Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1914

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Desambiguação cinza.png Nota: Para a competição realizada pela LFPA, veja Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1914 da LFPA.


Campeonato Citadino
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png
Dados Gerais
Competição Campeonato Citadino de 1914
Categoria Principal
Esporte Futebol
Abrangência Municipal
Sistema Sistema de pontos corridos
Organizador AFPA
Participantes 7
Dados de temporada
Temporada 1914
Início 02 de agosto de 1914
Encerramento 25 de outubro de 1914
Colocação
Campeão Brasil Grêmio
Vice-campeão Brasil Fussball
Soccerball.png

Campeonato Citadino de 1914 foi uma competição oficial de futebol disputada de 02 de agosto de 1914 até 25 de outubro de 1914, tendo como campeão o(a) Grêmio.

Icone Livro.png História

Elenco do Grêmio de 1914
Fonte: Desconhecido

O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1914 foi a 5ª edição desta competição municipal. Foi realizado pela Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, tendo havido outra liga concomitante realizada pela Liga de Foot-Ball Porto Alegrense. A cisão da liga se deu porque em 20 de julho de 1913 jogadores do Internacional desrespeitaram árbitro designado pelo Grêmio em jogo da equipe colorada contra o Fussball. Na oportunidade, tanto Grêmio quanto Fussball abandonaram a competição.

Fora da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, o Grêmio tomou a iniciativa na criação de uma nova liga na cidade de Porto Alegre, a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense (AFBPA). A primeira reunião preparatória da Associação de Foot-Ball foi realizada em 10 de julho de 1914. Poucos dias depois, a associação foi fundada pelos seguintes times: Grêmio, Fussball, Frisch Auf, Americano, 7 de Setembro, São José e Grêmio Sportivo.

Frisch Auf e Americano também disputaram o Citadino da LFPA, mas por divergências com os outros clubes, saíram da liga no decorrer do campeonato. As novidades da recém criada Associação de Foot-Ball foram as estreias de São José e Grêmio Sportivo e a volta do 7 de Setembro, que teria desativado suas atividades em 1912. O ressurgimento do clube foi oficializado na data de 8 de julho, onde 30 sócios aprovaram a deliberação e elegeram uma nova diretoria.

O Grêmio foi o campeão da edição, que não dava vaga ao Campeonato Gaúcho de Futebol, uma vez que tal competição ainda não tinha sido criada. A vitória gremista foi garantida com uma campanha invicta com 100% de aproveitamento.

Provável desistência e incertezas

O Jornal Correio do Povo menciona dois jogos do 7 de Setembro (contra Frisch Auf e São José) pelo campeonato e outro contra o Americano como amistoso. Não há certeza do que aconteceu com o clube no decorrer do campeonato, se desistiu da liga e seus resultados foram desconsiderados.. O fato é que após o ano de 1914 não foram encontrados registros da continuidade da equipe.

Não há certeza quanto a partida da Taça Rio Branco entre Grêmio e Fussball ser também válida pelo Campeonato Citadino, como foi o único jogo conhecido entre os times após a fundação da Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, a conjectura indica essa possibilidade.

Para fins estatísticos e diante das possibilidades, a Grêmiopédia considera a provável desistência do 7 de Setembro, bem como o jogo de 22 de novembro entre Grêmio e Fussball como integrante do citadino.

Participantes

Cidade Equipe Participações Títulos
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Porto Alegre
(7 vagas)
7 de Setembro 0 (não possuía)
Americano 0 (não possuía)
Frisch Auf 0 (não possuía)
Fussball 0 (não possuía)
Grêmio 3 (1911, 1912 e 1913)
Grêmio Sportivo 0 (não possuía)
São José 0 (não possuía)

Regulamento

O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no sistema de pontos corridos de turno único entre as equipes filiadas a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense. As partidas seriam disputadas em diversos estádios de Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão.

Classificação

O campeonato foi realizado em turno único com partidas disputadas em Porto Alegre.

Pos. Equipes

v  e

P J V E D GP GC SG Classificação
1 Porto Alegre Grêmio 10 5 5 0 0 32 3 +29 Campeão
2 Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Fussball 8 5 4 0 1 ? ? ? Segundo colocado
? Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Americano ? 5 ? ? ? ? ? ? Posição desconhecida
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Frisch Auf ? 5 ? ? ? ? ? ?
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Grêmio Sportivo ? 5 ? ? ? ? ? ?
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png São José ? 5 ? ? ? ? ? ?
- Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png 7 de Setembro - - - - - - - - Provável Desistente

* Não havia critério desempate, portanto, para equipes que finalizaram a competição com a mesma pontuação foi atribuída a mesma colocação.


Estatísticas




Premiação

Campeonato Citadino de 1914
Escudo Grêmio.png
Campeão
(4º título)

[1]

Referências

  1. Agradecemos ao acervo do pesquisador esportivo Marlon Krüger Compassi (in memoriam), por informações contidas nesse artigo, que permitiram recuperar parte importante da história do Grêmio.