Predefinição:Página principal/Conteúdo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 12h58min de 13 de maio de 2019 por Júnior Morais (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

  Artigo em Destaque

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

  Apresentação
  5 de maio na história
  Imagem do dia


Imagem em destaque - 5 de maio.jpg
Grêmio Bicampeão da Recopa em 2018
Foto: Gazeta Press
  Já joguei no Grêmio

Luan Guilherme de Jesus Vieira.png

Luan Guilherme de Jesus Vieira, mais conhecido como Luan (São José do Rio Preto-SP, 27 de março de 1993) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Luan chegou no Grêmio em 2013 e desde 2014 vem sendo uma das principais peças do time. Jogou pela primeira vez nos profissionais no dia 19 de janeiro de 2014. Era um time alternativo do tricolor, o termômetro marcava 60º e a partida terminou em 1 a 0 para o São José, que venceu no gramado sintético do Estádio Passo d'Areia pelo Campeonato Gaúcho.

Dez 10 dias após a estreia, Luan balançou a rede pela primeira vez. Foi em Pelotas, no Estádio Bento Freitas, contra o Brasil. O placar foi 1 a 1. Novamente o Grêmio atuou sem as peças principais na época, sendo comandado por Marcelo Mabília na sequência do estadual (leia mais...)