Johann Jacob Büchi

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Büchi
Büchi
11° Presidente do Grêmio
Informações pessoais
Nome completo Johann Jacob Büchi
Data de nasc.
Local de nasc. Desconhecido, SUI
Nacionalidade Suíça
Falecido em Desconhecido
Informações profissionais
Função Atacante
Como jogador do Grêmio
Jogos Gols Média
2 0 0
  • A estatística pode estar incompleta.
Clubes profissionais
Anos Clubes
1920 Brasil Grêmio
Como dirigente do Grêmio
Anos Cargo
1926 Presidente

Johann Jacob Büchi, também conhecido como Büchi (Cidade de nascimento desconhecida, SUI).

Banco de dadosEstatística como jogador do Grêmio

GRÊMIO Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Aproveitamento
Mandante
2
1
0
1
5
2
3
50%
Visitante
0
0
0
0
0
0
0
%
Total
2
1
0
1
5
2
3
50%

A estatística está em processo de contagem no Banco de Dados, e pode sofrer alterações. Quando estiver completa, esta mensagem será suprimida.

História

Johann Jacob Büchi, nascido na Suíça, provavelmente passou a ser chamado de James na sua passagem pelos EUA, já que na época era comum imigrantes europeus adaptarem seus nomes ao chegar nas Américas.

James teria iniciado na universidade, porém, por questões financeiras, não teve continuidade. Ainda em St. Gallen, foi aprendiz na indústria têxtil. Jovem foi para os Estados Unidos e logo depois para a Argentina. Da Argentina foi para Porto Alegre, onde, junto com dois sócios norte-americanos, fundaram a Companhia Sul Ford, importadora de veículos, peças e tratores, em novembro de 1917. Esta empresa era ligada à Ford Motors Company Exports Inc, um escritório-filial da Ford americana no Brasil, destinada a mobilizar o mercado para a entrada definitiva da Companhia em 1917.

Casado com a também suíça Hedwig Büchi-Eigensatz, professora, teve três filhos, todos nascidos em Porto Alegre: James Büchi, Julius Richard Büchi e Edgar Büchi. No ano de 1926 deixou a capital gaúcha e retornou a St. Gallen, com toda a sua família.

No Grêmio

Sabe-se que defendeu a equipe principal do Grêmio no ano de 1920, mas talvez tenha passado por outros quadros da equipe. Permaneceu associado ao clube, se manteve como parte da diretoria ocupando diferentes cargos, e, em 1926, pouco antes do seu retorno para a Suíça, assumiu a presidência do tricolor.

Em 21 de março de 1926, em assembléia geral extraordinária, Büchi foi escolhido para substituir Luiz Pinto Chaves Barcellos, que, devido a ter dificuldades em conciliar seus afazeres pessoais com os interesses do clube, sugeriu que fosse escolhido um substituto. Büchi aceitou a escolha de seus colegas, mas advertiu que estava de viajem marcada para retornar a sua terra natal, a Suíça. Em 3 de agosto de 1926 James deixou a presidência do Grêmio, sendo substituído pelo então primeiro vice-presidente Augusto Koch.

Referências

  • FONTE: Büchi S. (1990) The Life of J. Richard Büchi. In: Mac Lane S., Siefkes D. (eds) The Collected Works of J. Richard Büchi. Springer, New York, NY
  • FONTE: Revista Grêmio 70 número 2


Banco de dadosPartidas como jogador do Grêmio

Estreia
Grêmio 4 x 0 Cruzeiro-RS - 01/08/1920
Último Jogo
Grêmio 1 x 2 Combinado Acadêmico - 31/10/1920


Referências