Predefinição:História de Antônio Júlio Grünewald

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Antônio Júlio Grünewald foi batizado em Porto Alegre em 08 de setembro de 1885, nasceu alguns meses antes, em 03 de julho, era filho dos alemães Johann Grünewald e Catharina Wilhelmina Bender. Seus irmãos eram Maria Guilhermina Grünewald, Agosta Luiza Grünewald, Joanna Rosina Grünewald, João Grünewald e Francisco Grünewald.[1]

Grêmio

Foi admitido sócio do Grêmio em 1904. No ano seguinte estreou no primeiro quadro do Grêmio, vencendo a segunda edição semestral do Troféu Wanderpreis.

Foi um dos primeiros grandes goleadores do clube, marcando 21 gols em 22 partidas. O número tende a ser maior, pois muito desses jogos não se tem registro dos gols.

Fez parte da diretoria gremista em 1907, eleito como segundo tesoureiro. Escolhido por Wilhelm Kallfelz, dividiu o posto de capitão com João Martau nos anos de 1908 e 1909. Inclusive sendo capitão do Primeiro Grenal, onde marcou quatros gols, ficando na história do clássico.

Atuando alguns jogos no meio-campo, se despediu do clube com o título do Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1911, e na última partida, venceu mais um Wanderpreis.

Nacional de Porto Alegre

Longe do Grêmio, disputou o Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1912 pelo SC Nacional de Porto Alegre. Esteve no lado oposto na maior goleada da história do Grêmio, derrotado por 23 a 0.

  1. FamilySearch. Antonio Julio Grunewald. Visitado em 11 de março de 2019.