Taça Cidade de Salvador

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Taça Cidade de Salvador
Taça Cidade de Salvador
Bandeira de Salvador-BA-BRA.png
Dados gerais
Edições 1
Outros nomes Torneio Cidade de Salvador
Local de disputa Brasil Brasil
Número de equipes 4
Sistema quadrangular
editar

A Taça Cidade de Salvador, também conhecida como Torneio Cidade de Salvador, foi uma competição de futebol amistosa disputada no ano de 1972. A competição foi vencida pelo Grêmio em quadrangular com River Plate, Fluminense e Vitória.

Informações gerais

Fórmula de disputa

O torneio foi organizado no sistema de pontos corridos, no formato quadrangular em turno único. Os jogos foram realizados no Estádio Fonte Nova, sendo o maior pontuador declarado o campeão. A Copa contou supervisão e apoio da federação local.

A história

Entrega do troféu da competição
Foto: Memorial Hermínio Bittencourt

No ano de 1972 o Grêmio já garantia um bom espaço no futebol nacional e internacional, graças a campanhas de destaque na Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, bem como excussões bem sucedidas tanto à Europa quanto ao continente americano. Com isso, eventuais convites para torneios internacionais começaram a ocorrer com frequência, como no caso das conquistas da Taça do Atlântico e do Torneio Internacional de Porto Alegre no ano de 1971, por exemplo.

Assim, o Tricolor foi convidado para a disputa de um torneio em Salvador, na Bahia, que teria caráter internacional. Os adversários do Grêmio para a disputa foram o Vitória, tradicional baiano que no respectivo ano conquistaria o campeonato estadual; o Fluminense, campeão carioca de 1971 e o River Plate, à época o maior campeão do futebol argentino.

A Copa Cidade de Salvador iniciou em 23 de janeiro, em partida entre Grêmio e Fluminense, no empate em 0x0 entre os clubes tricolores. O respectivo jogo foi preliminar de Vitória e River Plate, jogo disputado logo em seguida ao inaugural, tendo como vencedor a equipe argentina pelo placar de 1x2, gols de Mário Sérgio para os brasileiros. Perez e Ghiso marcaram para os argentinos.

A segunda rodada iniciou em 26 de janeiro, com o empate em 0x0 entre Grêmio e Vitória, em partida preliminar de River Plate e Fluminense, que acabou com outro empate sem gols. Os resultados da penúltima rodada eliminavam apenas o Vitória, mas mantinham os demais participantes com chances de título, com vantagem para os argentinos do River Plate, que dependiam apenas de si para conquistar a taça.

Em 30 de janeiro ocorria a terceira e última rodada da competição. As equipes do Vitória e Fluminense fariam o jogo preliminar. O resultado final foi 1x0 para a equipe do Vitória, gol de Juarez. Com isso a equipe baiana se igualava ao número de pontos do River Plate, mas independente do resultado da partida final não poderia conquistar a competição.

Em partida acirrada, Grêmio e River Plate decidiriam a competição. Logo aos sete minutos de partida Loivo abriria o marcador para o Tricolor Gaúcho, o River Plate permaneceu em busca do resultado, tendo um jogador expulso, Perez aos 27 minutos do segundo tempo por reclamação. No desenrolar da partida, o Grêmio conseguiu manter o resultado conquistado no início de jogo e conquistar mais uma competição internacional em sua história.

Edições

Ano Classificação
Campeão Vice 3º colocado 4º colocado
Anteriormente Não disputada
Competição não foi realizada
1972
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo River Plate.png
River Plate
Escudo Vitória.png
Vitória
Escudo Fluminense.png
Fluminense
Posteriormente Não disputada
Competição não foi realizada

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Loivo

Ver também

Referências