Torneio Internacional Semana de Mayo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Torneio Internacional Semana de Mayo
Torneo Internacional Semana de Mayo
Troféu Semana de Mayo 1979
Dados gerais
Edições 2
Local de disputa Santa Fé,Argentina Argentina
Sistema Mata-mata
editar

O Torneio Internacional Semana de Mayo, oficialmente Torneo Internacional Semana de Mayo, também conhecido como Trofeo Semana de Mayo ou Copa Semana de Mayo, foi uma competição de futebol amistosa, disputada na pré-temporada argentina como preparação dos clubes nos anos de 1979 e 1980. Foi organizada pelo clube Club Atlético Rosario Central.

Informações gerais

André Catimba em uma disputa de bola, na vitória contra o Newell's Old Boys em 1979

Com a realização de uma excursão da Seleção Argentina de Futebol à Europa no período de maio de 1979, os clubes argentinos tiveram sua temporada suspensa, com fins de evitar prejuízos das equipes que cedera jogadores para as duas partidas que a Seleção Argentina realizaria contra a Itália e Países Baixos. Assim, os clubes de Rosario, na província argentina de Santa Fé, organizaram o Torneio Internacional Semana de Mayo, que também ficou reconhecido na mídia como Torneio de Rosario.

O Grêmio, que já havia excursionado à Argentina no mês de fevereiro do mesmo ano, foi convidado para mais uma disputa de torneio, recebendo pela participação o montante de trinta mil dólares. Na oportunidade anterior, o Grêmio, que havia goleado Independiente e vencido Rosário Central na final do Torneio Internacional Ciudad de Rosario, ficou com o título. A disputa o troféu foi organizada no sistema de mata-mata, contando com a presença das equipes do Rosario Central e Newell's Old Boys, além do Grêmio e da equipe italiana da Società Sportiva Lazio. As chaves do torneio foram divididas com o enfrentamento entre Rosário Central e Lazio em uma das chaves, e Grêmio e Newell's Old Boys na outra. Tanto a semifinal quanto a final disputada em jogo único.

Da mesma forma como em fevereiro, o Grêmio se classificou diante rival com vitória, desta vez contra o Newell's, pelo placar de 3x1. Na outra semifinal o Rosario Central conseguiu grande vitória contra a Lazio, pelo placar de 3x0. Assim, Grêmio e Rosario Central reeditaram a final de fevereiro, desta vez com vitória dos argentinos, que golearam o Tricolor com quatro gols, sendo o desconto gremista anotado por Paulo Cézar Caju, de pênalti no final da partida.

Em 1980 foi disputada uma segunda edição da competição, sagrando-se bicampeã a equipe do Rosario Central.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não disputada
Competição não contou com edições anteriores
1979
Detalhes
Escudo Rosario Central.png
Rosario Central
4 – 1 Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Newell's Old Boys.png
Newell's
Escudo Lazio.png
Lazio
1980 Não participou
Competição não contou a presença do Grêmio
Posteriormente Não disputada
Competição não contou com edições futuras

Artilheiros do Grêmio na competição

3 Gols
1 Gol

Ver também

Referências