Copa Punta del Este

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Copa Punta del Este
Copa Punta del Este
Bandeira do Uruguai
Dados gerais
Edições 1
Local de disputa Maldonado,Uruguai URU
Porto Alegre,Brasil BRA
Sistema Mata-mata
editar

O Copa Punta del Este, foi uma competição de futebol amistosa jogada uma única vez no ano de 1981 entre Grêmio, Flamengo, Peñarol e a Seleção de Maldonado. O troféu foi disputado em sistema de mata x mata no Estádio Domingo Burgueño, localizado em Maldonado, no Uruguai, e no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Informações gerais

Em 1981 o Grêmio foi convidado juntamente com Flamengo, Peñarol e a Seleção de Maldonado para a disputa da Copa Punta del Este. Os jogos seriam disputados com o enfrentamento entre Grêmio e Seleção de Maldonado, sendo a segunda chave entre Flamengo e Peñarol. Durante a organização do torneio houveram diversos contratempos, sendo os rivais da disputas alterados diversas vezes, o Talleres e o Nacional-URU foram especulados como possíveis participantes, mas acabaram não fazendo parte do certame.

O torneio foi cercado de polêmicas. Inicialmente, a ausência de informações a respeito dos adversários chegou a gerar desconforto entre organizadores e dirigentes do Flamengo, sendo que o clube chegou a embarcar para o Uruguai sem saber contra quem faria seu jogo de estreia. Após a realização da semifinal, onde Grêmio e Flamengo eliminaram os clubes uruguaios, somado a um temporal na região, o torneio foi adiado, sendo que os dirigentes do Flamengo chegaram a acusar os organizadores da competição terem buscado uma final entre Grêmio e Penãrol, tendo cancelado a final pela ausência dos uruguaios. Por fim, o entrave no pagamento da cota aos clubes, na ordem de 25 mil dólares, gerou polêmicas, só resolvida por um acordo entre os clubes e organizadores e a realização de outra partida no Brasil em momento futuro.[1]

A partida entre Grêmio e Seleção de Maldonado, válida pela semifinal da Copa Punta del Este, foi igualmente válida pelo Troféu Torre del Vigia[2]. O jogo foi realizado em 25 de fevereiro, terminou com vitória pelo placar de 4x0, gols de Baltazar, Héber, Tarciso e Vilson Tadei. A final da competição foi adiada, sendo disputada em 21 de maio, no Estádio Olímpico, no empate em 1x1, gols de De León e Nunes, para Grêmio e Flamengo respectivamente. Como a partida terminou empatada e na disputa de pênaltis acabou em 7x7, o título foi vencido pelo Flamengo na moeda.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
Anteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada
1981
Detalhes
Escudo Flamengo.png
Flamengo
1 – 1 Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Peñarol.png
Peñarol
Brasão de Maldonado-URU.png
Seleção de Maldonado
Posteriormente Não foi disputado
Competição não foi realizada

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Baltazar
Brasil Héber
Brasil Tarciso
Brasil Vilson Tadei

Ver também

Referências

  1. Jornal dos Sports - Edições de Fevereiro memoria.bn.br. Visitado em 5 de março de 2017.
  2. 1981 - Trofeo Torre Del Vigia (Copa Punta Del Este) www.gremio.net. Visitado em 5 de março de 2017.