Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1913

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Desambiguação cinza.png Nota: Para a competição realizada pela LFPA, veja Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1913 da LFPA.


Campeonato Citadino
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png
Dados Gerais
Competição Campeonato Citadino de 1913
Categoria Principal
Esporte Futebol
Abrangência Municipal
Sistema Sistema de mata-mata
Organizador AFPA
Participantes 2
Dados de temporada
Temporada 1913
Início 10 de agosto de 1913
Encerramento 31 de agosto de 1913
Maior goleada
Grêmio Escudo Grêmio.png 1 x 0 Escudo Fussball.png Fussball
10 de agosto - (Jogo de ida)
Colocação
Campeão Brasil Grêmio
Vice-campeão Brasil Fussball
Soccerball.png

Campeonato Citadino de 1913 foi uma competição oficial de futebol disputada de 10 de agosto de 1913 até 31 de agosto de 1913, tendo como campeão o(a) Grêmio.

Icone Livro.png História

Troféu do Citadino de Porto Alegre de 1913
Fonte: Memorial Hermínio Bittencourt/Grêmio FBPA

Criado em 1910, o Campeonato Citadino de Porto Alegre foi promovido pela Liga de Foot-Ball Porto Alegrense (LFPA) ainda no referido ano. A LFPA teve como membros Grêmio, Internacional, Fussball, Frisch Auf, 7 de Setembro, Militar e Nacional, organizando as edições do campeonato da cidade de 1910 até 1913. O primeiro título da competição foi vencido pelo Militar, em competição de pontos corridos, tendo como vice-campeão o Grêmio.

Em 1913 a LFPA realizaria a quinta edição do campeonato citadino, com a participação das equipes do Grêmio, Internacional, Fussball, Frisch Auf e Colombo. O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1913 da LFPA iniciou em 8 de junho de 1913, com vitória do Grêmio sobre o Internacional em partida disputada no Estádio Chácara dos Eucaliptos, pelo placar de 2x1.

A competição corria a contento quando o Grêmio, após vencer o rival colorado, conquistaria outro triunfo diante do Frisch Auf, vitória por 4x0. Ocorre que, em 6 de julho, em partida do Internacional diante do Fussball, o árbitro indicado pelo Grêmio (à época os árbitros eram sócios dos clubes participantes) foi ofendido por atletas do Internacional, que o acusaram de favorecer o Fussball no empate em 1x1 entre as equipes.

Como resultado, o Grêmio enviaria ofício à LFPA solicitando desligamento da liga[1], fato que também fundamentou idêntico pedido do Fussball[2]. Em reunião realizada na sede da entidade, Internacional, Frish Auf e Colombo votaram pelo acolhimento do pedido, com exclusão dos clubes solicitantes e desconsideração dos jogos realizados pelas equipes para fins de classificação.

Fora da liga, Grêmio e Fussball fundariam sua própria liga, a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense (AFPA), todavia apenas em 1914 ela seria formalizada. Os clubes acordaram em realizar disputa de dois jogos no ano de 1913, reconhecidos retroativamente pela AFPA como Campeonato Citadino de 1913, os jogos foram realizados em 10 e 31 de agosto daquele ano, com vitória do Grêmio por 1x0 na primeira partida e empate de 3x3 na segunda, ambas realizadas no Estádio da Baixada.

Com a conquista, o Grêmio foi declarado Campeão da Cidade de 1913, reconhecido pela AFPA. Em 1916 a LFPA e AFPA se fundem, dando origem a Federação Sportiva Rio Grandense (FSRG), sendo mantidos como reconhecidos os campeões de ambas as ligas. No Memorial Hermínio Bittencourt, do Grêmio, é possível ter acesso à taça da conquista de 1913.

Segundo o Memorial

Em contato com o Grêmio pelo Memorial, é mencionado que o Grêmio e o Fussball se desligam da liga da LFPA e disputam dois jogos válidos pelo Campeonato Citadino reconhecido pela AFPA retroativamente. É mencionado também que os jogos pelo campeonato da AFPA são considerados pela nova associação para fins de classificação.

Em pesquisa realizada pela Grêmiopédia, não foram localizadas fontes que confirmem que o Fussball tenha realizado partida contra o Frish Auf, mas tão somente contra o Internacional pelo campeonato da LFPA. O Grêmio, por outro lado, disputou duas partidas, duas vitórias contra Frish Auf e Internacional, o que, em tese, inviabilizaria a ideia de utilização dos jogos pela LFPA como parte da AFPA. Não está descartada a possibilidade de que tenha havido jogo entre Fussball e Frish Auf não noticiado por fontes jornalísticas ou não encontrado em nossa pesquisa.

Diante do conteúdo existente, considerando a existência da taça, da autoproclamação do Grêmio como Campeão da Cidade de 1913, já em 1914, e da consistência histórica dos fatos narrados, a Grêmiopédia adota a tese mais plausível, de que a AFPA tenha reconhecido o Grêmio como campeão de 1913 em 1914 pelos jogos contra o Fussball e que posteriormente as associações de futebol de Porto Alegre tenham reconhecido o citadino de 1913 como parte integrante da história oficial da competição.

Participantes

Cidade Equipe Participações Títulos
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Porto Alegre
(2 vagas)
Fussball 0 (não possuía)
Grêmio 2 (1911 e 1912)

Regulamento

O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no Sistema de mata-mata em jogo de ida e volta entre Grêmio e Fussball, posteriormente duas das equipes filiadas a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, que reconheceu retroativamente a competição como oficial. As partidas seriam disputadas no Estádio da Baixada, em Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão.

Classificação

O campeonato foi realizado em jogo de ida e volta com partidas disputadas em Porto Alegre.

Pos. Equipes

v  e

P J V E D GP GC SG Classificação
1 Porto Alegre Grêmio 3 2 1 0 0 4 3 +1 Campeão
2 Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Fussball 1 2 0 1 1 3 4 -1 Segundo colocado

* Não havia critério desempate, portanto, para equipes que finalizaram a competição com a mesma pontuação foi atribuída a mesma colocação.



Estatísticas





Premiação

Campeonato Citadino de 1913
Escudo Grêmio.png
Campeão
(3º título)


Referências