Predefinição:História de Carlos Oscar Mostardeiro

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Também conhecido como Mostardeiro I - por ser irmão mais velho do também atleta tricolor Mostardeiro II - e identificado em súmulas de jornais da época também como Xirú. Mostardeiro I se associou ao Grêmio em 1909 e defendeu o tricolor entre 1909 e 1915. Em nossos registros consta que Mostardeiro I atuava com maior frequência como médio-esquerdo, mas também foi utilizado como médio-direito e centro-médio.


Família Mostardeiro
Carlos no centro
Foto:Autor desconhecido

Era o primogênito entre os doze filhos do casal Hemeterio Mostardeiro (também sócio gremista) e Maria Helena Wallau Mostardeiro. Nascido em Porto Alegre, era médico e foi vitimado pela epidemia de gripe espanhola no ano de 1918, aos 27 anos de idade, poucos meses após ter se casado. Mostardeiro I não deixou descendentes.

Grêmio

Nota de Falecimento.
Foto: Vida Sportiva
Nota de Falecimento.
Nota de Falecimento A Federação

Registros de sócios informam que Xirú se associou ao Grêmio em 1909, mesmo ano em que teria disputado suas primeiras partidas como jogador de futebol do Tricolor Gaúcho.
A primeira ficha técnica que temos na Gremiopédia é uma partida pelo Segundo Quadro, no dia 11 de julho de 1909, contra o Segundo Quadro do Fussball pela Taça Sportiva de 1909.
Já pela equipe principal, o Primeiro Quadro do Grêmio, estreou no Grenal dos 10x0, partida que é lembrada por ser o primeiro clássico e a primeira partida da história do Internacional.
Não existem registros de gols marcados por Mostardeiro I.

Títulos

Excursão a Pelotas em 1911
Foto:Autor desconhecido


Jogos pelo Grêmio - Segundo Quadro


Referências

  • Agradecemos a Andréa Mostardeiro Bonow, sobrinha de Carlos Oscar Mostardeiro, pelas informações prestadas e cessão de imagens.