Troféu Internacional de Salônica

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Troféu Internacional de Salônica
Troféu Internacional de Salônica
Bandeira da Grécia.png
Dados gerais
Edições 1 (mata-mata)
Local de disputa Grécia Grécia
Número de equipes 2
Sistema mata-mata
editar

O Troféu Internacional de Salônica foi uma competição de futebol amistosa disputada no ano de 1962. A competição foi vencida pelo Grêmio em jogo único contra a Seleção de Salônica.

Informações gerais

Fórmula de disputa

O torneio foi definido em jogo único. Os jogos foram realizados no Estádio Toumba, sendo o vencedor declarado o campeão.

A história

Delegação do Grêmio em Salônica
Foto: Museu do Grêmio

Em 1962 o Grêmio realizaria sua segunda excursão à Europa, disputando partidas nos Países Baixos, Bulgária, Áustria e Dinamarca antes de chegar na Grécia, onde já havia passado com louvor no ano de 1961, disputando partidas contra as equipes do AEK, Olympiacos, Panathinaikos e Seleção da Grécia. Na passagem anterior havia vencendo três jogos, empatando um e conquistando uma taça contra o Panathinaikos, a Troféu Internacional de Atenas.

Na segunda passagem pelo país helênico, o Grêmio estrearia com uma vitória por 2x1 sobre a Seleção da Macedônia, gols de Juarez e Toruca para o Imortal e Grigorion para o combinado grego. Importante frisar que a Seleção Macedônica representou a região da Macedônia, na Grécia, não se referindo ao país República da Macedônia.

Após vitória contra o combinado macedônico, o Grêmio enfrentaria a Seleção de Salônica, seleção representante da cidade de Salônica, a segunda maior cidade da Grécia. O jogo ocorrido em 2 de maio foi vencido pelo Imortal por 1x0, gol de Toruca, garantindo ao Tricolor seu segundo título na Grécia.

Infelizmente não há informações conhecidas sobre escalações e dados detalhados sobre o título. Ajude a Grêmiopédia a recuperar as informações desse título pelo nosso contato.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não realizada
Competição não foi disputada
1962
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
1 – 0 Bandeira da Grécia.png
Seleção de Salônica
Não houve Não houve
Posteriormente Não realizada
Competição não foi disputada

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Toruca

Ver também

Referências