Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1920

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Desambiguação cinza.png Nota: Para a competição realizada pela APAD com resultado determinado pela APAD, veja Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1920 da APAD.


Campeonato Citadino
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png
Dados Gerais
Competição Campeonato Citadino de 1920
Categoria Principal
Esporte Futebol
Abrangência Municipal
Sistema Sistema de pontos corridos
Organizador FRGD
Participantes 6
Dados de temporada
Temporada 1920
Início 18 de abril de 1920
Encerramento 28 de novembro de 1920
Colocação
Campeão Brasil Grêmio
Soccerball.png

Campeonato Citadino de 1920 foi uma competição oficial de futebol disputada de 18 de abril de 1920 até 28 de novembro de 1920, tendo como campeão o(a) Grêmio.

Icone Livro.png História

Elenco do Grêmio de 1920
Fonte: Desconhecido

O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1920 foi a 11ª edição desta competição municipal. O municipal seria pelo terceiro ano seguido organizada pela Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD), que havia substituído a Federação Sportiva Rio Grandense após a polêmica com a Lei do Estágio.

Não obstante a conhecida resistência do Grêmio a Lei do Estágio, no ano de 1920 a APAD resolveu aplicar a referida norma, impedindo que jogadores contratados pelo Grêmio junto ao Frisch Auf pudessem atuar pelo Tricolor. O Grêmio abandonaria a associação e ingressaria com recurso junto a Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD), órgão máximo do futebol gaúcho. A FRGD reconheceria o direito do Grêmio e terminaria que a APAD aceitasse as novas contratações do Imortal.

Ocorre que a APAD descumpriria a determinação da FRGD, que decide desfiliar a associação da federação estadual, culminando com a eliminação dos clubes da APAD da disputa do Campeonato Gaúcho de 1920 e reconhecimento do Grêmio como o campeão citadino. Concomitantemente, a APAD desconsideraria os resultados do Grêmio no Campeonato Citadino, que resultaria no título da edição ao Internacional e novamente em dois campeões por diferentes entidades em uma mesma temporada.

Participantes

Cidade Equipe Participações Títulos
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Porto Alegre
(6 vagas)
Cruzeiro-RS 1 (1918)
Fussball 10ª 0 (não possuía)
Grêmio 10ª 6 (1911, 1912, 1913, 1914, 1915 e 1916)
Internacional 11ª 5 (1913, 1914, 1915, 1916 e 1917)
São José 0 (não possuía)
Tabajara 0 (não possuía)

Regulamento

O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no sistema de pontos corridos de turno e returno entre as melhores equipes filiadas a Associação Porto Alegrense de Desportos. As partidas seriam disputadas em diversos estádios de Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão.

Diante do descumprimento pela APAD a determinação da FRGD de que aceitasse a inscrição de jogadores do Grêmio, o Tricolor abandonou a APAD e a FRGD desfiliou a APAD e seus clubes, sendo o Grêmio, como remanescente, declarado campeão da cidade e classificado para o Campeonato Gaúcho de Futebol.

Classificação

O campeonato foi realizado em turno e returno com partidas disputadas em Porto Alegre.

Pos. Equipes

v  e

P J V E D GP GC SG Classificação
1 Porto Alegre Grêmio 13 8 7 1 0 39 6 +33 Campeão
- Bandeira de Cachoeirinha-RS-BRA.png Cruzeiro-RS - - - - - - - - Desclassificados pela FRGD
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Fussball - - - - - - - -
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Internacional - - - - - - - -
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png São José - - - - - - - -
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Tabajara - - - - - - - -

* Não havia critério desempate, portanto, para equipes que finalizaram a competição com a mesma pontuação foi atribuída a mesma colocação.


Estatísticas