Dener Augusto de Sousa

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Dener
Dener

Dener Augusto de Sousa

Informações pessoais
Nome completo Dener Augusto de Sousa
Data de nasc. 02 de abril de 1971
Local de nasc. São Paulo-SP, BRA
Nacionalidade Brasil
Falecido em 19 de abril de 1994 (23 anos)
Local do falec. Rio de Janeiro-RJ, BRA
Informações profissionais
Função Meio-campo
Registro CBF 108190
Altura 1,72
Como jogador do Grêmio
Jogos Gols Média
27 4 0.15
  • A estatística pode estar incompleta.
Categorias de base
Anos Clubes
1988-1991 Brasil Portuguesa
Clubes profissionais
Anos Clubes
1991-1993 Brasil Portuguesa
1993 Brasil Grêmio (emp.)
1994 Brasil Vasco (emp.)
Seleção nacional
Anos Seleção Jogos (gols)
1991-1991 Brasil Brasil    2      (0)

Dener Augusto de Sousa, também conhecido como Dener (São Paulo-SP, BRA, 02 de abril de 1971 - Rio de Janeiro-RJ, BRA, 19 de abril de 1994).

Banco de dadosEstatística como jogador do Grêmio

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
9
7
2
0
13
3
10
85.2%
Visitante
18
6
7
5
21
21
0
46.3%
Total
27
13
9
5
34
24
10
59.3%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.


Icone Livro.png História

Em 1982, aos onze anos, Dener entrou pela primeira vez no Estádio Canindé para defender a equipe mirim da Portuguesa de Desportos. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.

Órfão de pai desde os oito anos, Dener e os irmãos tiveram de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Ele estudava pela manhã, trabalhava à noite e jogava futebol de salão por cachê na Vila Mariana, pelo Colégio Bilac, com o qual foi campeão em torneios intercolegiais, como a Copa Dan'up - Jovem Pan.

Em 1988 voltou a treinar nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, após uma passagem frustrada de dois meses pelo São Paulo. O treinador José Wilson, na época treinador da equipe sênior, rapidamente promoveu o jogador à categoria profissional. Durante três anos, Dener treinava entre os profissionais e ainda jogava pelo juniores, e foi assim que levou a Portuguesa ao primeiro título do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, sendo no fim eleito o melhor jogador do campeonato.

Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira e em 27 de março de 1991, contra a Seleção Argentina em Buenos Aires.

Em 1993, Dener foi emprestado por três meses ao Grêmio, clube no qual conquistou o seu primeiro e único título numa equipe profissional, o do Campeonato Gaúcho de 1993. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, 1994, o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o Vasco da Gama, onde teve belas atuações. Este seria o seu último clube até a sua prematura morte.

Morte prematura

Na época em que estava no Rio de Janeiro, sofreu um grave acidente que lhe tirou a vida. Dener voltava de São Paulo, onde havia se reunido com dirigentes da Portuguesa e do Stuttgart, da Alemanha, para uma futura transferência, e passado o fim de semana com a família, quando o seu carro, dirigido pelo amigo Oto Gomes, perdeu a direção[1] e chocou-se com uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. O jovem jogador viajava dormindo no banco do carona do seu Mitsubishi Eclipse e foi sufocado pelo cinto de segurança, terminando tragicamente uma carreira promissora. Investigações posteriores descobriram que Dener deixou o banco inclinado demais, anulando a eficiência do cinto. Mesmo assim, a morte do jogador de futebol fez com que muitos jovens passassem a recusar o uso do dispositivo de segurança, que se tornaria obrigatório em 1998.

Após a morte

Em homenagem ao jogador, no mesmo ano da sua morte, foi disputada a Copa Dener, torneio reunindo Cruzeiro, Atlético, ambos de Minas, Botafogo e Vasco, do Rio de Janeiro, Portuguesa e Santos, sendo que o Santos sagrou-se campeão ao vencer o Atlético Mineiro por 4 x 2.

Também em homenagem ao jogador, uma placa foi colocada no local do acidente e registra que ali Dener Augusto de Sousa perdeu a vida.

Títulos

Portuguesa
  • São Paulo Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior: 1991
Grêmio
  • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho: 1993
Vasco da Gama
  • Rio de Janeiro Taça Guanabara: 1994
  • Rio de Janeiro Campeonato Carioca: 1994 - Póstumo (Último título de Dener ainda vivo)

Entrevistas


Banco de dadosPartidas como jogador do Grêmio

Estreia
Flamengo 4 x 3 Grêmio - 20/05/1993
Último Jogo
Cagliari 1 x 1 Grêmio - 25/08/1993


Banco de dados.png

Referências

  1. Meses após o acidente um laudo policial confirmou que Oto Gomes havia dormido ao volante, causando assim o acidente.