Torneio Internacional Ciudad de Rosario

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

I Torneo Internacional Ciudad de Rosario
Torneo Internacional Ciudad de Rosario de 1979
Bandeira Argentina
Dados gerais
Organização Club Atlético Rosario Central
Edições 1
Outros nomes Torneo Carnevales de Rosario
Local de disputa Santa Fé, Argentina Argentina
Número de equipes 4
Sistema Mata-mata
editar

O Torneio Internacional Ciudad de Rosario, oficialmente Torneo Internacional Ciudad de Rosario, também conhecido como Trofeo Ciudad de Rosario ou Torneo Carnevales de Rosario, foi uma competição de futebol amistosa, disputada na pré-temporada argentina como preparação dos clubes no ano de 1979. Foi organizada pelo clube Club Atlético Rosario Central.

Em que pese tenha nome semelhante, tal competição não possui relação com a Copa Ciudad de Rosário, com edições no ano de 2010, 2011 e 2012, vencidas por Club Atlético Newell's Old Boys, Club Alianza Lima, Asociación Mutual Social y Deportiva Atlético de Rafaela, respectivamente. Também não se pode concluir que tenha relação com outras competições que possuam nomeação homônima, como o Torneio Ciudad de Rosario de 2000, vencido pelo Rosario Central.

Informações gerais

Troféu da competição

Como preparação para o início da temporada argentina de 1979, o Club Atlético Rosario Central organizou, em parceria com o governo e federação local, um torneio amistoso internacional de pré-temporada. Para compor o quadro de postulantes ao título, a equipe de Rosario convidou os argentinos Club Atlético Independiente e Quilmes Atlético Club. Além do trio argentino, o Grêmio foi convidado para a disputa do torneio.

A disputa o troféu foi organizada no sistema de mata-mata, com uma semifinal para cada dupla e final em jogo único. Todas as partidas foram jogadas na cidade de Rosario, sendo definidos os clubes que comporiam as chaves com Grêmio contra Independiente em uma semifinal e Rosario Central contra Quilmes na outra.

No primeiro jogo o Grêmio venceu a equipe do Independiente em uma goleada por 4x0, sendo que a equipe do Rosario Central venceria o embate com o Quilmes pelo mesmo score. Assim, a final da competição, disputada no estádio Estádio Gigante de Arroyito, colocou frente a frente as equipes classificadas. No primeiro tempo o Rosario Central abriu o marcador em cobrança de pênalti de Garcia, aos 10 minutos, a equipe argentina teve a chance de ampliar o marcador com Heredia, novamente de pênalti, aos 18 minutos, mas o goleiro Manga defendeu a cobrança. No segundo tempo o Grêmio reverteu o placar adverso com gols de Éder, aos 15 minutos, e Jurandir, aos 17 minutos, conquistando a competição.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não disputada
Competição não contou com edições anteriores
1979
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Rosario Central.png
Rosario Central
Escudo Independiente.png
Independiente
Escudo Quilmes.png
Quilmes
Posteriormente Não disputada
Competição não contou com edições futuras

Artilheiros do Grêmio na competição

2 Gols
1 Gol

Ver também

Referências