Grêmiopédia: Deliberações sobre Amistosos e Jogos-Treino

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Relógio.png
Esse artigo trata de um evento atual. As informações aqui existentes podem mudar a qualquer momento.


Do Objetivo

Desde o início do Projeto Grêmiopédia se discute quais jogos devem ou não entrar na contagem oficial. Para evitar a reabertura de debates já consolidados, criou-se este artigo, que demonstra de forma direta quais critérios foram levados em conta para estabelecer uma partida como "Amistoso que entra na estatística", "Amistoso que não entra na estatística" e "Jogos-Treino", sendo que este último de forma alguma deve ser contabilizado.

Dos critérios para entrada na Estatística Oficial

Em debate com os demais gremiopedistas, foram acordados alguns critérios para decisão sobre entrada de Amistoso na estatística oficial, sendo necessário 5-0 para o aceite. São eles:

  1. O jogo precisa ter arbitragem federada;
  2. O jogo precisa ter dois tempos de 45 minutos, com exceção para os jogos disputados no período antigo que compreende 1903 a 1936. Este período terá critério diferenciado em razão das peculiaridades da época.
  3. Uniforme oficial de jogo;
  4. O jogo precisa respeitar a regra das substituições, em que um atleta que saiu, não pode retornar a partida. A exemplo do item 2, com exceção para os jogos disputados no período antigo que compreende 1903 a 1936. Este período terá critério diferenciado em razão das peculiaridades da época.
  5. A informação constante no site do Grêmio é soberana. No caso de abstenção, é necessário o jogo estar de acordo com os critérios anteriores para ser considerado amistoso da estatística oficial.

* Utilizamos o ano de 1937 como referência para exceções, devido a criação da AMGEA especializada, quando o futebol se profissionalizou em Porto Alegre/RS.
* O critério 5 foi estabelecido em votação dos gremiopedistas em 09/06/2020.

Lista de Amistosos que ENTRARAM na estatística oficial (lista automática)

Área de ANÁLISE

# Data Mandante Placar Visitante ITEM 1: ARBITRAGEM ITEM 2: TEMPO DE JOGO ITEM 3: UNIFORME OFICIAL ITEM 4: SUBSTITUIÇÕES ITEM 5: POSIÇÃO DO CLUBE DELIBERAÇÃO
1 18 de janeiro de 1998 Ortopé 0 – 8 Grêmio Árbitro era federado? Desconhecido <pendente> Tempo de jogo <pendente> Sim, uniforme número 3 Substituições ocorreram corretamente no time do Grêmio <pendente> <pendente> <pendente>
2 19 de janeiro de 2003 Gramadense 1 – 9 Grêmio O árbitro Rudimar Carasai não era federado. Tempo de jogo aparentemente normal, pois os jornais não citam alteração. Sim, uniforme número 3 Substituições ocorreram corretamente Sem informação. Esse Amistoso não entra na Estatística
3 22 de janeiro de 2014 Flamengo de São Valentim 0 – 1 Grêmio Arbitragem era federada? Sim, o trio era filiado na FGF Tempo de jogo normal? Sim, 2 tempos de 45 minutos Sim, uniforme número 1 Substituições ocorreram corretamente O Grêmio tratou a partida como Jogo-Treino. Esse Jogo-Treino não entra na Estatística

Lista de Jogos-Treino e outros jogos cadastrados que NÃO ENTRAM na estatística oficial

** Alguns jogos não foram listados, pois estão no padrão antigo de fichas técnicas. Quando passadas para o banco de dados, integrarão a lista.

Histórico de Alterações

Em 09/06/2020 o jogo Gramadense 1 x 9 Grêmio saiu da estatística oficial, após a confirmação de que o árbitro na ocasião da partida não era federado.

Veja também