Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

CT Hélio Dourado
CFT Helio Dourado

Nomes
Nome Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado
Apelido CT Hélio Dourado
Características
Local Eldorado do Sul Rio Grande do Sul
Capacidade 1.163 pessoas sentadas e mais 1.000 no entorno
Construção
Inauguração
Data 24 de setembro de 2000
Outras informações
Maquete do Projeto do CT Hélio Dourado

O Centro de Treinamento Presidente Hélio Dourado, também conhecido como CT de Eldorado do Sul[1], é um complexo esportivo destinado aos treinos das categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Foi oficialmente inaugurado em 24 de setembro de 2000.

O Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado fica localizado em Eldorado do Sul, junto ao Rio Guaíba, a vinte quilômetros do centro de Porto Alegre. Antigamente, a área era muito degradada em função das inúmeras indústrias que poluíam e não motivavam melhorias. Hoje, com a saída das industrias e o asfaltamento da Estrada do Conde, é um dos locais mais nobres da cidade, onde ficam loteamentos em condomínios de classe alta.

É neste local onde o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense incentiva o crescimento profissional de seus atletas, disponibilizando qualidade de infraestrutura adequadas para a formação de grandes jogadores. Para tanto, segue recebendo melhorias em sua estrutura para acomodar a administração do Departamento de Formação de Atletas e otimizar o trabalho desenvolvido junto aos garotos da base.

Vista aérea do CT Hélio Dourado

Neste belo cenário de extensa área composta, em parte, de mata nativa, formando um cinturão na divisa sul tendo como árvores características os branquilhos, figueiras, pitangueiras e outras tantas, foi gradativamente sendo construído os campos e a devida adequação de vestiários e equipamentos afins.

O quadro funcional do complexo tem um total de 90 funcionários, incluindo supervisores, comissões técnicas, avaliadores e profissionais de logística, que atendem as demandas necessárias para os cerca de 100 meninos que treinam em dois turnos, diariamente, dividido nas seis categorias.

Pavilhão Airton Ferreira da Silva

Vista da arquibancada do Estádio Airton Ferreira da Silva, no campo principal do CT

Inaugurado oficialmente no dia 28 de setembro de 2007, o pavilhão social do campo principal tem capacidade para comportar 1.163 pessoas sentadas e mais 1000 em seu entorno. O local foi nomeado Airton Ferreira da Silva, em homenagem a um dos maiores zagueiros da história do clube. Um dos símbolos da garra gremista, Airton chegou ao Tricolor em 1954, no ano de inauguração do estádio Olímpico. Em sua primeira passagem, Pavilhão ficou por seis anos, transferindo-se para o Santos.

No ano seguinte, o atleta voltou ao Tricolor onde ficou por mais seis anos. Airton foi um dos primeiros homenageados pelo Grêmio na Calçada da Fama em 1996, como forma de eternizar sua passagem pelo Clube. O ex-zagueiro também atuou como conselheiro, além de ter recebido o título de Atleta Laureado.


Referências