Hélio Volkmer Dourado

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Hélio Dourado
Hélio Dourado
42° Presidente do Grêmio FBPA
Calçada da Fama.png Calçada da Fama


Informações pessoais
Nome completo Hélio Volkmer Dourado
Data de nasc. 20 de março de 1930
Local de nasc. Santa Cruz do Sul-RS, Brasil
Nacionalidade Brasil
Falecido em 01 de agosto de 2017 (87 anos)
Local do falec. Porto Alegre-RS, Brasil
Informações profissionais
Função Presidente
Como dirigente do Grêmio
Anos Cargo
1976-1981 Presidente

Hélio Volkmer Dourado, também conhecido como Hélio Dourado (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil, 20 de março de 1930 - Porto Alegre-RS, Brasil, 01 de agosto de 2017).

Hélio Dourado nasceu em Santa Cruz do Sul-RS no dia 20 de março de 1930.


Filho de pais professores, Dourado veio para Porto Alegre com a mãe, após o falecimento do pai.


Aos 11 anos foi presenteado pela mãe com um título social do Grêmio e passou a frequentar o clube assistindo os jogos no Estádio da Baixada.


Integrante da seleção da faculdade de medicina em 1948, Dourado foi visto pelo treinador do Grêmio, Selviro Rodrigues, que buscava jovens para preencher o grupo de atletas, visto que o clube decidiu retirar o plantel titular do campeonato citadino, após uma confusão no Grenal anterior.


Porém, o jovem ficou pouco tempo no futebol do clube, pois não era possível conciliar a medicina com os treinamentos. Após formar-se e estabelecer-se financeiramente, Dourado passou a acompanhar o Grêmio em viagens pelo interior passando a ser notado pelos dirigentes tricolores.


Em 1968 foi convidado pelo presidente Hermínio Bittencourt para uma vaga no Conselho Deliberativo do clube e passou a dedicar-se mais as causas tricolores. Não demorou para galgar novos postos e já na presidência de Flávio Obino em 1969 assumiu a vice-presidência de Assistência Social. Foi neste período que passou a dar assistência médica a família dos atletas, quando estes viajam com a equipe.


Nesta mesma gestão trabalhou no departamento de Patrimônio, onde passou a ter novos olhares para o Grêmio como clube social. Na gestão do presidente Luiz Carvalho, entre 1974 e 1975, Hélio Dourado transitou pelo departamento de futebol e decidiu concorrer a presidente no final do mandato deste.


No final de 1975 Hélio Dourado assume o mandato de presidente do Grêmio. E através do trabalho e dos resultados de campo, Dourado foi eleito mais cinco vezes presidente do Grêmio (na ocasião o mandato era de um ano).


No final da década de 70 assumiu também a Associação Brasileira de Clubes de Futebol, um embrião do Clube dos Treze. Após deixar o Grêmio no final de 1981 campeão brasileiro e com a vaga assegurada na sua primeira Libertadores da América, Dourado assumiu a subsecretaria de Desportos do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria da Educação, sendo o responsável pela programação do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha.


Em 1997 tornou-se Grande Benemérito do Grêmio. Em 2000 voltou ao clube para assumir a vice-presidência de patrimônio e foi homenageado pelo clube com o seu nome no Centro de Formação e Treinamento em Eldorado do Sul-RS.


Em 2002 foi presidente da Comissão de Obras e já vislumbrava o clube com 100 mil sócios.


Em 2004 recebeu reconhecimento nacional ao ser homenageado com a comenda João Havelange por parte da CBF. Neste mesmo ano, o Grêmio passava por dificuldades financeiras e aceitou um pedido pessoal do presidente Flávio Obino para assumir o departamento de futebol.


Em 2011 Hélio Dourado eternizou-se na Calçada da Fama gremista e também recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre.


Em 2012, Dourado recebeu outra homenagem. Cedeu seu nome a Copa FGF dando o pontapé inicial na bola para o início da competição.


No ano seguinte foi homenageado com a maior honraria do Estado, a medalha do Mérito Farroupilha.


Em 2014, por proposição do associado Fábio Mundstock, Hélio Dourado foi aclamado pelo Conselho Deliberativo do Grêmio como o novo Patrono tricolor.


Ovacionado por 60 mil pessoas Hélio Dourado assistiu o pentacampeonato da Copa do Brasil na Arena do Grêmio na partida entre Grêmio x Atlético Mineiro em 2016.


No dia 01 de agosto de 2017 um dos maiores presidentes da história do clube nos deixava.


Texto de Fábio Mundstock.[1]





Maquina fotografica.png Fotos

Hélio Volkmer Dourado - Foto 1.jpg

Hélio Volkmer Dourado - Foto 2.jpg

Hélio Volkmer Dourado - Foto 3.jpg

Hélio Volkmer Dourado - Foto 4.jpg

Hélio Volkmer Dourado - Foto 5.jpg

Hélio Volkmer Dourado - Foto 6.jpg

Fonte: Foto: Rodrigo Rodrigues
2012.04.08 - Hélio Volkmer Dourado - Abertura do jogo contra o São José - Copa FGF.jpg
Abertura do jogo contra o São José - Copa FGF
Fonte: Foto: Mirela Putrich
Hélio Volkmer Dourado - 1981.jpg
Elenco Campeão Brasileiro de 1981
Fonte: Foto: Hélio Devinar


Banco de dados.png

Referências

  1. Agradecemos ao pesquisador esportivo Fábio Mundstock, por informações contidas nesse artigo, que permitiram recuperar parte importante da história do Grêmio.