Pedro Fernando da Costa Huch

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Huch
Huch


Informações pessoais
Nome completo Pedro Fernando da Costa Huch
Apelido Nêne Huch
Data de nasc. 06 de abril de 1886
Local de nasc. Rio Grande-RS, BRA
Nacionalidade Brasil
Falecido em 18 de julho de 1935 (49 anos)
Local do falec. Porto Alegre-RS, BRA
Informações profissionais
Função Meio-campo
Como jogador do Grêmio
Jogos Gols Média
6 1 0.17
  • A estatística pode estar incompleta.
Números no Grêmio como Treinador
Jogos V   E   D Aprov
3 1 0 2 33.3%
  • A estatística pode estar incompleta.
Clubes profissionais
Anos Clubes
1904-1909 Brasil Grêmio
Equipes que treinou
Anos Clubes
1904-1905 Brasil Grêmio

Pedro Fernando da Costa Huch, também conhecido como Huch (Rio Grande-RS, BRA, 06 de abril de 1886 - Porto Alegre-RS, BRA, 18  de julho de 1935).

Banco de dadosEstatística como jogador do Grêmio

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
4
2
0
2
7
6
1
50%
Visitante
2
1
0
1
2
4
-2
50%
Total
6
3
0
3
9
10
-1
50%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.

Banco de dadosEstatística como treinador do Grêmio

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
2
1
0
1
3
2
1
50%
Visitante
1
0
0
1
1
4
-3
0%
Total
3
1
0
2
4
6
-2
33.3%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.

História

Pedro Huch é conhecido como o "32º Fundador", isto porque na Ata de Fundação de 15 de setembro de 1903 não consta a sua assinatura. Pedro foi "acrescentado" à lista de fundadores em sessão da Assembleia Geral ocorrida no dia 29 de fevereiro de 1904.

Segue texto da Ata:
"Em sessão da Assembléia Geral ocorrida no dia 29 de fevereiro de 1904, foi adicionado como fundador o nome de Pedro da Costa Huch, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Grêmio desde o momento de sua fundação."

Como jogador atuou no primeiro jogo da história do Grêmio vencendo a primeira edição do Troféu Wanderpreis em 1904. Também atuou no festival de inauguração da Baixada, inclusive sendo capitão de uma das equipes.

Sua última participação em campo foi no ano de 1909 no primeiro jogo intermunicipal contra o Rio Grande.

Pedro Huch faleceu em 18 de julho de 1935 de enfermidade desconhecida e foi enterrado no Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas, na capital gaúcha. Segue cópia da nota divulgada pelo jornal "A Federação" de 19 de julho de 1935, página 3.

Mortuário - Pedro Fernando da Costa Huch
Conforme noticiamos em nosso ultimo numero, sucumbiu ontem á tarde, nesta capital, o sr. Pedro Fernando da Costa Huch, diretor do Instituto Hipotecário e Financeiro, Banco de Crédito Real, e figura de destaque em nossos meios sociais.

Cidadão integro, o extinto, foi elemento util á sociedade em que viveu.

Natural da cidade de Rio Grande, onde nasceu a 6 de abril de 1886, após frequentar o curso primário nesta capital, seguiu para a Alemanha, fazendo no Ginásio oficial de Wiesbaden o curso de bacharelado em humanidades.

Regressando ao seu estado natal dedicou-se ao comercio, trabalhando nas firmas Nicolau Ely, desta capital, e na Casa Fraeb, sendo depois comerciante em São Gabriel.

Mais tarde passou a empregar sua atividade no Banco Pelotense, tendo sido gerente das filiais desse estabelecimento de crédito em São Gabriel e, após, aqui em Porto Alegre.

Devido a sua brilhante atuação, os dirigentes desse banco convidaram para diretor-presidente do Banco do Espirito Santo, que fazia parte do Pelotense, em Vitoria.

Seguindo para a capital desse Estado em 1927 e assumindo aquele elevado posto, impôs-se em Vitoria pelas suas altas qualidades, desenvolvendo ali varias industrias.

Entrando em liquidação o Banco Pelotense, Pedro Huch voltou de novo, para Porto Alegre sendo um dos organizadores e fundadores do Instituto Hipotecário e Financeiro Banco de Crédito Real.

Nêne Huch, como era mais conhecido cativava pelo seu gênio alegre e comunicativo e sua simpatia pessoal, que o faziam um verdadeiro "gentleman".

Dedicou tambem sua atividade a varias de nossas organizações sociais, tendo sido um dos fundadores do Gremio F. B. Porto Alegrense e remador do antigo Ruder Clube, hoje C. R. Porto Alegre.

Adoecendo, ha cerca de dois mêses, de molestia grave, deu-se o desenlace na manhã de ontem, sucumbindo cercado por todos os seus parentes, recebendo antes, os sacramentos da Igreja Católica das mãos do vigario das Dôres, padre Modesto Bestuê.

O sr. Pedro F. da Costa Huch era filho do finado sr. Hans Huch, que foi industrialista na cidade de Rio Grande, e enteado do extinto comerciante desta praça, sr. John Day.

Além de sua exma. viúva, d. Maria de Araujo Huch, deixa a lamentar-lhe a morte sua genitora, exma. sra. d. Zelia da Costa Day, e sua sogra exma. sra. d. Sára da Costa Araujo, viúva do dr. Eduardo Ernesto Araujo.

Era irmão do sr. Gastão da Costa Huch, industrialista desta praça, e irmão materno do sr. Alfredo J. Day, proprietario da Casa Esporte, e das exmas. esposas dos srs. professor dr. Donato di Donato, atualmente na Italia, Gustavo Mohrdieck, Bruno Schuback, René Palma Soares, residente no Rio, Paulo Flores, do nosso colega Manoel Peixoto, do Correio do Povo, e da senhorita Marina Day.

Era ainda cunhado dos srs. João da Costa Araujo, proprietario, Miguel da Costa Araujo, do alto comercio local, Antonio da Costa Araujo, funcionario da Prefeitura, e do dr. Pedro Drügg, engenheiro da Prefeitura de Porto Alegre.

Logo que foi conhecida a infausta nova do trespasse do sr. Pedro Huch, em seguida acorreram a sua residencia inumeras pessoas que foram apresentar pêsames á exma. família enlutada e velar o corpo.

As cerimonias funebres tiveram logar, hoje ás 9 horas, saindo o feretro da casa mortuaria á rua Duque de Caxias n.º 591, para a Igreja das Dôres, onde foi feita a encomendação.

Banco de dadosPartidas como jogador do Grêmio

Estreia
Fussball 0 x 1 Grêmio - 06/03/1904
Último Jogo
Grêmio 1 x 3 Rio Grande - 23/05/1909


Banco de dadosPartidas como treinador do Grêmio

Estreia
Fussball 4 x 1 Grêmio - 10/04/1904
Último Jogo
Grêmio 2 x 0 Fussball - 10/09/1905


Referências