Grêmiopédia

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Grêmiopédia
Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Logotipo da Grêmiopédia
Dados gerais
Nome Grêmiopédia
Slogan A enciclopédia do Grêmio
Gênero Enciclopédia online
Fundação 15 de setembro de 2015 (2 anos)
Números do site
Páginas 16 021
Artigos 5 137
Imagens 4 976
Editores 11
Contato
Site www.gremiopedia.com
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube Youtube
Instagram Instagram
E-mail contato@gremiopedia.com

A Grêmiopédia é um projeto enciclopédico online que tem por objetivo a reunião de informações históricas e atuais sobre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, com finalidade primordial na divulgação de fatos históricos e na reprodução do conteúdo para qualquer outro meio, online ou impresso, com fins de garantir a perpetuação da informação e impedir que fatos históricos sejam perdidos pelo passar dos anos. A Grêmiopédia é um projeto autônomo, sem qualquer vinculação ao Grêmio, sem fins lucrativos e de conteúdo livre gerenciado por editores previamente autorizados.

História

O embrião do projeto de recuperação da história do Grêmio iniciou em 2008, quando os fundadores do projeto passaram a reunir informações históricas sobre o clube e divulgar em outra plataforma já desativada. As informações foram pesquisadas, catalogadas e divulgadas até o ano de 2015, quando o conteúdo foi revisado e passou a fazer parte desta enciclopédia. Em princípio, a ordem de 700 artigos do site foram adicionados ao projeto com base nas pesquisas realizadas em mais de sete anos de estudos. Outros editores que ingressaram no projeto possuíam seus próprios trabalhos, que igualmente foram incorporados à Grêmiopédia.

Em 15 de setembro de 2015, no aniversário de 112 anos do Grêmio, a Grêmiopédia foi lançada oficialmente. O site tinha uma previsão inicial de reunir em torno de 4000 artigos no projeto enciclopédico em médio prazo, em torno de cinco anos, tal número foi atingido em 17 de novembro de 2017. A longo prazo, em média 10 anos, a expectativa era de reunir em média 7 mil artigos no site, número atualmente defasado considerando o rápido crescimento do projeto. Atualmente, existe a expectativa de que a Grêmiopédia atinja o número de 20 mil artigos em 10 anos de projeto, o que significaria contemplar boa parte da história do Grêmio.

Em 15 de dezembro de 2017, ao atingir a marca de 4.600 páginas de conteúdo, a Grêmiopédia assumiu a liderança nacional e sul-americana na plataforma wiki de clubes. Hoje a Grêmiopédia possui 5 137 artigos e 4 976 imagens em seu site.

Filosofia

A Grêmiopédia é um site de conteúdo livre e tem como base fundamental a divulgação da história do Grêmio. O conteúdo existente no site é produzido pelos usuários, baseado em pesquisas históricas em jornais, revistas, vídeos e demais fontes existentes, prezando sobretudo pela divulgação da fonte, como forma de fortalecer projetos independente da vinculação ou parceria com a nossa enciclopédia. Como o objetivo primordial é a divulgação da história do clube, todo acervo existente é, sempre que possível, disponibilizado aos leitores.

Como forma de organização de conteúdo, a Grêmiopédia utiliza padrões de edição que são repassados a todos novos usuários, bem como um Plano de Metas anual, formulado pelos próprios editores com objetivo de traçar as principais necessidades de conteúdo e estimular o crescimento organizado dos artigos produzidos no site.

Dentre os principais princípios da Grêmiopédia está a impessoalidade. A Grêmiopédia não possui dono, mas apenas moderadores que gerenciam o projeto. Todos interessados são bem-vindos para fazer parte do grupo de editores, sendo requerido apenas participação efetiva na elaboração de conteúdos, como é impessoal, o conteúdo eventualmente criado por usuários não é de propriedade dos mesmos, sendo livre de direitos autorais e acessível a todos que queiram conhecer a história do Grêmio.

A Grêmiopédia possui diversos propósitos, sendo um dos primordiais reunir todo conteúdo histórico possível sobre o Grêmio, sendo por consequência o maior acervo online do clube. Além disso, buscamos garantir excelência de conteúdo e ocupar o posto de maior enciclopédia de clubes do Mundo. Com fins de garantir um trabalho inédito na história dos clubes de futebol, a Grêmiopédia pretende igualmente ser a primeira a possuir o conteúdo deste espaço em outras línguas, possibilitando que o projeto tenha abrangência internacional.

O Projeto Grêmiopédia admite a utilização de conteúdo sites como a Wikipédia como fonte de inspiração, não como meio de obtenção de conteúdo pronto e fácil. No mesmo sentido, encorajamos os desenvolvedores a utilizar os demais sites existentes apenas como fonte de pesquisa, a fim de evitar a mera repetição de conteúdo, o que não atinge o objetivo final deste espaço. A Grêmiopédia busca ser uma fonte séria de conteúdo, assim, todos os dados constantes neste espaço são dependentes de fontes fiáveis, não sendo admitido a propagação de opiniões particulares, mas sim conteúdo devidamente comprovado por meio de sites e documentos idôneos, como forma de tornar o ambiente verdadeiramente confiável.

Plataforma

A Grêmiopédia utiliza o software MediaWiki para edição de seu site. Essa plataforma wiki escrita em PHP utiliza sistemas de gestão de base de dados MySQL e é licenciada sob a GNU GPL. Diversos sites na Internet utilizam tal sistema, sendo a Wikipédia o mais destacado.

No futebol, alguns clubes possuem sites enciclopédicos aos moldes da Grêmiopédia. O mais antigo do Brasil é a Galo Digital, também existindo a Porcopédia, a Cruzeiropédia e a JECpédia. A Flapédia saiu do ar em maio de 2017. No futebol internacional a Lazio Wiki, a Celtic Wiki (Wiki Foundry), a Chelsea Wiki a Górnik Wiki, a Wiki Sporting e a Wisły Kraków Wiki são algumas das existentes. Em toda Internet diversos sites Wiki sobre clubes de futebol existem também na plataforma Wikia.

Ver também

Referências