Arena do Grêmio

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 12h47min de 17 de dezembro de 2015 por Diego Salton (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

ARENA DO GRÊMIO
Arena do Grêmio
Informações
Nome Arena do Grêmio
Apelido Arena
Características
Local Avenida Padre Leopoldo Brentano, n.º 110 / 2100, Bairro Humaitá, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), Brasil Brasil
Gramado Grama natural (Lolium Perenne e Desso GrassMaster) (105 x 68 m)
Capacidade 56.500
Construção
Data 20 de setembro de 2010
Inauguração
Data 8 de dezembro de 2012
Partida inaugural Grêmio 2x1 Hamburgo
Primeiro gol André Lima
Recordes
Público recorde 60.540
Data recorde 8 de dezembro de 2012
Partida recorde Grêmio 2x1 Hamburgo
Informações gerais
Proprietário Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Administrador Arena Porto-Alegrense
Mandante Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Arquiteto António Monteiro e Pedro Santos (PLARQ - Atelier de Arquitetura Multidisciplinar)

A Arena do Grêmio é um estádio multiuso localizado na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É o atual estádio do Grêmio e terceira casa do Grêmio ao longo de sua história. Foi inaugurada em 8 de dezembro de 2012, em amistoso entre Grêmio e Hamburgo, partida que fez parte de um grande show de inauguração, que, além do jogo internacional, contou com a presença do grupo americano Blue Man Group, show de orquestra e presença de celebridades gaúchas e brasileiras, o que lhe rendeu o Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial na categoria Evento.

A grande obra foi avaliada em R$700 milhões, sendo o maior estádio do Sul do Brasil, sétimo maior estádio país em número de espectadores, 100º maior estádio do Mundo e a maior arena multiuso da América Latina. Foi considerada o melhor estádio privado no Brasil pela Revista Exame no ano de 2015[1]; em votação aberta promovida pelo site polonês especializado em estádios Stadium DB.com, a Arena do Grêmio foi eleita o Stadium of the Year de 2012 após 14 mil votos de 86 países, sendo considerada o melhor estádio inaugurado naquele ano[2]; a Revista inglesa Stadia, especializada em estádios, deu amplo destaque à Arena do Grêmio em sua edição de janeiro de 2013, considerando uma das maiores e mais modernas arenas de 2012 e criticando sua ausência no Mundial de Seleções de 2014.

Atualmente a Arena do Grêmio é referência internacional em estádios, possuindo padrão UEFA, que são superiores aos exigidos pela FIFA, recebendo diversos shows nacionais e internacionais, espetáculos diversos e sendo cogitada para eventos mundiais como a disputa pelo cinturão dos pesos pesados do UFC[3].

Localização e estrutura

Localização

A Arena do Grêmio é localizada em área de fácil acesso, na saída da cidade de Porto Alegre, próximo a dois Shoppings Centers, hotéis, a 10 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a 10 minutos da Estação Rodoviária de Porto Alegre, a 12 minutos do Hospital Moinhos de Vento, a 15 minutos do Centro de Porto Alegre, a 1,5 km de distância da Estação de Metrô de Porto Alegre. A posição estratégica permite rápido acesso para torcedores que venham do interior do Rio Grande do Sul, das demais regiões de Porto Alegre, do litoral gaúcho, bem como de outros estados do país e inclusive do exterior.

Estrutura

Possui capacidade para 60.540 torcedores, mas em função de determinações de segurança do poder público, teve seu espaço reduzido para 55.662 espectadores, conta ainda com 2.200 vagas de estacionamento interno e 3.500 vagas de estacionamento externo, 135 camarotes, 274 assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais, Auditório com 314 lugares, 4 vestiários padrão Fifa, com área coberta para aquecimento dos jogadores, banheiras de hidromassagem e piscinas de gelo, além de salas especiais para Técnicos e Comissão Técnica, 246 banheiros, 34 cabines de imprensa, sendo 17 de rádio e 17 de TV, 58 bares e 1 restaurante panorâmico.

No que se refere às questões estruturais, a Arena do Grêmio possui 200 mil metros quadrados de área coberta, mais de 194 mil metros quadrados de área construída, 56 metros de altura, 239 câmeras de monitoramento interno e externo, 2 Centros de Controle de Operações, 18 elevadores, 4 rampas de acesso, 107 catracas, 24 portões de acesso para torcedores, 6 portões de acesso para carros e dois telões de 96 metros quadrados cada

iluminação

A Arena do Grêmio é iluminada por 410 refletores da empresa Philips Brasil, equipados com lâmpadas de vapor metálico de 2000W, cada, a 5600K e com IRC 90, que garante luminosidade exigida pelos maiores órgãos do futebol, mantendo padrão europeu na iluminação não só do campo de jogo, como também das arquibancadas, que recebem iluminação dos projetores simétricos instalados na cobertura, com facho aberto e lâmpadas de vapor metálico de 70W e 150W, a 4200K, além de reator eletrônico, nos quatro níveis das arquibancadas.

O sistema de iluminação conta com a proteção de no-breaks, que evita o apagar das luzes em caso de falta de energia elétrica, mantendo o funcionamento dos refletores até que os motogeradores entrem em operação. A Arena conta com quatro motogeradores prontos para operar em caso de queda de energia, o que garante o total funcionamento da estrutura.

A iluminação da Arena é referência internacional, sendo um dos critérios apontados quando da certificação LEED, que avalia a sustentabilidade das edificações e o respeito ao meio ambiente, obtendo uma econimia energética na ordem 13,7% para as áreas internas, em relação aos critérios pré-estabelecidos pela ASHRAE 90.1-2007 (Standard) para a certificação LEED. A área externa igualmente manteve redução acima da exigida, com 14,19W/ml, quando a norma solicita 16,4 W/ml.[4]

Gramado

A Arena do Grêmio conta com um campo de 68m X 105m de dimensão, devidamente munido de sistemas automáticos que permitem ao gramado uma qualidade acima dos padrões nacionais e internacionais, sendo seguidamente considerado um dos melhores do Brasil. A manutenção e preservação do gramado gremista fica a cargo da renomada engenheira agrônoma Maristela Kuhn, que mantem constante trabalho em diversos estádios do país[5].

A irrigação do estádio gremista é feita automaticamente em horários previamente organizados e considerados os mais adequados conforme situação climática, visando garantir a quantidade necessária de água para a grama e sua correta aplicação. O processo de insuflamento é igualmente controlado automaticamente, garantindo uma superfície do solo úmida e a drenagem a vácuo dos excessos, o que mantém as raízes das plantas secas, atuando juntamente com o sistema de drenagem por gravidade.

Em face da pouca luminosidade ocasionada pela cobertura do estádio, o estádio possui ainda diversas máquinas de iluminação artificial, que ajudam no desenvolvimento da grama e sua manutenção. O sistema utilizado por diversos estádios da Europa garante que a grama tenha acesso a toda luminosidade necessária. Aliada a isso, a Arena ainda conta com a moderna tecnologia Desso GrassMaster, uma espécie de custura na grama, que garante sua manutenção, ferramenta utilizada nos melhores estádios do Mundo, como o Emirates Stadium, Old Trafford, San Siro, Amsterdam Arena, Allianz Arena e Wembley[6].


Referências

  1. Ricardo Araujo. Qual o melhor estádio privado do Brasil? 07/04/2015. Visitado em 17 de dezembro de 2015.
  2. StadiumDB.com. Stadium of the Year 2012. Visitado em 17 de dezembro de 2015.
  3. Globoesporte. Arena do Grêmio negocia para sediar UFC, e Werdum projeta: "Um sonho" 23/06/2015. Visitado em 17 de dezembro de 2015.
  4. Erlei Gobi. [http://www.acenda.com.br/wp-content/uploads/2014/03/ed_62-Ie-Arena-Gremio.pdf Iluminação colabora para certificação LEED da nova casa do Tricolor Gaúcho]. Visitado em 17 de dezembro de 2015.
  5. Jones Lopes da Silva. Diana Oliveira e Maristela Kuhn: as mulheres do futebol 08/12/2012. Visitado em 17 de dezembro de 2015.
  6. DessoSports. Football Projects Grêmio Brazil. Visitado em 17 de dezembro de 2015.