Predefinição:História de Anselmo Pizzolo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Néia iniciou a sua carreira profissional em 1973 no Guarany de Bagé, aonde marcou seu nome como o maior artilheiro da história do clube.[1] Em 1976 foi emprestado ao Grêmio de Porto Alegre e no ano seguinte foi para o Avaí aonde teve uma importante participação na campanha do time no polêmico vice-campeonato estadual.

Em 1978, Néia transferiu-se para o Joinville aonde sagrou-se campeão catarinense. Em 1979 teve uma curta passagem pelo Esportivo conquistando o Título do Campeonato do Interior Gaúcho mas, devido a contusão do atacante do Joinville João Paulo, Néia voltou imediatamente para o time catarinense para a disputa do restante do estadual, aonde foi bicampeão.

No ano de 1980 passou a atuar pelo São Paulo-RS, foi quando o time fez uma excursão pela América do Sul. Surgiram propostas para Néia deixar o clube e até para ter seu passe livre mas, como o São Paulo pediu um valor muito alto pelo atleta, isto não ocorreu. Em 1981 foi emprestado ao Criciúma aonde novamente foi vice-campeão Catarinense.

Como havia se formado em educação física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e já estar lecionando aulas na área, Néia decidiu não mais dar aulas e jogar futebol. Não visualizando um grande futuro na profissão, largou mão da sua carreira de atleta profissional no seu auge, aos 29 anos.

Títulos

Esportivo-RS
  • Campeão Gaúcho do Interior - 1979
Joinville
  • Campeão Catarinense - 1978 e 1979