Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1915

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Desambiguação cinza.png Nota: Para a competição realizada pela LFPA, veja Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1915 da LFPA.


Campeonato Citadino
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png
Dados Gerais
Competição Campeonato Citadino de 1915
Categoria Principal
Esporte Futebol
Abrangência Municipal
Sistema Sistema de pontos corridos
Organizador AFPA
Participantes 3
Dados de temporada
Temporada 1915
Início 16 de maio de 1915
Encerramento 13 de setembro de 1915
Colocação
Campeão Brasil Grêmio
Soccerball.png

Campeonato Citadino de 1915 foi uma competição oficial de futebol disputada de 16 de maio de 1915 até 13 de setembro de 1915, tendo como campeão o(a) Grêmio.

Icone Livro.png História

Elenco do Grêmio de 1915
Fonte: torcedor.gremista.non.br

O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1915 foi a 6ª edição desta competição municipal. Foi realizado pela Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, tendo havido outra liga concomitante realizada pela Liga de Foot-Ball Porto Alegrense. A cisão da liga se deu porque em 20 de julho de 1913 jogadores do Internacional desrespeitaram árbitro designado pelo Grêmio em jogo da equipe colorada contra o Fussball. Na oportunidade, tanto Grêmio quanto Fussball abandonaram a competição.

Fora da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, o Grêmio tomou a iniciativa na criação de uma nova liga na cidade de Porto Alegre, a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense (AFBPA). A primeira reunião preparatória da Associação de Foot-Ball foi realizada em 10 de julho de 1914. Poucos dias depois a associação foi fundada pelos seguintes times: Grêmio, Fussball, Frisch Auf, Americano, 7 de Setembro, São José e Grêmio Sportivo.

O Grêmio foi o campeão da edição, que não dava vaga ao Campeonato Gaúcho de Futebol, uma vez que tal competição ainda não tinha sido criada. A vitória gremista foi garantida com uma campanha invicta com 100% de aproveitamento.

Segunda divisão

Embora algumas fontes citem a participação de São José, Grêmio Sportivo e Frisch Auf, há informações de que os referidos clubes participaram da divisão inferior do Citadino. Foi a primeira vez na história do futebol local que houve a separação por divisões.

Em 18 de abril, Americano e Frisch Auf se enfrentaram para definir o terceiro participante do campeonato da divisão principal, em jogo realizado no Estádio da Baixada. No playoff, o Americano foi vencedor com um placar de 3x2. Com esse resultado o Americano se classificou para primeira divisão do Campeonato Citadino, restando Frisch Auf na segunda divisão.

Participantes

Cidade Equipe Participações Títulos
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Porto Alegre
(3 vagas)
Americano 0 (não possuía)
Fussball 0 (não possuía)
Grêmio 4 (1911, 1912, 1913 e 1914)

Regulamento

O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no sistema de pontos corridos de ida e volta entre as equipes filiadas a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense. As partidas seriam disputadas em diversos estádios de Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão.

Classificação

O campeonato foi realizado em ida e volta com partidas disputadas em Porto Alegre.

Pos. Equipes

v  e

P J V E D GP GC SG Classificação
1 Porto Alegre Grêmio 8 4 4 0 0 29 5 +24 Campeão
2 Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Americano 2 4 1 0 3 4 22 -18 Segundos colocados
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Fussball 2 4 1 0 3 7 13 -6

* Não havia critério desempate, portanto, para equipes que finalizaram a competição com a mesma pontuação foi atribuída a mesma colocação.


Estatísticas




Premiação

Campeonato Citadino de 1915
Escudo Grêmio.png
Campeão
(5º título)


Referências