Troféu Colombino

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Troféu Colombino
Troféu Colombino
Bandeira da Espanha
Dados gerais
Organização Recreativo de Huelva
Edições Não disponível
Local de disputa Andalucía,Espanha Espanha
Sistema Mata-mata
editar

O Troféu Colombino, oficialmente XXXIII Trofeo Colombino, foi uma competição de futebol amistosa jogada em períodos de pré-temporada européia. Disputado de 1965 até os dias atuais, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Benfica, PSV Eindhoven, Atlético de Madrid, Real Madrid, River Plate, Barcelona, São Paulo, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Fluminense, Cruzeiro, Flamengo, Seleção do Uruguai, Manchester City, entre outros. Em 1997 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu

O torneio é organizado pelo Real Club Recreativo de Huelva, com partidas no Estádio Colombino, em Huelva, na província de Andalucía na Espanha. Tem como maior campeão o anfitrião Recreativo de Huelva. Dentre os clubes brasileiros, Grêmio, Fluminense, São Paulo, Vasco da Gama, America-RJ, Flamengo, Cruzeiro, Botafogo e Atlético Mineiro já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio, São Paulo, Vasco e Flamengo se sagraram campeões.

O torneio manteve diversos formatos de disputa, sendo quadrangular, triangular e jogo único. Foi disputado no sistema de mata-mata, com duas semifinais, uma disputa do terceiro lugar e uma final entre os vencedores de cada chave no ano em que participou o Tricolor.

No ano de 1997 o Grêmio foi o convidado internacional para a competição. Com as conquistas da Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil nos anos anteriores, o clube reforçou o antigo prestígio que já havia adquirido em outros momentos, recebendo diversos convites para torneios e amistosos.

O Grêmio disputou o título com as equipes do Sevilla, Real Zaragoza e o Recreativo de Huelva. Em 18 de agosto o Grêmio venceu o Real Zaragoza pelo placar de 2x0, gols de Zé Alcino e Sérgio Manoel. Na final, em 19 de agosto contra o Sevilla, uma vitória por 4x2, gols de Guilherme (2), Rodrigo Gral e André Santos, para o Tricolor, garantiu o título do Troféu Colombino para o Imortal.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1965-1996 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1997
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
4 – 2 Escudo Sevilla.png
Sevilla
Escudo Real Zaragoza.png
Real Zaragoza
Escudo Recreativo de Huelva.png
Recreativo de Huelva
1998-atualmente Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
2 Brasil Guilherme
1 Brasil André Santos
Brasil Rodrigo Gral
Brasil Sérgio Manoel
Brasil Zé Alcino

Ver também

Referências