Copa Desafio de Córdoba

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Copa Desafio de Córdoba
Copa Desafio Córdoba
Bandeira Argentina
Dados gerais
Edições Não disponível
Local de disputa Córdoba, Argentina Argentina
Sistema Misto
editar

A Copa Desafio de Córdoba, oficialmente Copa Desafio Córdoba em 1993, também conhecida como Copa de Oro Córdoba, Copa Ciudad Córdoba e Copa Provincia de Córdoba, é uma competição de futebol amistosa, disputada majoritariamente na pré-temporada argentina, com edições desde o ano de 1965.

Informações gerais

Iniciado em 1965 sob o nome de Cuadrangular de Córdoba, o torneio de Córdoba é uma competição tradicional do futebol argentino que reúne equipes de Córdoba, província da Argentina, e geralmente um ou mais convidados de outra província ou país. O torneio possuiu diversos formatos desde sua criação, sendo disputado em diversas oportunidades, entretanto, não anualmente como é de praxe nos torneios europeus.

A Copa de Córdoba já foi disputada apenas com equipes da referida província, com convidados de outras províncias do país e, inclusive, com clubes da América do Sul, Europa e Ásia. Dentre os clubes argentinos, praticamente todos os principais clubes do país já disputaram a competição, com destaque para Boca Juniors, River Plate, Independiente, Estudiantes, Vélez Sarsfield, Racing, Newell's Old Boys e Rosario Central.

A competição também contou com a presença de diversos convidados internacionais, como a Seleção da Bielorrússia, o Urawa Red Diamonds do Japão, o Budapest Honvéd Football Club da Hungria, a Association du Servette Football Club da Suíça e o FK Inter Bratislava da Eslováquia. Dentre as equipes brasileiras, além do Grêmio, o Fluminense já disputou a competição em 1980.

A participação do Grêmio

Em 1993 o Grêmio foi convidado a participar da Copa Desafio de Córdoba, competição organizada pelas equipes de Córdoba do Club Atlético Belgrano e do Club Atlético Talleres, com apoio das federações de futebol e governo local. A disputa pelo título se daria no Estádio Mario Alberto Kempes, no bairro Chateau Carreras, em Córdoba.

A partida inaugural do torneio foi disputada em 8 de fevereiro contra o Belgrano, equipe que seria semifinalista da Copa Centenario de la AFA no mesmo ano. O Belgrano já havia sido campeão de outro torneio internacional em Córdoba em 1993, a Copa Ciudad de Córdoba, vencendo a final contra a Seleção da Bielorrússia, após ter eliminado o Urawa Red Diamonds do Japão nas semifinais.

No Estádio Mario Alberto Kempes, Belgrano e Grêmio realizaram uma partida com cinco gols, vitória argentina pelo placar de 3x2, tentos gremistas marcados por Caio e Gílson. Após o revés da primeira partida, o Grêmio recuperou a liderança do triangular com uma vitória por 3x2 sobre o Talleres, gols de Carlos Miguel, Caio e Gílson, em 10 de fevereiro.

Para a partida final, marcada para 16 de fevereiro, o Grêmio precisava de uma vitória simples do Talleres por 1x0 no clássico cordobense contra o Belgrano para ficar com a taça. Apesar das chances, o Talleres acabou empatando com o Belgrano em um jogo sem gols, resultado que deu o título do torneio internacional para a equipe argentina de Los Piratas.

Edições

Ano Classificação
Campeão Vice 3º colocado 4º colocado
Anteriormente 1965-1992
Competição não contou com a participação do Grêmio
1993
Detalhes
Escudo Belgrano.png
Belgrano
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Talleres.png
Talleres
Não houve
1994-atualmente Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

2 Gols
1 Gol

Ver também

Ligações externas

Referências