Troféu Sadrep

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Troféu Sadrep
Troféu Sadrep LTDA
Taça do Troféu Sadrep.png
Troféu da competição
Dados gerais
Organização Nacional-URU e Sadrep LTDA
Edições 1 (1 em jogo único)
Outros nomes Taça Cinquentenário do Nacional
Local de disputa Uruguai Uruguai
Número de equipes 2
Sistema Jogo único
editar

O Troféu Sadrep, também conhecido como Taça Cinquentenário do Nacional, foi uma competição de futebol amistosa jogada uma única vez no ano de 1949 entre Grêmio e Nacional-URU. O troféu foi disputado em jogo único no Estádio Centenário, localizado em Montevidéu, Departamento de Montevidéu, no Uruguai.

Informações gerais

Elenco do Grêmio em Motevidéu
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Detefon em uma disputa de bola
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Teotônio recebendo um cruzamento
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983

Nos anos 40 o Grêmio iniciaria sua história de sucesso em competições internacionais de futebol. O Troféu Sadrep, realizado em 1949, foi a primeira e exitosa competição internacional disputada em solo estrangeiro. Oferecido pela empresa de comunicação Sadrep LTDA em comemoração ao jogo festivo dos 50 anos do Club Nacional de Football.

O adversário do Grêmio na disputa do título era o temido Nacional de Montevidéu, então vinte vezes campeão uruguaio e um dos grandes esquadrões sul-americanos da época. A equipe do Tricolor Charrua contava com Eusebio Ramón Tejera e Julio Gervasio Pérez Guitiérrez, presentes na vitória sobre o Brasil no Mundial de 50, em episódio que ficou conhecido como Maracanazo, além de outros nomes que seriam campeões mundiais pela Seleção Uruguaia no Mundial de Seleções de 1950, como Schúbert Gambetta Saint León, Raúl Hermenegildo Pini Giovio e Aníbal Luis Paz. Não bastando, o time uruguaio possuía outros tantos jogadores de valor, como Walter Gómez, grande nome da época e um dos grandes nomes do River Plate nos anos cinquenta, além de Atilio Ceferino García Pérez, segundo maior goleador do Campeonato Uruguaio com 208 gols em 210 partidas e o maior artilheiro da história do Nacional, com 486 gols.

Do lado Tricolor Gaúcho, o Grêmio era uma equipe sofrida. Os anos 40 não traziam boas lembranças, com ampla supremacia do rolo compressor colorado, o Grêmio viu o rival vencer sete dos até então oito campeonatos gaúchos da década. Mesmo assim, o quadro de valor da Azenha viria a quebrar a hegemonia colorada justamente no ano de 1949, com a conquista do estadual. Para o enfrentamento contra o clube uruguaio, Geada e Detefon compunham um ataque de respeito do lado gremista, que também possuía outras peças de respeito em seu elenco.

De fato o jogo contra a equipe do Nacional era muito mais que um amistoso internacional. A partida que seria a primeira transmissão internacional de uma rádio gaúcha, foi narrada pelo histórico radialista Cândido Norberto, sendo o primeiro jogo contra o Nacional, além de ser a primeira vitória de um clube do Rio Grande do Sul contra o Tricolor Charrua.

Diante de mais de 35 mil pessoas no Estádio Centenário, o Grêmio, que viria a se sagrar campeão gaúcho, bateu o Nacional pelo placar de 3x1. Apesar de um primeiro tempo igual de 1x1, o Tricolor Gaúcho demonstrou seu valor no segundo período de jogo, vencendo mesmo com um pênalti contra cometido por Clarel e cobrado na trave por José Garcia, com três gols a favor e um contra. Com o resultado, o Imortal conquistou o Troféu Sadrep, que até os dias de hoje é exposto no museu do clube.

Nesse mesmo ano o Grêmio viria a conquistar seu segundo torneio internacional, ao vencer a Copa Presidente de la República de Costa Rica.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada
1949
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
3 – 1 Escudo Nacional-URU.png
Nacional
Não houve Não houve
Posteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Alegretti
Brasil Geada
Brasil Teotônio

Jornais e imagens

Jornais e imagens históricas
Elenco do Grêmio em Motevidéu
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Foto antes do início da partida
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Foto antes do início da partida
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Candido Norberto narrando o jogo
Foto: Grêmio FBPA
Imagem do jogo
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Imagem do jogo
Foto: Revista Super Grêmio/Grêmio 1983
Nacional 1 x 3 Grêmio - Elenco do Grêmio em Motevidéu.jpg Nacional 1 x 3 Grêmio - Foto antes do início da partida 1.jpg Nacional 1 x 3 Grêmio - Foto antes do início da partida 2.jpg Nacional 1 x 3 Grêmio - Candido Norberto narrando o jogo.jpg Nacional 1 x 3 Grêmio - Imagem do jogo.jpg Nacional 1 x 3 Grêmio - Imagem do jogo 2.jpg

Ver também

Referências