Julian Bertola Alareo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Bertola
Bertola


Informações pessoais
Nome completo Julian Bertola Alareo
Apelido Bertola
Data de nasc. 25 de fevereiro de 1895
Local de nasc. Montevidéu, URU
Nacionalidade Uruguai
Falecido em Desconhecido
Informações profissionais
Função Volante
Como jogador do Grêmio
Jogos Gols Média
  • Não atuou no Grêmio como jogador profissional.
Clubes profissionais
Anos Clubes
1913-1914 Uruguai Nacional-URU
1916-1916 Uruguai Nacional-URU
1917-1917 Brasil Grêmio
1917-1919 Uruguai Nacional-URU
1920-1920 Uruguai Dublin-URU
Seleção nacional
Anos Seleção Jogos (gols)
1916-1916 Uruguai Seleção Uruguaia       
Árbitro em jogos do Grêmio
Jogos V   E   D Aprov
  • Não atuou em jogos do Grêmio como árbitro.

Julian Bertola Alareo, também conhecido como Bertola (Montevidéu, URU, 25 de  de 1895).


História

Bertola nasceu em Montevidéu no dia 25 de fevereiro de 1895, filho de Juan Gregorio Bertola e Leopoldina Alareo. Se casou com Clorinda Eusebia Venditto, com quem teve dois filhos até onde sabemos, Nelly Margarita Bertola Venditto (27 de agosto de 1921) e Julian Hugo Bertola Venditto (31 de março de 1928). Sabe-se que foi funcionário público no Uruguai na década de 40 e 50.

No Grêmio

A história de Bertola com o Grêmio começa em setembro de 1916, quando o jovem centromédio uruguaio representando a Celeste Olímpica enfrentou o Imortal Tricolor no Estádio da Baixada.

A Seleção Uruguaia saiu derrotada, mas Bertola levou boas recordações da equipe de Porto Alegre. Tanto foi que em 1917 Julian retorna a capital gaúcha, desta vez para jogar no Grêmio, e não veio sozinho, trouxe consigo o meia Eduardo Beheregaray, o zagueiro Eduardo Garibotti e o centroavante Nicanor Rodriguez.

Bertola permaneceu somente durante a temporada de 1917, logo deixou o tricolor, mas sua história junto ao clube gaúcho não parou por ai. Por muitos anos foi cônsul do Grêmio na capital uruguaia, e também o grande responsável pela aproximação do tricolor com o Club Nacional de Football, time com o qual Bertola também tinha grande proximidade.

No Futebol

Registros mostram que Bertola teria sido o primeiro Diretor Técnico da Seleção Chilena em um torneio no Uruguai. Também existem registros de Julian como árbitro, e muitos outros do ex-centromédio acompanhando delegações da Seleção Uruguaia e Combinados que excursionaram no Brasil.


Referências