Torneio de Casablanca

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Torneio de Casablanca
Torneio de Casablanca
Bandeira do Marrocos
Dados gerais
Edições Não disponível
Local de disputa Casablanca,Marrocos Marrocos
Sistema Mata-mata
editar

O Torneio de Casablanca, também conhecido como Troféu Mohamed V, foi uma competição de futebol amistosa, disputada no mês de agosto 1986. A competição foi realizada na cidade marroquina de Casablanca, no Marrocos.

Informações gerais

O Torneio de Casablanca foi um torneio internacional de caráter amistoso criado em substituição ao Troféu Mohamed V, sendo que muitos registros históricos consideram o tal torneio uma continuação do anterior. O Troféu Mohamed V foi competição disputada de 1962 até 1980, salvo 1971 e 1973, sendo interrompido no ano de 1981. Já o Torneio de Casablanca iniciou em 1986, sendo disputado também nos anos de 1988 e 1989, quando foi descontinuado.

Em 1986 o Grêmio excursionou por vários países do exterior, aproveitando sua recente fama pela conquista do Mundial de Clubes em 1983. A excursão daquele ano iniciaria na Suíça, passando por Finlândia, Suécia, Países Baixos, Itália e, por fim, Marrocos. Neste período o Imortal disputara diversas competições amistosas, dentre elas a Copa Philips e o Torneio de Berna.

Para a competição em Casablanca os clubes estrangeiros do Amsterdamsche Football Club Ajax, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Royal Standard de Liège foram convidados, além do local Forces Armées Royales de Rabat.

A competição marroquina seguia os mesmos parâmetros das competições internacionais amistosas, com duas equipes em cada chave, se enfrentando em jogo único por uma vaga na final do torneio. Desta forma, o Grêmio e a equipe do Ajax foram dispostos em uma chave e as equipes do FAR Rabat e Standard Liège se enfrentariam na outra.

Em 19 de agosto Grêmio e Ajax se enfrentaram, com o resultado final de 2x0 para o Tricolor, gols de Raul e Osvaldo. Na outra semifinal em mesma data, o Standard de Liège venceu o FAR Rabat pelo score de 1x0.

Na disputa pelo terceiro lugar, o Ajax golearia a equipe marroquina do FAR Rabat pelo placar de 4x1, em 19 de agosto. No dia seguinte, em 20 de agosto de 1986, Grêmio e Standard de Liège se enfrentariam em busca do título da competição, o primeiro disputado em solo africano pelo Imortal. Depois de uma partida dura, o Grêmio acabou derrotado pelos belgas do Standard, placar de 2x0, deixando os gaúchos com o vice-campeonato do torneio.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não disputada
Competição não contou com edições anteriores
1986
Detalhes
Escudo Standard de Liège.png
Standard de Liège
2 – 0 Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Ajax.png
Ajax
Escudo FAR Rabat.png
FAR Rabat
1987 Não disputada
Competição não contou com edição neste ano
1988-1989 Não disputou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

1 Gol

Ver também

Referências