3ª Excursão do Grêmio - América do Sul

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Mapa América do Sul Clicável.png
Dados
Local de disputa Uruguai
Período 13 de maio de 194916 de maio de 1949
Jogos 1
Vitórias 1
Empates 0
Derrotas 0
◄◄ 2ª Excursão Soccerball.png 4ª Excursão ►►

Pouco depois de vencer de maneira invicta o Torneio Extra de Porto Alegre em 1949, o Grêmio foi convidado a participar das celebrações do jubileu de ouro do Club Nacional de Football. Uma rápida troca de telegramas entre as direções dos dois clubes organizou a primeira visita do Grêmio à capital uruguaia. As negociações foram auxiliadas pelo cônsul gremista em Montevidéu, o senhor Julian Bertola Alareo (ex-atleta dos dois clubes) e pelo cônsul nacionalista em Porto Alegre, Martim Schenini Aranha (ex-atleta e ex-presidente gremista). O Nacional era bicampeão uruguaio, porém o futebol retornava ao país vizinho após uma longa greve causada por uma disputa entre atletas e dirigentes.

A missão gremista

A embaixada do Grêmio que se dirigiu a Montevidéu e que foi calorosamente recebida no aeroporto por dirigentes do Nacional estava assim composta:

Embaixada gremista em Montevidéu
Foto:Super Grêmio, volume 1

Antes da partida

O Grêmio antes do início da partida
Foto:Super Grêmio, volume 1

As estimativas de publico presente no Estádio Centenário para a festa de 50 anos do Nacional ficaram em torno de 35 a 45 mil pessoas. Entre elas, estiveram presenças ilustres, como a de Luis Battle Berres, presidente do Uruguai, e Germán Barbato, intendente de Montevidéu. Um grande desfile foi aberto pela banda do exército uruguaio, ao que se seguiram representações de praticamente todas as equipes esportivas de Montevidéu, liderados pela comitiva do grande rival Peñarol. Enquanto isso, uma chama simbólica percorria as ruas da capital uruguaia passando por todos os locais que representavam a história do Nacional. Depois de um sobrevoo de aviões do Aero Club Del Uruguay e de um balão lançar bandeiras e flâmulas com as cores do Nacional sobre o público presente, adentrou o campo uma imensa delegação de atletas, ex-atletas e dirigentes nacionalistas, representando todos os esportes praticados no clube. Após todos estarem organizadamente dispostos no campo, adentrou o Centenário o maratonista Oscar Moreira com o fogo simbólico e acendeu a chama votiva em frente a tribuna oficial do estádio. A bandeira uruguaia foi então hasteada ao som do hino nacional. Um festival de fogos e uma revoada de pombos encerraram a cerimônia e marcaram a dispersão das comitivas. Só então o Grêmio entrou no gramado para o amistoso, carregando uma escudo de flores e uma bandeira do Nacional.

O jogo

O time do Nacional
Foto:Super Grêmio, volume 1

Segundo reportagens dos jornais porto-alegrenses, os uruguaios desconheciam o futebol do Grêmio. A Folha da Tarde Esportiva sugere, inclusive, que o Nacional teria apenas escolhido um adversário fácil para as comemorações de seu centenário. Nervoso em campo, antes do segundo minuto da partida, o Grêmio sofreu um gol marcado por José Garcia. Aos 15 minutos, no entanto, o Grêmio já havia se acertado e tomava conta do jogo. O gol de empate foi marcado aos 18 minutos por Teutônio (embora alguns jornais tenham creditado como gol contra do zagueiro Raúl Pini). Na volta do segundo tempo, o Grêmio desperdiçou algumas boas chances até que Álvaro sofreu pênalti de Raúl Pini. Aos 23 minutos, Geada cobrou o pênalti e virou o jogo. Antes dos 30 minutos do segundo tempo, Hugo acabou sendo expulso por uma jogada violenta que, segundo a Folha da Tarde, ocorreu como vingança por uma falta grave de Rodolfo Pini em Nelson Adams não marcada no lance anterior. Aos 32, o juiz assinala uma penalidade cometida por Danton, que acaba sendo desperdiçada por Walter Gómez. Segundo o diário uruguaio El País, ambas as penalidades foram mal marcadas. Clarel, lesionado, é retirado de campo aos 35 minutos do segundo tempo, num lance em que não foi marcada falta. Logo depois, Alegretti arriscou da entrada da área e marcou o terceiro gol gremista.


Troféu Sadrep Nacional-URU Uruguai 1 - 3 Brasil Grêmio Estádio Centenário, Montevidéu, URU
Jogo único
sábado, 14 de maio de 1949

José Garcia Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2' Relatório
Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18' Teutônio
Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68' (pen) Geada
Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88' Allegretti
Público: 35.000
Renda: Cr$ 108.000,00
Árbitro: UruguaiURU Carlos Alberto Vigorito



                     Cores do Nacional-URU Cores do Nacional-URU Cores do Nacional-URU                     
Cores do Nacional-URU
Cores do Nacional-URU
Nacional-URU
 
 
Formação: 2-3-5
GL   -    Uruguai  Paz
ZG   -    Uruguai  Raúl Pini
ZG   -    Uruguai  Tejera Substituído após 55 minutos de jogo 55'
MC   -    Uruguai  Gambetta Substituído após 29 minutos de jogo 29'
MC   -    Uruguai  Rodolfo Pini Substituído após a minutos de jogo a'
MC   -    Uruguai  Cruz
AT   -    Uruguai  Castro
AT   -    Uruguai  Gómez
AT   -    Uruguai  Atilio Garcia Substituído após int minutos de jogo int'
AT   -    Uruguai  José García
AT   -    Uruguai  Orlandi
Treinador:
Uruguai  Enrique Fernández
Substituições:
JG   -    Uruguai  Galeandro Entrou em campo após 55 minutos 55'
JG   -    Uruguai  Santamaría Entrou em campo após 29 minutos 29'
JG   -    Paraguai  Marin Entrou em campo após int minutos int'
JG   -    Uruguai  Morales Entrou em campo após a minutos a'
Cores do Grêmio Cores do Grêmio Cores do Grêmio
Cores do Grêmio
Cores do Grêmio
Grêmio
 
 
Formação: 2-3-5
GL   -    Brasil Sérgio
ZG   -    Brasil Clarel
ZG   -    Brasil Johnny
MC   -    Brasil Hugo Expulso a 70 minutos 70'
MC   -    Brasil Adams
MC   -    Brasil Allegretti Substituído após b minutos de jogo b'
AT   -    Brasil Teutônio Substituído após c minutos de jogo c'
AT   -    Brasil Hermes
AT   -    Brasil Geada
AT   -    Brasil Alvaro
AT   -    Brasil Detefon Substituído após a minutos de jogo a'
Treinador:
Brasil Otto Bumbel
Substituições:
ZG   -    Brasil Danton Entrou em campo após a minutos a'
MC   -    Brasil Aurélio Entrou em campo após b minutos b'
AT   -    Brasil Gita Entrou em campo após c minutos c'

Pós-jogo

Visita a Cardeal
Foto:Super Grêmio, volume 1

Logo após o jogo, a comitiva do Grêmio participou da inauguração de uma exposição de troféus do Nacional. À noite, a delegação participou de um grande banquete para oferecido pelo clube uruguaio no Parque Hotel. No dia seguinte, um domingo, uma pequena representação liderada pelo presidente Saturnino Vanzelotti visitou o lendário ex-atleta gaúcho Sezefredo Ernesto da Costa, mais conhecido como Cardeal, que estava internado para tratamento de saúde no sanatório da cidade. A Cardeal foram entregues uma bola de futebol produzida em São Leopoldo (e que levava seu nome em homenagem) e uma importância em dinheiro, que foi angariada numa campanha organizada pelo Grêmio, pela FRGF e pelo empresário Hedo Michel. Cardeal viria a falecer alguns meses depois, em 4 de agosto de 1949.

Retorno a Porto Alegre

Multidão recepciona o Grêmio em Porto Alegre
Foto:Super Grêmio, volume 1

O Grêmio chegou ao Rio Grande do Sul na tarde do dia 16. Desembarcou de voo especial na Base Aérea de Canoas, onde a comitiva foi recebida pelo prefeito de Porto Alegre, o Sr. Ildo Meneghetti, e por representantes de diversas agremiações da capital. Um grande cortejo foi organizado, sendo que o troféu conquistado no país vizinho foi carregado à frente, em carro aberto, nas mãos do presidente Saturnino Vanzelotti. Ocorreu uma concentração no final da Avenida Farrapos e, daí, os carros seguiram até a sede social do clube na Rua dos Andradas, passando pelas ruas São Pedro, Benjamin Constant, Coronel Bordini, 24 de Outubro e Independência.

O presidente Saturnino Vanzelotti e a taça conquistada em Montevidéu
Foto:Super Grêmio, volume 1

No dia 17 à noite, o Grêmio disputou um amistoso contra o Renner no Estádio Tiradentes. O clube dos industriários organizou uma série de homenagens, incluindo um espetáculo pirotécnico e uma placa de prata alusiva à conquista do Grêmio. Toda a delegação foi convidada presenciar um espetáculo promovido pela Casa do Artista Rio-Grandense, no dia 23 de maio, onde receberam medalhas comemorativas. A Folha da Tarde distribuiu cartões postais com a fotografia da volta olímpica dos atletas gremistas no Estádio Centenário.