Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
(Redirecionado de Categoria:Página principal)
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 18 287 artigos e 19 480 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Luiz Carlos Saroli.jpg

Luiz Carlos Saroli, também conhecido como Caio Júnior (Cascavel-PR, BRA, 08 de março de 1965 - La Unión COL, 28 de novembro de 2016). Foi um futebolista e treinador brasileiro, que atuava como atacante. Caio Júnior chegou no Grêmio em 1980, com 15 anos. Em 1981 subiu para o Juvenil A, categoria de base do Grêmio, tendo rapidamente subido novamente, dessa vez pros Juniores, que foram campeões naquele ano de 1982 com gols do Caio Junior na final do Campeonato Gaucho de Juniores, contra os Juniores do Internacional.

Caio Junior desde as categorias de Base do Grêmio já se mostrava um Atacante talentoso, Inteligente e aplicado. Era tido como um grande promessa já desde os tempos em que treinava na categoria de base, que naquele tempo tinha o nome de Juvenil A. Sempre com muita seriedade, era o primeiro a chegar e o último a sair. Desde muito jovem já demounstrava alguns traços característicos de sua personalidade, que seriam dignos de nota mais tarde na sua carreira: A Seriedade, a humildade, a inteligência e o bom caráter.

Entre 1985 e 1987, Caio Júnior atuou no Grêmio, onde sagrou-se tricampeão gaúcho. Também foi o artilheiro do Campeonato Gaúcho, com 15 gols, em 1985. (leia mais...)


Imagem em destaque - 31 de julho.png
Camisa retrô de 1956
Foto: Umbro Brasil

Icon Jogos Completos.png Jogo em destaque neste dia…

Campeonato Gaúcho
Escudo Grêmio.png

10x0
Escudo Pelotas.png

Estádio Olímpico Monumental
31 de julho de 1977

Estrelanasc.png Nasceram neste dia…

1997 - Caio Henrique Oliveira Silva - Lateral-esquerdo
1998 - Gabriel Oliveira Nunes Fernandes - Meio-campo
1946 - João Bosco dos Santos - Atacante
1974 - Marcelo Cé Guerisoli - 
2002 - Mateo Velasco Diaz - Volante

Cruzfalec.png Faleceram neste dia…

1996 - Ernesto Ordovás - Atacante


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia