Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
(Redirecionado de Categoria:Página Principal)
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 8 634 artigos e 8 986 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

Deleonlibertadores.JPG
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982.

O prestígio da Copa Libertadores não se dava apenas ao confronto entre grandes plantéis do futebol sul-americano, mas também ao fato da mesma levar ao Mundial Interclubes. Até então a competição não levava a disputa da Recopa Sul-Americana, criada no ano de 1989, dado que não havia uma segunda competição na América do Sul, mas conferia ao vencedor o direito a disputa da Copa Interamericana, que não era jogada continuamente por diversos problemas de datas e segurança. (leia mais...)

Pedro Tonon Geromel.png

Pedro Tonon Geromel, mais conhecido como Pedro Geromel ou somente Geromel (São Paulo-SP, 21 de setembro de 1985) é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. Geromel iniciou a carreira nas categorias de base da Portuguesa, antes de ir para o Palmeiras em 1999. Em 2004 foi contratado pelo Desportivo de Chaves de Portugal e jogou a Segunda Liga, que é a Série B portuguesa. Passou por Vitória de Guimarães de Portugal, pelo Colônia da Alemanha e depois pelo Mallorca da Espanha.

Em 2014 o zagueiro estreou pelo Grêmio, mas somente no fim de 2015 firmou vínculo diretamente com o tricolor gaúcho. Na quarta temporada com a camisa do time de Porto Alegre, foi o capitão a erguer a taça da Copa Libertadores da América de 2017, depois de ter sido um dos protagonistas do título da Copa do Brasil de 2016. Em 2018 conquistou outros dois títulos pelo Grêmio, a Recopa Sul-Americana, sobre o Independiente da Argentina, e o Campeonato Gaúcho de 2018, sobre o Brasil de Pelotas.

Na temporada 2017 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. A estreia com a amarelinha foi contra a Colômbia em vitória por 1 a 0, gol de Dudu. Geromel esteve em campo os 90 minutos. Apenas jogadores que atuavam no Brasil foram chamados por Tite. Luan entrou no segundo tempo no lugar de Diego Souza. Walace, Rodriguinho e Fábio Santos foram outros ex-Grêmio que também estiveram presentes. (leia mais...)


Imagem em destaque - 21 de maio.jpg
Torcida do Grêmio
Foto: Desconhecido


Jogo do dia na história...

Campeonato Gaúcho
21/05/1986
Escudo Grêmio.png
Grêmio
5x1
Escudo Caxias.png
Caxias
Estádio Olímpico

Relatório

Nascimentos...


  Projetos da Grêmiopédia