carreira esportiva, Booth casou-se com a miss Porto Alegre Alice Hoffmann. Atuou no ramo da navegação, fazendo parte da direção da Companhia de Navegação das Lagoas, com escritórios no centro de Porto Alegre. Por volta de 1930 Edgar Booth deixou o Brasil, indo morar no Uruguai, local onde viveu o resto de sua vida, falecendo na década de 1950. (leia mais...)


Dia 17 do mês

Baltazar.jpg

Baltazar Maria de Morais Júnior, mais conhecido como Baltazar (Goiânia-GO, 17 de julho de 1959), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Iniciou sua carreira profissional em 1978, atuando pelo Atlético Clube Goianiense, demonstrando sua qualidade já naquele ano, sagrando-se artilheiro do Campeonato Goiano. No ano seguinte, Baltazar foi contratado pelo Grêmio, onde conquistou seus primeiros títulos com o bicampeonato Gaúcho de 1979 e 1980, sendo artilheiro do Campeonato Gaúcho por dois anos seguidos; em 1980 (28 gols) e 1981 (20 gols).

Em 1981, Baltazar foi figura destacada no futebol nacional, marcando para sempre seu nome na história do Imortal. Após perder um pênalti no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1981, o atacante declarou "Deus está reservando algo melhor para mim". Na partida final no Estádio Morumbi, o atleta predestinado marcaria o gol que sentenciou o primeiro título brasileiro do Grêmio sobre o São Paulo. (leia mais...)


Dia 18 do mês

Danrlei de Deus Hinterholz.jpg

Danrlei de Deus Hinterholz, mais conhecido como Danrlei (Crissiumal-RS, 18 de abril de 1973), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. Iniciou sua carreira nas categorias de base do Grêmio, onde foi promovido aos profissionais em 1993. Se tornou dos maiores ídolos da história do Tricolor, conquistando a Libertadores, o Brasileirão, três Copas do Brasil, Recopa Sul-Americana, Copa Sul além de cinco estaduais.

Em 1987, com 14 anos, ingressou nas categorias de base do Grêmio trazido pelo seu tio Roberto Gilmar Hinterholz, goleiro tricolor na época e por Paulo Lumumba que fazia parte da comissão técnica na época e apostou no sobrinho de Beto após ver uma atuação do garoto em Crissiumal, cidade natal do arqueiro.

Lançado no time profissional, disputou sua primeira partida pelo elenco principal do Grêmio em 1993, com apenas 20 anos. Foi reserva no primeiro semestre de 1993, fazendo parte da equipe que conquistou o Gauchão daquele ano, mas sem jogar. No meio do ano, o Grêmio em preparação para o Brasileirão fez uma excursão para a Itália, onde enfrentou times como Bologna, Napoli, Roma e Cagliari. Nesta excursão o jovem goleiro recebeu suas primeiras oportunidades como titular. Quando voltaram ao Brasil, logo na primeira rodada do Brasileiro contra o Fluminense, Felipão o escalou na meta gremista. (leia mais...)


Dia 19 do mês

Ancheta.jpg

Atilio Genaro Ancheta Weiguel, mais conhecido como Ancheta (Florida-URU, 19 de julho de 1948), é um ex-futebolista uruguaio que atuava como zagueiro. Começou na sua juventude atuando no San Lorenzo de Florida, sendo chamado para atuar nos juniores do Club Nacional de Football em 1966. No mesmo ano se profissionalizou no clube uruguaio.

No Nacional foi tri-campeão uruguaio em 1969, 1970 e 1971, internacionalmente foi campeão da Copa Libertadores da América e Mundial Interclubes em 1971. Ainda em 1970, Ancheta disputou a Copa do Mundo pela Seleção Uruguaia, com brilhante atuação que lhe rendeu o status de melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1970 pela crítica especializada. A Celeste Olímica terminaria o Mundial de Seleções em quarto lugar, sendo eliminada pela Seleção Brasileira nas semifinais.

Com seu currículo, atraiu o interesse do Grêmio, sendo contratado em 1971 em negociação envolvendo o jogador gremista Chamaco Rodríguez. Atuando pelo Grêmio teve um começo difícil com o bom momento atravessado pelo rival Internacional na década de 70. Porém, participou da quebra da hegemonia do rival em 1977, conquistando o histórico Campeonato Gaúcho daquele ano pelo Tricolor Gaúcho. (leia mais...)


Dia 20 do mês

Juarez Teixeira.JPG

Juarez Teixeira (Blumenau-SC, 20 de setembro de 1928) é um ex-futebolista brasileiro que atuava como centroavante. Iniciou sua carreira pelo Blumenau Esporte Clube logo após uma passagem pelo time do quartel, em 1949 seguiu para o Grêmio Esportivo Olímpico, também de Blumenau, onde conquistaria o primeiro Campeonato Catarinense da história do clube. Em 1953 jogou pelo Clube Atlético Ferroviário de Curitiba, onde foi o artilheiro e campeão do paranaense. Em 1954 voltou para Santa Catarina, onde venceu o campeonato estadual pelo Caxias Futebol Clube.

Em 1955, despertou o interesse do então técnico do Grêmio, Foguinho, sendo contratado pelo clube. No Tricolor, conquistou seus maiores títulos, sendo um dos maiores goleadores da história do clube e um dos grandes ídolos dos anos 50 e 60. Em 1956, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, onde disputou o Campeonato Pan-americano, jogando contra a Seleção Chilena de Futebol, Seleção Mexicana de Futebol e Seleção Peruana de Futebol.

Em 1961, foi vendido para o Club Atlético Newell's Old Boys, da Argentina, onde ficou até 1965, e, após o término do contrato, voltou para o Rio Grande do Sul, onde defendeu seu último clube, o Grêmio Esportivo Bagé, se aposentando no mesmo ano. (leia mais...)


Dia 21 do mês

Pedro Tonon Geromel.png

Pedro Tonon Geromel, mais conhecido como Pedro Geromel ou somente Geromel (São Paulo-SP, 21 de setembro de 1985) é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. Geromel iniciou a carreira nas categorias de base da Portuguesa, antes de ir para o Palmeiras em 1999. Em 2004 foi contratado pelo Desportivo de Chaves de Portugal e jogou a Segunda Liga, que é a Série B portuguesa. Passou por Vitória de Guimarães de Portugal, pelo Colônia da Alemanha e depois pelo Mallorca da Espanha.

Em 2014 o zagueiro estreou pelo Grêmio, mas somente no fim de 2015 firmou vínculo diretamente com o tricolor gaúcho. Na quarta temporada com a camisa do time de Porto Alegre, foi o capitão a erguer a taça da Copa Libertadores da América de 2017, depois de ter sido um dos protagonistas do título da Copa do Brasil de 2016. Em 2018 conquistou outros dois títulos pelo Grêmio, a Recopa Sul-Americana, sobre o Independiente da Argentina, e o Campeonato Gaúcho de 2018, sobre o Brasil de Pelotas.

Na temporada 2017 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. A estreia com a amarelinha foi contra a Colômbia em vitória por 1 a 0, gol de Dudu. Geromel esteve em campo os 90 minutos. Apenas jogadores que atuavam no Brasil foram chamados por Tite. Luan entrou no segundo tempo no lugar de Diego Souza. Walace, Rodriguinho e Fábio Santos foram outros ex-Grêmio que também estiveram presentes. (leia mais...)


Dia 22 do mês

Edi Wilson Jose dos Santos.jpg

Edi Wilson José dos Santos, mais conhecido como Dinho (Neópolis-SE, 15 de outubro de 1966), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante, defendeu o Grêmio de 1995 até 1997. Iniciou sua carreira de atleta em 1985, na Associação Desportiva Confiança, clube da cidade de Aracaju. Em 1986, foi campeão sergipano e depois se transferiu para o Sport Club do Recife, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1987 e campeão pernambucano em 1988 e 1990. No início da década de 90, atuou brevemente no futebol espanhol pelo time do La Coruña.

Em 1992, chegou ao São Paulo Futebol Clube, equipe onde conquistou dois títulos da Copa Libertadores da América e dois Mundial Interclubes, em 1992 e 1993. Segundo o "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa, o volante disputou 113 jogos pelo time são-paulino e marcou 12 gols.

Foi negociado com o Santos Futebol Clube, em 1994, mas não conseguiu adaptar-se ao clube praiano. Então, no mesmo ano, o Grêmio contratou Dinho. O jogador se adaptou rapidamente ao clube gaúcho. No Tricolor, venceu uma Copa do Brasil, uma Libertadores da América, a Recopa Sul-Americana de 1996, além do Campeonato Brasileiro deste mesmo ano. No âmbito regional, venceu o Campeonato Gaúcho de Futebol em 1995 e 1996.(leia mais...)


Dia 23 do mês

Felipão no Grêmio 4.jpg

Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão (Passo Fundo, 9 de novembro de 1948) é um ex-futebolista e treinador brasileiro, que atuava como zagueiro. Felipão é um dos técnicos mais bem sucedidos da história do futebol brasileiro, tendo conquistado quase todos os grandes títulos possíveis a um técnico do Brasil. Foi campeão do mundo de futebol com a Seleção Brasileira de Futebol em 2002, além de conquistar duas Copas Libertadores da América em 1995 e 1999 e diversos outros títulos continentais, nacionais e regionais, tanto no Brasil quanto em sua carreira internacional.

Apesar das aventuras nos times do Colégio Conceição, onde estudou, do São Cristóvão e do Montenegro, foi em 1969, com a contratação pelo Aimoré, que Felipão finalmente iniciava sua carreira no futebol profissional. Começou a construir sua carreira inicialmente como lateral-direito, depois definitivamente como zagueiro. Mas não foi apenas a carreira profissional que começou a ser construída ali, como também sua fama de linha-dura e extremamente dedicado.

No Aimoré foi o líder da equipe em campo, em um plantel conhecido por muitos como o “melhor Aimoré de todos os tempos”. Em que pese o tradicional clube de São Leopoldo tivesse obtido grandes feitos em outros períodos de sua história, de fato aquele Aimoré foi um dos últimos times até os dias atuais que conseguiu fazer frente aos demais clubes da primeira divisão gaúcha, obtendo inclusive um quarto lugar no estadual, melhor classificação do índio capilé na competição. (leia mais...)


Dia 24 do mês

Gessy Lima 2.JPG

Gessy Lima, mais conhecido como Gessy (Uruguaiana-RS, 24 de setembro de 1935 — Porto Alegre-RS, 4 de abril de 1989) foi um futebolista brasileiro, que atuava como meia. O jogador esta entre os 3 maiores artilheiros da história do Grêmio com 206 gols em sete temporadas pelo Imortal, tendo conquistado o Campeonato Gaúcho de Futebol e o Campeonato Citadino nos anos de 1956, 1957, 1958, 1959 e 1960, bem como o Campeonato Sul-Brasileiro em 1962.

Gessy começou a carreira nos juvenis do Uruguaiana, em 1951. Em 1954 já era titular da ponta-de-lança do Uruguaiana. O Grêmio o contratou em 1955 e, em 1956, Gessy era titular da camisa 8, quando passou a acumular títulos. Em 1960, foi convocado para a Seleção Brasileira, que disputou o III Campeonato Pan-Americano na Costa Rica, de onde voltou com um vice-campeonato.

Entre seus feitos está a marcação de gols, em especial na noite de 25 de fevereiro de 1959, quando em pleno estádio de Estádio La Bombonera marcou os quatro gols da vitória do Grêmio sobre o Boca Juniors, da Argentina. O resultado final foi 4 a 1 para o Grêmio. (leia mais...)


Dia 25 do mês

Eurico Lara Fonseca.jpg

Eurico Lara Fonseca, mais conhecido como Eurico Lara ou apenas Lara, (Uruguaiana-RS, 25 de janeiro de 1897), foi um goleiro brasileiro que iniciou sua carreira no Esporte Clube Uruguaiana, onde jogou até 1919, sendo transferido para o Grêmio em 1920. No Imortal atuou até 1935, conquistando quatro Campeonatos Gaúchos e onze Citadinos de Porto Alegre. É considerado um dos maiores ídolos da história do Grêmio, sobretudo pelo fato de atuar pelo clube mesmo em condições debilitadas de saúde, vindo a ser internado no Hospital Beneficiência Portuguesa após o Grenal Farroupilha em 1935, onde veio a falecer.

Eurico Lara nunca foi do tipo mais falante, muito pelo contrário, sempre foi um rapaz tímido e bastante introvertido. Chamava atenção por sua altura, seus cerca de 1,90 somado ao seu físico dava-lhe uma aparência até meio desengonçada. Antes de se tornar goleiro, aventurou-se como ponteiro-esquerdo, mas sem sucesso.

Com 18 anos de idade e jogando pelo time do exército, Lara enfim foi para baixo das traves. De início ainda sem muita técnica em sua nova função, mas que aos poucos, foi se especializando em fazer verdadeiros milagres por sua equipe. (leia mais...)


Dia 26 do mês

Mário Sérgio Pontes de Paiva.jpg

Mário Sérgio Pontes de Paiva, também conhecido como Mário Sérgio (Rio de Janeiro-RJ, 7 de setembro de 1950 - Cerro Gordo, Colômbia, 28 de novembro de 2016), foi um comentarista, treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Iniciou sua carreira esportiva no futsal do Fluminense, fazendo parte das categorias de base do Flamengo. Mário Sérgio foi Campeão do Mundo, Campeão Brasileiro e multicampeão estadual. Foi ídolo do Vitória, sendo um dos poucos jogadores na história considerado ídolo de Grêmio e Internacional. Faleceu em 28 de novembro de 2016 em um trágico acidente de avião que comoveu o país, onde muitos da delegação da Chapecoense, jornalistas e demais tripulantes acabaram falecendo.

Mário Sérgio iniciou sua carreira esportiva no futsal, mas abandonou-a para trabalhar em uma empresa de computação. Concluiu o curso científico e pretendia ingressar na graduação em processamento de dados quando passou em um teste no Flamengo, sendo contratado pelo clube carioca.

Era conhecido pelo temperamento forte e técnica apurada. Foi criticado por alguns pelo individualismo, associado ao início no futsal, ao mesmo tempo em que era elogiado pelas atuações de alta qualidade e jogadas magistrais, tanto que lhe foi atribuído o apelido de Vesgo, por olhar para um lado e tocar a bola para outro. (leia mais...)


Dia 27 do mês

Hugo Eduardo de León Rodríguez.jpg

Hugo Eduardo de León Rodríguez, mais conhecido como Hugo de León ou De León (Rivera, 27 de fevereiro de 1958), é um ex-treinador e ex-futebolista uruguaio, que atuava como zagueiro. Hugo de León iniciou a carreira no Club Nacional de Football do Uruguai no ano de 1975, sendo já aos 17 anos o capitão do time. Menos de um ano de seu início, teve sua primeira convocação para a Seleção Olímpica do Uruguai. Em 1977 se sagrou campeão do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 com a seleção de base.

Após sua rápida ascensão, o zagueiro de León seria promovido ao time principal do Nacional no ano de 1977. Em seu primeiro ano como profissional se sagrou Campeão do Campeonato Uruguaio. O zagueiro promissor ganharia mais um Campeonato Uruguaio em 1980, além da Copa Libertadores da América no mesmo ano.

Hugo de León acabou despertando o interesse do Grêmio, sendo contratado pelo clube em 1981. No Imortal foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981 e chegou a final do Campeonato Brasileiro em 1982. Em 1983 foi um dos protagonistas das maiores conquistas do Grêmio até então, vencendo a Copa Libertadores da América de 1983, marcando três gols na competição, e realizando atuações grandiosas que lhe renderam uma idolatria histórica para os gremistas. (leia mais...)


Dia 28 do mês

Pedro Rocha Neves.png

Pedro Rocha Neves (Vila Velha-ES, 1 de outubro de 1994), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Aos 17 anos, após ser reprovado no São Paulo e no Palmeiras, começou a jogar no Juventus de São Paulo no final de 2011, em uma parceria com o Diadema, que detinha seus direitos econômicos e o cedeu por empréstimo. Na Copa São Paulo do ano seguinte, o atacante balançou a rede seis vezes. O time da Rua Javari foi eliminado nas oitavas de final da competição pelo Grêmio, foi quando houve o interesse Tricolor pelo jogador.

No início de 2015 o Grêmio exerceu o direito de compra e adquiriu 70% do passe do jogador. Com o técnico Felipão fez sua estreia nos profissionais na derrota gremista para o Veranópolis no Campeonato Gaúcho. Na partida seguinte diante do Passo Fundo fez um dos gols do tricolor por 2 a 0 fora de casa. Com Roger Machado, Pedro Rocha atuou por boa parte do Campeonato Brasileiro como titular. Em 2016, com Renato Portaluppi, o atleta se consolida entre os onze.

De criticado a jogador ovacionado, Pedro Rocha foi fundamental para a vitória no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, marcando dois gols na partida de ida da decisão contra o Atlético Mineiro, jogo que terminou em 3 x 1 para o Tricolor. Foi expulso no fim e não atuou na volta na Arena do Grêmio. (leia mais...)


Dia 29 do mês

Georg Black.JPG

Georg Black (Munique-ALE, 24 de abril de 1887 — Porto Alegre-RS, 15 de maio de 1949), também conhecido como Jorge Black ou George Black, foi um desportista alemão, reconhecido em diversos esportes que praticou. Atuou no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense nos seus primórdios, de 1904 até 1910, sendo um dos primeiros grandes nomes da história antiga do clube. Georg Black nasceu na cidade de Munique, na Alemanha. Em 1892, ingressou no Estabelecimento Educacional Central para Instrutores de Ginástica da Bavária Real como aprendiz e, dois anos depois se tornou membro efetivo.

Após receber o título de mestre em 1896, passou a dirigir o grupo dos novatos até ser chamado para prestar o serviço militar. Durante este período formou-se professor de ginástica alemã na Sociedade de Ginástica de Munique. Após a conclusão do curso voltou a trabalhar na barbearia do pai e em seguida, no ano de 1899 casou-se com Magdalena Nusser. A difícil situação econômica na Alemanha no início do século XX, como também por não desejar trabalhar na barbearia de seu pai, levou Georg Black e sua esposa a unirem-se a um grupo de imigrantes que tentaria melhores condições de vida no Brasil.

Chegou ao Brasil em outubro de 1902 com destino a Porto Alegre e tratou de manter a disposição em solo gaúcho. Propagando ginástica, escotismo, ciclismo, entre outras práticas esportivas, em diversas escolas e clubes de Porto Alegre e São Leopoldo, acabou como o "pai da Educação Física" no Rio Grande do Sul. (leia mais...)


Dia 30 do mês

ArilsonDePaulaNunesGremio.jpg

Arílson de Paula Nunes, também conhecido como Paulo Nunes (Pontalina-GO, 30 de outubro de 1971), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como Atacante. Foi contratado pelo Grêmio em 1995, onde se tornou um dos grandes jogadores da história tricolor, tendo participado das conquistas da Copa Libertadores da América de 1995, do Campeonato Brasileiro de 1996, da Recopa Sul-Americana de 1996 e da Copa do Brasil de 1997.

No Flamengo, Paulo Nunes foi destaque na Gávea já no ano de 1990, com 19 anos, após conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o time sub-20 do Flamengo, subiu aos profissionais. No ano seguinte, com apenas 20 anos, já fazia parte do 11 inicias com muita frequência. Contabilizou 44 partidas, marcando apenas 7 gols. Sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo foi campeão estadual de 1991.

Em 1992, Paulo Nunes já se firmava como titular do Flamengo. Jogando ao lado de nomes como Djalminha, Marcelinho, Zinho e Sávio, o Flamengo levou apenas a Taça Brahma dos Campeões. Nesse ano Paulo Nunes aumentou sua média de gols, marcando 16. No ano seguinte fez 8, e em 1994, no último ano no Rio de Janeiro, contabilizou apenas três. (leia mais...)


Dia 31 do mês

Cards Alcindo Bugre.jpg

Alcindo Martha de Freitas, mais conhecido como Alcindo, (Sapucaia do Sul-RS, 31 de março de 1945 - Porto Alegre-RS, 27 de agosto de 2016), foi um futebolista brasileiro que atuava como atacante. É o maior artilheiro de toda a história do Grêmio com 230 gols. Alcindo iniciou no futebol no time do Aimoré, de São Leopoldo. Depois, foi juvenil pela equipe do Lansul. Após um jogo com os aspirantes do Internacional por volta de 1958, Alcindo foi contratado pelo time vermelho, o atleta tinha 13 anos. No final dos anos 50 foi dispensado do clube, por pedir uma ajuda de custo para ir treinar.

Pouco tempo depois, foi atuar nas categorias de base do Grêmio. Após ser emprestado ao Sport Club Rio Grande, de Rio Grande, em 1963 Alcindo retornou ao Grêmio para jogar nos profissionais do clube. No Tricolor formou uma boa dupla de ataque com João Carlos Severiano.

Sua principal característica era a força física e sua intimidade com o gol adversário. Alcindo é o maior artilheiro da história do Grêmio, com 230 gols ao todo, e o segundo maior goleador do clube na história dos Grenais com 12 gols, ficando atrás somente de Luiz Carvalho, que marcou 15 vezes no clássico. (leia mais...)