Copa Internacional Renner

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Copa Internacional Renner
Copa Internacional Renner
Cartaz Copa Internacional Renner
Dados gerais
Organização Indústria de Tintas Renner
Edições 2 (mata-mata)
Outros nomes Copa Renner
Local de disputa Brasil
Número de equipes 4
Sistema mata-mata
editar

A Copa Internacional Renner foi uma competição de futebol, promovida pela Indústria de Tintas Renner, que patrocinava equipes do Brasil, Uruguai e Paraguai na década de 1990. A Copa foi disputada duas vezes, sempre nos intervalos dos principais campeonatos dos países sul-americanos[1].

História

Troféu da competição

A primeira edição aconteceu em 1996, na cidade de Cidreira, no Rio Grande do Sul. A taça internacional contou com a participação de Grêmio (BRA), Sport (BRA), Nacional (URU) e Cerro Porteño (PAR). O Grêmio eliminou o Nacional por 3 x 2, enquanto o Sport venceu o Cerro por 2 x 0. Na final, após um empate em 2 x 2 no tempo normal entre as equipes brasileiras, o Tricolor Gaúcho venceu nos pênaltis.

A segunda Copa Renner aconteceu em 1997, em Recife, Pernambuco. O torneio foi disputado na Ilha do Retiro, estádio pertencente ao Sport Club do Recife. Assim como no ano anterior, o Rubro-Negro pernambucano eliminou o Cerro Porteño na semifinal, também por 2 x 0. O Nacional enfrentou o Bahia, que entrou na vaga deixada pelo Grêmio. Mais uma vez os uruguaios não alcançaram a final. O Bahia goleou por 4 x 1. Na decisão entre os rivais nordestinos, o Bahia e Sport fizeram uma grande partida, que terminou empatada em 3 x 3, diante de 6.892 torcedores no estádio. Os baianos levaram a melhor nos pênaltis, deixando novamente o Sport com o vice-campeonato da Copa Internacional Renner.

Edições

Ano Classificação
Campeão Vice 3º colocado 4º colocado
Anteriormente Não disputada
Competição não foi realizada
1996
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Sport.png
Sport
Escudo Nacional-URU.png
Nacional
Escudo Cerro Porteño.png
Cerro Porteño
1997 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Ver também


Referências