Troféu Sadrep

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 06h02min de 4 de janeiro de 2017 por Diego Salton (discussão | contribs) (Criou página com '{| style="font-size: 80%; background: #F2F5FD; border:solid 1px #E2EAF0; border-collapse:collapse;" width=23%; align="right" |+ colspan="3" align="center" style="font-size: la...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

TROFÉU SADREP
Troféu Sadrep
Dados gerais
Organizador Nacional-URU
Patrocinador Sadrep LTDA
Local de disputa Montevidéu,Uruguai URU
Sistema Jogo único

O Troféu Sadrep, também conhecido como Taça do Cinquentenário do Nacional, foi uma competição de futebol amistosa jogada uma única vez no ano de 1949 entre Grêmio e Nacional-URU. O troféu foi disputado em jogo único no Estádio Centenário, localizado em Montevidéu, Departamento de Montevidéu, no Uruguai.

Informações gerais

Nos anos 40 o Grêmio iniciaria sua história de sucesso em competições internacionais de futebol. O Troféu Sadrep, realizado em 1949, foi a primeira e exitosa competição internacional disputada em solo estrangeiro. Oferecido pela empresa de comunicação Sadrep LTDA em comemoração ao jogo festivo dos 50 anos do Club Nacional de Football.

O adversário do Grêmio na disputa do título era o temido Nacional de Montevidéu, vinte vezes campeão uruguaio e um dos grandes esquadrões sul-americanos da época. A equipe do tricolor uruguaio, inclusive, contava com Eusebio Ramón Tejera e Julio Gervasio Pérez Guitiérrez, campeões mundiais pela Seleção Uruguaia no Mundial de Seleções de 1950, sobre o Brasil, em episódio que ficou conhecido como Maracanazo.

Diante de mais de 35 mil pessoas no Estádio Centenário, o Grêmio, que viria a se sagrar campeão gaúcho, bateu o Nacional pelo placar de 3x1. Em um primeiro tempo igual de 1x1, o Tricolor Gaúcho demonstrou seu valor; no segundo período de jogo, mesmo com um pênalti contra cometido por Clarel e cobrado na trave por José Garcia, o Imortal acabou vencendo o enfrentamento, com três gols a favor e um contra. Com o resultado, o Imortal conquistou o Troféu Sadrep, que até os dias de hoje é exposto no museu do clube.

Nesse mesmo ano o Grêmio viria a conquistar seu segundo torneio internacional, ao vencer a Copa Presidente de la República de Costa Rica.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada
1949
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
3 – 1 Escudo Nacional-URU.png
Nacional-URU
Não houve Não houve
Posteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada

Artilheiros do Grêmio na competição

1 Gol

Ver também

Referências