Campeonato Gaúcho de Futebol de 1937

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com o uso de cookies.
Campeonato Gaúcho
Dados Gerais
Competição Campeonato Gaúcho de 1937
Categoria Principal
Esporte Futebol
Abrangência Estadual
Organizador Desconhecido
Dados de temporada
Temporada 1937
Colocação
Campeão  Grêmio Santanense
Vice-campeão  Rio-Grandense de Rio Grande
◄◄ 1936 1938 ►►


Campeonato Gaúcho de 1937 foi uma competição oficial de futebol, tendo como campeão o Grêmio Santanense. O Campeonato Gaúcho de Futebol de 1937 integra a história da principal competição estadual do Rio Grande do Sul. A disputa ainda era organizada por qualificações regionais que conduziam à etapa estadual.

As classificações estão separadas pelas etapas registradas na fonte; não somam automaticamente os jogos eliminatórios à primeira fase. A ordem e a pontuação seguem o regulamento da edição. O destaque azul identifica o Grêmio. Antes da Divisão Especial, o estadual utilizava qualificações regionais; a presença de clubes numa região não significa participação de todos na decisão estadual.

A documentação consultada permite identificar 14 partidas. Os resultados e a navegação por fase estão reunidos no quadro da competição. A dupla Gre-Nal não participou deste estadual por disputar a Amgea Especializada. O Grêmio Santanense que aparece nas finais é o clube de Livramento. A decisão prosseguiu em 1938 e teve dois jogos de desempate. As qualificações regionais são parciais conforme a documentação disponível. Os resultados conhecidos foram preservados com a indicação da fase; não se criou classificação por pontos para eliminatórias nem se completaram placares desconhecidos. As fichas do Grêmio permanecem nos links originais. “Data não confirmada” indica ausência ou divergência documental, não uma nova rodada.

Gauchão 1937

As classificações estão separadas pelas etapas registradas na fonte; não somam automaticamente os jogos eliminatórios à primeira fase. A ordem e a pontuação seguem o regulamento da edição. O destaque azul identifica o Grêmio. Antes da Divisão Especial, o estadual utilizava qualificações regionais; a presença de clubes numa região não significa participação de todos na decisão estadual.

A dupla Gre-Nal não participou deste estadual por disputar a Amgea Especializada. O Grêmio Santanense que aparece nas finais é o clube de Livramento. A decisão prosseguiu em 1938 e teve dois jogos de desempate. As qualificações regionais são parciais conforme a documentação disponível. Os resultados conhecidos foram preservados com a indicação da fase; não se criou classificação por pontos para eliminatórias nem se completaram placares desconhecidos. As fichas do Grêmio permanecem nos links originais. “Data não confirmada” indica ausência ou divergência documental, não uma nova rodada.

Não foi acrescentada uma classificação pontuada sem uma tabela documental correspondente. Os confrontos registrados seguem abaixo.

Rodadas e fases

Qualificação regional — Zona Litoral
Qualificação regional — Zona Centro
Data não confirmada
Data não confirmada
Qualificação regional — Zona Serra
Data não confirmada
Qualificação regional — Zona Fronteira
Data não confirmada
Etapa estadual — Primeira fase
Semifinais estaduais
Primeiro Jogo-desempate
Segundo Jogo-desempate

Fontes dos dados: [1][2]






Premiação

Campeonato Gaúcho de 1937

Campeão
(1º título)

Referências

  1. ↑ RSSSF Brasil — Campeonato Gaúcho 1937: resultados, fases e classificações. Compilação histórica; lacunas e divergências são indicadas no quadro.
  2. ↑ Todos os jogos do Grêmio — conferência dos jogos identificados.