Torneio de Berna

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Torneio de Berna
Philips Cup Bern
Philips Cup Bern
Dados gerais
Organização Young Boys
Edições 15
Outros nomes Philips Cup
Local de disputa Berna,Suíça SUI
Número de equipes 4
Sistema Mata-mata, Quadrangular
editar

O Torneio de Berna, oficialmente Philips Cup Bern, também conhecido como Philips Cup, foi uma competição de futebol amistosa jogada em períodos de pré-temporada européia. Disputado de 1977 até 1991, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Benfica, PSV Eindhoven, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Roma, Napoli, Liverpool, Porto de Portugal, entre outros. Em 1986 e 1987 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu da competição

O torneio foi organizado pelo Berner Sport Club Young Boys, com partidas no Estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça. Tem entre os maiores campeões o anfitrião Young Boys, seguido do também suíço Basel. Dentre os grandes clubes brasileiros, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio, Botafogo e Atlético Mineiro se sagraram campeões.

O torneio manteve durante todos os anos de disputa seu formato inicial, sendo disputado por quatro participantes em sistema de mata-mata, com duas semifinais, uma disputa do terceiro lugar e uma final entre os vencedores de cada chave.

No ano de 1986 o Grêmio foi o convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Mundial Interclubes, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de Futebol nos anos anteriores, bem como boas apresentações em campos europeus, como nas conquistas do Troféu Internacional Ciudad de Palma e do Torneio de Rotterdam em 1985.

Na primeira participação, o Grêmio disputou o título com as equipes do Young Boys, PSV Eindhoven e Seleção da Suíça, sendo eliminado na semifinal pelo Young Boys, pelo placar de 2x1, em 29 de julho, gols de Siweck e Jeitziner para os suíços; e de Caio Júnior, para o Grêmio. Com a derrota na semifinal, o Grêmio acabou disputando o terceiro lugar com o PSV, eliminado em confronto contra a Seleção da Suíça, empatando em 1x1, gols de Osvaldo e Vanenburg, e vencendo nos pênaltis por 4x1.

Na segunda participação, em 1987, o Tricolor Gaúcho brigou pela taça contra as equipes do Benfica, além da dupla suíça do Young Boys e Neuchâtel Xamax. Em 29 de julho, após uma grande exibição de Lima diante do Benfica, marcando dois gols, o Grêmio venceu o jogo pelo placar de 2x1. Na final, desta vez contra o Neuchâtel Xamax, novamente uma vitória por 2x1, gols de Lei-Ravello para os suíços e dois de Cristóvão para o Tricolor, garantiu o título do Torneio de Berna para o Imortal.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1977-1985 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1986
Detalhes
Escudo Young Boys.png
Young Boys
2 – 1 Escudo Seleção da Suíça.png
Seleção da Suíça
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo PSV.png
PSV Eindhoven
1987
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Neuchâtel Xamax.png
Neuchâtel Xamax
Escudo Young Boys.png
Young Boys
Escudo Benfica.png
Benfica
1988-1991 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
2 Brasil Cristóvão Borges
Brasil Lima
1 Brasil Caio Júnior
Brasil Osvaldo

Ver também

Referências