Predefinição:Página principal/Conteúdo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 16h56min de 29 de julho de 2019 por Diego Salton (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Luiz Leão de Carvalho.png

Luíz Leão de Carvalho (Cachoeira do Sul-RS, 1º de novembro de 1907), foi um futebolista, treinador de futebol e dirigente esportivo brasileiro. É o 5º maior artilheiro da história do Grêmio. Luiz Carvalho era gaúcho de Cachoeira do Sul, sendo onde deu seus primeiros chutes e com apenas 10 anos já era destaque do internato colegial. Em Porto Alegre, já cursando o Colégio Militar, se destacava entre os jovens amantes do esporte. Nos campinhos em frente à escola, desfilava um estilo único e inteligente de jogar futebol.

Luiz Carvalho não era exatamente a figura típica de um centroavante. Não tinha muita altura e exibia um porte até um pouco acima do peso, mas os atentos olhos do General João de Deus Saraiva viram naquele jovem um grande potencial. Em 1923, o General indicou o jovem ao Grêmio e com apenas 15 anos de idade, o futuro "Rei das viradas" era pela primeira vez na vida saudado pelos torcedores gremistas que estavam presentes no velho pavilhão social do Estádio da Baixada (leia mais...)


Imagem em destaque - 1 de junho.jpg
Grêmio campeão invicto da Copa do Brasil de 1997
Foto: Zero Hora