Eliezer Murilo Engelmann

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Murilo
Murilo
Informações pessoais
Nome completo Eliezer Murilo Engelmann
Data de nasc. 19 de novembro de 1973 (45 anos)
Local de nasc. Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, Brasil Brasil
Altura 1.88 m
Peso 77 kg
Apelido Super 12
Informações profissionais
Clube atual Aposentado
Número 12
Posição Goleiro
Números no Grêmio como Jogador
Jogos Gols Média
9 0 0
  • A estatística pode estar incompleta.
Clubes de juventude
Brasil Grêmio
Clubes profissionais
Anos Clubes
1994-2000
2000-2003
2004
2006
Brasil Grêmio
Brasil Fluminense
Brasil Juventude
Brasil São José (RS)



Eliezer Murilo Engelmann, também conhecido apenas como Murilo, (Santo Antônio da Patrulha, 19 de novembro de 1973) é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro.

Carreira

Murilo começou sua carreira no Grêmio, em 1994. Ficou no clube porto-alegrense até abril de 2000. Então, foi vendido ao Fluminense, onde permaneceu até 2003. Começou como reserva do experiente Zetti no Flu, em 2001 foi titular absoluto, em 2002 com a contratação do goleiro Kléber no meio do ano, permaneceu como o goleiro número 12 assim como no tricolor gaúcho.

Em 2002, ano do centenário do tricolor carioca, como titular absoluto, Murilo foi campeão carioca, com sua equipe, terminou o campeonato brasileiro em quarto lugar, não obtiveram a vaga para a Libertadores da América 2003, mas conquistaram o acesso a uma outra competição internacional, a Copa Sul-Amereicana 2003.

Em 2003, mesmo como reserva, o tricolor do Rio chegou a precisar de sua participação, mas atuou apenas em 2 jogos do Campeonato Brasileiro, um contra o Grêmio, seu ex-clube, e outro na segunda partida do returno que foi contra o Fortaleza. Nas demais partidas que Kléber estava machucado, Fernando Henrique foi o substituto. Estando próximo de chegar as últimas rodadas do brasileirão, Murilo quis sair do Fluminense por causa de um atraso salarial. Deixou o tricolor das Laranjeiras e ficou até 2004 sem clube.

Em 2004 acabou indo para o Juventude, começou suplente de Eduardo Martini e seguiu durante toda sua permanencia no clube alvi-verde como reserva. No ano de 2006, Murilo jogou no São José de Porto Alegre, neste finalmente conseguiu voltar a ser titular. Encerrou a carreira no final de 2006.

No Grêmio

Reserva do Danrlei do juvenil ao profissional, sempre que teve chances aproveitou, um exemplo foi a final da Recopa Sul-Americana, onde entrou em campo logo após Danrlei se lesionar ao cometer um pênalti, entrou e sofreu o gol, mas segurou a pressão e foi campeão.[1]

Muito lembrado por ter sofrido a goleada de 5x1 para o Palmeiras, em 1995, durante a campanha da Libertadores, o próprio atleta lembra o fato:[2]

Ainda sobre aquela partida Murilo fez uma revelação. Sabendo de sua lesão, jogadores do Palmeiras tentavam puxar sua mão a fim de tirá-lo da partida e facilitar o trabalho dos atacantes, que precisavam reverter a vantagem gremista.[3]

Todos os jogos do goleiro Murilo pelo Grêmio

Títulos

Grêmio
Fluminense
  • Campeonato Carioca: 2002

Referências