Troféu Gutschow

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Troféu Gutschow
Troféu Gutschow
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png
Dados gerais
Organização Grêmio e Fussball
Edições 1
Local de disputa Porto Alegre Porto Alegre-RS
Sistema Jogo Único
editar

O Troféu Gutschow foi a terceira competição disputada entre Grêmio e Fussball no ano de 1904. O troféu levava o sobrenome de Ludwig Alexander, o Sr. Gutschow, então diretor do Brasilianische Bank für Deutschland, popularmente conhecido como Banco Alemão.

Informações gerais

Durante a assembleia geral do Grêmio em 18 de novembro, poucos meses depois após a fundação do clube, ocorreu o primeiro convite para um enfrentamento entre clube porto-alegrenses, até então, eram realizados apenas matchs-training entre os quadros de cada clube. O convite partiu do capitão do Fussball, Reinaldo Schoeler, que foi aceito imediatamente, definindo dois troféus aos vencedores, o Wanderpreis ao 1º quadro, e o Vereinpreis ao 2º quadro. Nessa mesma reunião, Ludwig Alexander Gutschow, diretor do Brasilianische Bank für Deutschland, deliberou um outro troféu para ser disputado a parte. Essa competição levou seu sobrenome.[1]

Apenas em 14 de março do ano seguinte que foi nomeada uma comissão de sócios e dirigentes gremistas para tratar da partida. A comissão foi encabeçada por Oswaldo Siebel, Pedro Cléres, Pedro Huch e Augusto Koch.[2] A competição ficou marcada para o Velódromo da Blitz, campo do Fussball, pois o Grêmio ainda não havia inaugurado a Baixada. Na tarde de 10 de abril de 1904, pela primeira vez o Grêmio perdeu e também sofreu sua primeira goleada na história. Com o resultado, o Fussball conquistou o título.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada
1904
Detalhes
Escudo Fussball.png
Fussball
4 – 1 Escudo Grêmio.png
Grêmio
Não houve Não houve
Posteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada


Referências

  1. Grêmio 70. Rio de Janeiro: Gazeta de Notícias, v. 6, n. 1, 1970
  2. Grêmio 70. Rio de Janeiro: Gazeta de Notícias, v. 6, n. 1, 1970