Mudanças entre as edições de "Predefinição:História Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1918"

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Linha 2: Linha 2:
[[Arquivo:Equipe Grêmio 1918.jpg|200px|thumb|left|<small><small>Elenco do Grêmio de 1918<br /><small>Fonte: torcedor.gremista.non.br</small></small></small>]]
[[Arquivo:Equipe Grêmio 1918.jpg|200px|thumb|left|<small><small>Elenco do Grêmio de 1918<br /><small>Fonte: torcedor.gremista.non.br</small></small></small>]]


O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1918 foi a 9ª edição [[Campeonato Citadino de Porto Alegre|desta competição municipal]]. A competição foi pelo terceiro ano seguido organizada pela [[Federação Sportiva Rio Grandense]], mas assim como diversas edições anteriores, contou com polêmicas.
O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1918 foi a 9ª edição [[Campeonato Citadino de Porto Alegre|desta competição municipal]]. A competição foi pelo primeiro ano organizada pela [[Associação Porto Alegrense de Desportos]] (APAD), mas assim como diversas edições anteriores, contou com polêmicas.


O [[Grêmio]], que havia abandonado o [[Campeonato Citadino de 1917]] depois da FSRG aprovar a '''Lei do Estágio''', retorna a competição em [[1918]]. O retorno, todavia, não eliminaria o descontentamento com a manobra contrária ao profissionalismo utilizada pela FSRG, motivo pelo qual não só o Tricolor como também o [[Internacional]], [[Fussball]], [[São José]], [[Tabajara]], [[Cruzeiro-RS]] e [[Colombo]] abandonariam a competição ao final do torneio.
O [[Grêmio]], que havia abandonado o [[Campeonato Citadino de 1917]] depois da [[Federação Sportiva Rio Grandense]] (FSRG) aprovar a '''Lei do Estágio''', retorna a competição em [[1918]]. Além do Tricolor, o [[Internacional]], [[Fussball]], [[São José]], [[Tabajara]], [[Cruzeiro-RS]] e [[Colombo]] abandonariam a competição da FSRG ao final do torneio, resultando na substituição da organizadora.


Ainda no decorrer do Citadino, o [[Grenal]] de [[4 de agosto]] contaria com um conflito entre o atleta Ribas, do Internacional, e um torcedor do Grêmio, resultando no esfaqueamento do atleta colorado. O incidente ocorreria aos 37 minutos do primeiro tempo, termos em que a federação determinou em [[12 de agosto]] que restante da partida deveria ser disputada em setembro. O Grêmio recusou e a FSRG concedeu aos alvirrubros os pontos da partida.
No decorrer do Citadino, o [[Grenal]] de [[4 de agosto]] contaria com um conflito entre o atleta Ribas, do Internacional, e um torcedor do Grêmio, resultando no esfaqueamento do atleta colorado. O incidente ocorreria aos 37 minutos do primeiro tempo, termos em que a associação determinou em [[12 de agosto]] que restante da partida deveria ser disputada em setembro. O Grêmio recusou e a APAD concedeu aos alvirrubros os pontos da partida.


Além da confusão ocorrida no Grenal, há informações de que o Fussball teria abdicado de jogar suas duas últimas partidas, sendo para fins estatísticos considerado como [[W.O.]]. O campeão da temporada foi o [[Cruzeiro-RS]], interrompendo uma sequência de títulos citadinos da Dupla Grenal que durava desde [[1912]].
Além da confusão ocorrida no Grenal, há informações de que o Fussball teria abdicado de jogar suas duas últimas partidas, sendo para fins estatísticos considerado como [[W.O.]]. O campeão da temporada foi o [[Cruzeiro-RS]], interrompendo uma sequência de títulos citadinos da Dupla Grenal, que durava desde [[1912]].


== Participantes ==
== Participantes ==
Linha 31: Linha 31:


== Regulamento ==
== Regulamento ==
O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no [[sistema de pontos corridos]] de [[turno e returno]] entre as melhores equipes filiadas a [[Federação Sportiva Rio Grandense]]. As partidas seriam disputadas em diversos estádios de Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão e o participante com menor pontuação seria rebaixado para a segunda divisão municipal.
O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no [[sistema de pontos corridos]] de [[turno e returno]] entre as melhores equipes filiadas a [[Associação Porto Alegrense de Desportos]]. As partidas seriam disputadas em diversos estádios de Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão e o participante com menor pontuação seria rebaixado para a segunda divisão municipal.


== Classificação ==
== Classificação ==

Edição das 19h51min de 2 de julho de 2021

Icone Livro.png História

Elenco do Grêmio de 1918
Fonte: torcedor.gremista.non.br

O Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1918 foi a 9ª edição desta competição municipal. A competição foi pelo primeiro ano organizada pela Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD), mas assim como diversas edições anteriores, contou com polêmicas.

O Grêmio, que havia abandonado o Campeonato Citadino de 1917 depois da Federação Sportiva Rio Grandense (FSRG) aprovar a Lei do Estágio, retorna a competição em 1918. Além do Tricolor, o Internacional, Fussball, São José, Tabajara, Cruzeiro-RS e Colombo abandonariam a competição da FSRG ao final do torneio, resultando na substituição da organizadora.

No decorrer do Citadino, o Grenal de 4 de agosto contaria com um conflito entre o atleta Ribas, do Internacional, e um torcedor do Grêmio, resultando no esfaqueamento do atleta colorado. O incidente ocorreria aos 37 minutos do primeiro tempo, termos em que a associação determinou em 12 de agosto que restante da partida deveria ser disputada em setembro. O Grêmio recusou e a APAD concedeu aos alvirrubros os pontos da partida.

Além da confusão ocorrida no Grenal, há informações de que o Fussball teria abdicado de jogar suas duas últimas partidas, sendo para fins estatísticos considerado como W.O.. O campeão da temporada foi o Cruzeiro-RS, interrompendo uma sequência de títulos citadinos da Dupla Grenal, que durava desde 1912.

Participantes

Cidade Equipe Participações Títulos
Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Porto Alegre
(5 vagas)
Cruzeiro-RS 0 (não possuía)
Fussball 0 (não possuía)
Grêmio 5 (1911, 1912, 1913, 1914 e 1915)
Internacional 5 (1913, 1914, 1915, 1916 e 1917)
São José 0 (não possuía)

Regulamento

O Campeonato Citadino dessa edição seria disputado no sistema de pontos corridos de turno e returno entre as melhores equipes filiadas a Associação Porto Alegrense de Desportos. As partidas seriam disputadas em diversos estádios de Porto Alegre. O clube que somasse o maior número de pontos seria declarado campeão e o participante com menor pontuação seria rebaixado para a segunda divisão municipal.

Classificação

O campeonato foi realizado em turno e returno com partidas disputadas em Porto Alegre.

Pos. Equipes

v  e

P J V E D GP GC SG Classificação
1 Bandeira de Cachoeirinha-RS-BRA.png Cruzeiro-RS 14 8 7 0 1 25 6 +19 Campeão
2 Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Internacional 12 8 5 0 3 26 9 +17 Terceiro colocado
3 Porto Alegre Grêmio 10 8 6 0 2 30 8 +22 Segundo colocado
4 Bandeira de Porto Alegre-RS-BRA.png Fussball 2 8 1 0 7 5 20 -15 Quartos colocados
Bandeira de Porto Alegre.png São José 2 8 1 0 7 3 46 -43

* Não havia critério desempate, portanto, para equipes que finalizaram a competição com a mesma pontuação foi atribuída a mesma colocação.
* Embora tenha vencido o jogo de 4 de agosto contra o Internacional até os 37 minutos do primeiro tempo, o fato do Grêmio se negar a disputar o restante da partida resultou na perda de pontos em favor da equipe colorada.


Estatísticas