Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 19h28min de 23 de setembro de 2017 por Diego Salton (discussão | contribs) (Criou página com '{{rascunho}} {{Info/Campeonato de futebol |temporada = sim |nome = Campeonato Brasileiro de 1981<br/>(Taça de Ouro) |nomecódigo = Brasileirão Sér...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Predefinição Rascunho.gif
Esse artigo é um rascunho, sendo suas informações imprecisas ou desorganizadas. É possível que o editor esteja editando-o nesse exato momento. Considere visitar o artigo mais tarde.
Todas as informações colhidas em artigos com esse aviso não foram revisadas ou finalizadas



Campeonato Brasileiro de 1981
(Taça de Ouro)
Brasileirão Série A 1981
Dados
Participantes 44
Organização CBF
Período 17 de janeiro3 de maio
Gol(o)s 754
Partidas 306
Média 2,46 gol(o)s por partida
Campeão Rio Grande do Sul Grêmio (1º título)
Vice-campeão São Paulo São Paulo
Melhor marcador Nunes (Flamengo) – 16 gols
Melhor ataque Vasco – 41 gols
Melhor defesa Náutico – 7 gols
Maior goleada
(diferença)
Flamengo Rio de Janeiro 8–0 Ceará Fortaleza
Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
4 de fevereiro, Primeira Fase (Grupo D) - 6ª rodada
Público 5368770
Média 17545 pessoas por partida
Premiações
Melhor jogador Paulo Isidoro (Grêmio) (Bola de Ouro - Placar)
◄◄ 1980 Soccerball.png 1982 ►►

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981, oficialmente Taça de Ouro, foi a 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. Essa edição contou com novidades no regulamento, com a adoção da colocação nos campeonatos estaduais como critério de classificação das equipes e divisão do número de vagas por federações estaduais.

O título da competição foi decidido em jogo de ida e volta, quando o Grêmio venceu a equipe do São Paulo tanto no jogo de ida, no Estádio Olímpico Monumental, quanto no jogo de volta, no Estádio Morumbi. A conquista de 1981 foi a primeira da história do Grêmio e garantiu tanto ao Tricolor Gaúcho quanto ao Paulista a vaga na Copa Libertadores da América de 1982.

Regulamento

O Campeonato Brasileiro de 1981 foi dividido em três fases classificatórias no sistema misto, com as duas primeiras em pontos corridos e a fase final no sistema eliminatório. A Primeira Fase da competição dividia os clubes em quatro grupos de dez equipes, em turno único de todos contra todos, classificando-se para a fase seguinte os sete melhores colocados de cada grupo.

Na Segunda Fase os vinte e oito clubes classificados e mais quatro oriundos do Campeonato Brasileiro - Série B de 1981 (Taça de Prata) foram organizados em oito grupos com quatro equipes, em turno e returno, com enfrentamentos dentro do respectivo grupo e classificando-se para a fase seguinte os dois primeiros colocados do grupo.

A Fase Final foi disputada no sistema de mata-mata, iniciando com 16 equipes. Os confrontos foram organizados com o cruzamento das melhores campanhas contra as piores, garantindo aos melhores colocados o jogo decisivo com seu mando de campo. A fase derradeira foi dividida entre as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. No caso de empate na soma dos placares o regulamento previa a disputa por pênaltis, salvo a final da competição, onde a existência de empate forçaria a realização de um terceiro jogo e, persistindo o empate após a terceira partida, a disputa por pênaltis.