Sanwa Bank Cup

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
(Redirecionado de Copa Sanwa Bank)
Ir para: navegação, pesquisa

Sanwa Bank Cup
Sanwa Bank Cup
Cartaz Sanwa Bank Cup
Dados gerais
Organização JFA
Edições 4 (jogo único)
Outros nomes Copa da Amizade
Local de disputa Japão Tóquio
Número de equipes 2
Sistema jogo único
editar

A Sanwa Bank Cup, também chamada Copa Sanwa Bank ou Copa da Amizade, foi uma competição de futebol amistosa organizada pela J-League. Disputado de 1994 até 1997, contou com a participação do Grêmio em 1995.

Há discussão a respeito da oficialidade da competição. A Grêmiopédia utiliza como critério o Estatuto da FIFA que define a oficialidade de um torneio intercontinental quando organizado pela própria FIFA ou por uma das confederações continentais.

Informações gerais

Em 1992 o futebol japonês passou por uma transição, com a criação da Japan Football Association. O novo modelo de organização do futebol nipônico substituiu a Liga Japonesa de Futebol e teve início em 1993.

Com o novo formato da J-League, a liga passou a organizar um torneio entre campeões nacionais de diferentes países e o campeão nipônico. Em 1994 o campeão da Copa Centenario de la AFA, Gimnasia y Esgrima foi a equipe qualificada. Em 1995 foi a vez do Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 1994. Em 1996 o campeão sueco e em 1997 o campeão norte-americano fecharam os clubes estrangeiros participantes. No ano de 2008 uma nova competição em semelhante formato, a Copa Suruga Bank, foi criada pela JFA em parceria com a CONMEBOL, motivo pelo qual é considerada oficial.

A Copa Sanwa Bank foi disputada em todas as edições em jogo único, sendo no ano de 1995 entre Grêmio e Tokyo Verdy, na época chamado de Verdy Kawasaki. O Tricolor se classificou para o jogo como campeão da Copa do Brasil de 1994 enquanto o adversário japonês obteve a vaga como campeão do Campeonato Japonês de Futebol de 1994.

Em 4 de março no Estádio Nacional de Tóquio o campeão brasileiro Grêmio e o campeão japonês Tokyo Verdy disputaram o título, o jogo que aconteceu em meio a uma nevasca, contou com impressionantes 27.038 pessoas. O Tricolor Gaúcho venceu a partida com gols de Paulo Nunes e Jardel.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1994 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1995
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Tokyo Verdy.png
Tokyo Verdy
Não houve Não houve
1996-1997 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Jardel
Brasil Paulo Nunes

Ver também

Referências