Philips Cup

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Philips Cup
Philips Cup
Cartaz Philips Cup Eindhoven
Dados gerais
Organização Países Baixos PSV
Royal Philips Electronics (Patrocinador)
Edições 5 (mata-mata)
Outros nomes Copa Philips
Local de disputa Países Baixos Países Baixos
Número de equipes 4
Sistema mata-mata
editar

A Philips Cup, oficialmente Philips Cup Eindhoven, foi uma competição de futebol amistosa jogada em períodos de pré-temporada européia. Disputado de 1982 até 1986, já contou com a presença de grandes clubes do futebol mundial como Atlético Madrid, PSV Eindhoven, Ajax e Roma, entre outros. Em 1986 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu

O torneio foi organizado pelo PSV Eindhoven, com partidas no Philips Stadion, em Eindhoven, nos Países Baixos. Tem como maior campeão o anfitrião PSV. Dentre os grandes clubes brasileiros, apenas o Grêmio se sagrou campeão.

O torneio manteve durante todos os anos de disputa seu formato quadrangular, sendo disputado em sistema de mata-mata, com duas semifinais, uma disputa do terceiro lugar e uma final entre os vencedores de cada chave.

No ano de 1986 o Grêmio foi o convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Troféu Internacional Ciudad de Palma e do Torneio de Rotterdam nos anos anteriores, o clube recebeu convite para uma nova excursão para torneios e amistosos em 1986.

O Grêmio disputou o título de 1986 com as equipes do PSV Eindhoven, Borussia Mönchengladbach e o Anderlecht. Em 9 de agosto o Grêmio venceu o Anderlecht pelo placar de 3x1, gols de Renato, Raúl e Ortiz. Na final, em 10 de agosto contra o Borussia Mönchengladbach, uma vitória por 2x1, gols de João Antônio e Renato, para o Tricolor, garantiu o título da Philips Cup para o Imortal.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1982-1985 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1986
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Borussia Mönchengladbach.png
Borussia Mönchengladbach
Escudo Anderlecht.png
Anderlecht
Escudo PSV.png
PSV Eindhoven
Posteriormente Não houve
A competição não foi realizada

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
2 Brasil Renato
1 Brasil João Antônio
Brasil Ortiz
Brasil Raúl

Ver também

Referências