Predefinição:História de Wilhelm Kallfelz

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Wilhelm Kallfelz nasceu em Merl, na Alemanha, no ano de 1882. Era filho de Wilhelm Kallfelz e Barbara Kallfelz (Solt. Endres). Tinha outros seis irmãos.[1] No Brasil ficou conhecido como Guilherme Kallfelz Filho, no período era comum imigrantes adotarem nomes e sobrenomes equivalentes em português.[2]

Em 22 de maio de 1916, se casou com a também alemã Gertrude Sophia Kraemer, em Porto Alegre. Faleceu na mesma cidade na data de 28 de julho de 1921.[3]

Grêmio

Foi um dos 31 fundadores do Grêmio em 15 de setembro de 1903. É um dos nomes mais importantes do clube nos primeiros anos de fundação. Como a maioria dos outros fundadores, tinha origem alemã e era comerciante. Teve participação fundamental nos primeiros dias de instalação da agremiação, consta nas primeiras atas do Grêmio que Kallfelz tinha uma bomba de inflar e doou, provavelmente usada no ciclismo, esporte muito popular em Porto Alegre na época. Instrumento esse, de vital importância, junto da bola que Cândido Dias também brindou. Fez parte da primeira diretoria gremista, como 2º secretário. Nos anos posteriores também foi eleito capitão do time e diretor de campo.[4]

Como jogador fez sua estreia com o segundo quadro vencendo a primeira edição semestral do Troféu Vereinpreis de 1904. Também atuou no festival de inauguração da Baixada. No quadro principal, estreou na segunda partida da história, na derrota para o Fussball no Troféu Gutschow. Venceu várias edições do Wanderpreis e ergueu o primeiro troféu do clube em 1906, troféu que até hoje é exposto com destaque no Museu da agremiação. É de Café o primeiro gol de autor conhecido na história do Grêmio, marcado no inaugural Wanderpreis de 1906.

Treinando o time como capitão desde de 1905, foi eleito, e, posteriormente reeleito, o primeiro diretor de campo do Grêmio, o treinador nos dias atuais, cargo no qual permaneceu até final de 1909. Ainda em 1909 participou de dois grandes confrontos da primeira década gremista: o primeiro jogo intermunicipal contra o Rio Grande e o primeiro clássico Grenal, nesse último atuou como goleiro, além de também estar comandando o time enquanto treinador.

Foi eleito vice-presidente em 1910 e, já no final da carreira, atuou no segundo quadro em 1911, conquistando o título da Taça 12 de Abril.

  1. FamilySearch. Wilhelm Kallfelz. Visitado em 16 de setembro de 2023.
  2. Valter Junior/GZH. Tão longe e tão perto: a história dos fundadores do Grêmio e a relação de seus descendentes com o clube. Visitado em 16 de setembro de 2023.
  3. Genealogias. Cemitérios da Comunidade São José de Porto Alegre-RS: Listagem dos sepultados em ordem alfabética de sobrenomes. Visitado em 18 de dezembro de 2017.
  4. Revista Grêmio 70. Rio de Janeiro: Editora Gazeta de Notícias, v. 6, n. 1, 1970.