Manual de Edição

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Com objetivo de organizar e padronizar o projeto Grêmiopédia, os membros, em deliberações eventuais e por maioria simples, definirão diretrizes obrigatórias de edição da enciclopédia. Abaixo, seguem as diretrizes já deliberadas pelo grupo de editores, que podem, a qualquer tempo mediante trabalho conjunto de atualização de artigos, serem alteradas.

Destacamos que as diretrizes aqui deliberadas são de uso obrigatório pelos membros da enciclopédia, sendo que qualquer membro pode solicitar revisão do modelo na página de discussão dessa página.

Do título dos artigos

Geral

O título dos artigos será obrigatoriamente criado com a primeira letra em maiúsculo, sendo as demais em minúsculo, salvo se nomes próprios ou se, na regra do português culto, a utilização da letra minuscula se mostrar inadequada.

O título dos artigos não conterá traços, barras e demais símbolos existentes, salvo especificações deste manual ou se, regra do português culto, a falta dos símbolos se mostrar inadequada.

O título dos artigos deve ser o mais completo possível, de preferência especificando o assunto, área, local ou outra informação relevante quando existirem homônimos ou possibilidade de confusão, exemplo:

Em casos onde o nome da coisa ou local puder gerar confusão, é aconselhável a especificação mediante utilização de parênteses "(" e ")".

  • Estádio Presidente Vargas (Fortaleza)
  • Estádio Presidente Vargas (Santa Maria)

Da mesma forma quando existir homônimo de jogadores ou coisas em diferentes períodos, especificando, quando possível, o período em que existiu vínculo com o Grêmio:

  • João da Silva (1971-1972)
  • João da Silva (1992-1995)

Ainda, é aconselhável que torneios e atletas com sejam especificados no título quando existirem homônimos em diferentes esportes:

  • Campeonato Gaúcho de Futebol de 1954
  • Campeonato Gaúcho de Basquete de 1954

Todas as observações possíveis devem ser feitas entre parenteses "(" e ")".

Torneios

Conforme já destacado, o nome dos artigos de torneio devem preferencialmente conter o esporte e necessariamente o ano de disputa. Por exemplo, não deve ser criado artigos com título genérico como "Campeonato Gaúcho", sendo necessário constar o esporte, visto que em diversos anos o Grêmio disputou competições com tal nomenclatura em diferentes esportes. Ainda, a ausência do ano de disputa é falha grave que pode induzir o pesquisador ao erro.

A correta nomenclatura de competições é:

  • Campeonato Gaúcho de Futebol de 1954

Importante destacar que a preposição "de" deve ser utilizada obrigatoriamente quando se refere ao esporte ou ano da competição.

Por fim, as competições devem sempre ser escritas com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, salvo as proposições e quando na regra do português culto a utilização se mostrar inadequada.

Pessoas

Os artigos referente aos atletas, dirigentes e demais pessoas relevantes da história do Grêmio devem sempre respeitar o nome por extenso e completo do citado, evitar sempre criar artigos com hyperlinks genéricos como [[Renato]], sempre preferindo o nome completo [[Renato Portaluppi]] ou sem hyperlinks.

Quando existirem homônimos de jogadores, deve-se especificar o período em que foi atleta do Grêmio:

  • João da Silva (1971-1972)
  • João da Silva (1992-1995)

Caso existam homônimos que impeçam especificações, também é permitido colocar, como último recurso, o apelido do jogador entre parenteses. Se, apesar de todos os requisitos for impossível diferenciar o atleta pela existência de homônimos, pode ser requerida a mediação do problema pelos usuários.

Estádios

Por deliberação do grupo de usuários, a nomenclatura de artigos de estádios e locais de praticas esportivas serão o nome por extenso do local, quando não existir apelido do estádio bem difundido na sociedade.

Por exemplo, artigos como o estádio:

  • Não aconselhado: Estádio Alberto Jacinto Armando
  • Correto: Estádio La Bombonera

Se optou pela utilização de apelido dos estádios quando bem difundidos visando fácil identificação do local pelos leitores do site, sendo que estádios com apelido pouco conhecido continuarão sendo chamados pelo nome oficial.

De qualquer sorte, a utilização de nome ou apelido é critério do criador do artigo, podendo ser alterado pelos moderadores se assim entenderem, sendo admitida a discussão a respeito do tema na página de discussão do artigo correspondente.

A palavra "Estádio" ou "Arena" deverá ser obrigatoriamente usada em todos os artigos que tratem de estádios, sem exceção, sendo sempre escrita em letra maiúscula, salvo se na regra do português culto a utilização se mostrar inadequada.

Fichas técnicas

As fichas técnicas existentes no site são extremamente importantes, devendo seguir rigorosamente o padrão aplicado nesse manual, sob pena de criar uma interminável rede de repetições de artigos com o mesmo conteúdo em diversos hyperlinks diferentes.

Exemplo de título de artigos de fichas técnicas:

  • Ficha Técnica: Atlético Mineiro 1 x 4 Grêmio - 18/10/1959

É importantíssimo que o editor atente para a existência de todos os elementos acima descritos, eis que a ausência de qualquer uma das informações ou adição de qualquer outro pode gerar a duplicidade de um mesmo artigo, prejudicando o projeto.

Espaçamentos em locais onde não existem espaço; a utilização da palavra "Ficha técnica" ao invés da correta "Ficha Técnica", em maiúsculo, a utilização do "x" existente entre os números do placar em maiúsculo; a descrição da data sem o dígito "0" em datas de 1-9 ou com o ano abreviado (exemplo: "59" ao invés de "1959") e a citação do clube adversário sem respeito ao padrão da lista de todos os clubes que já enfrentaram o Grêmio podem prejudicar o saudável andamento do projeto, devendo ser rigorosamente evitados.

Página dos clubes

A página dos clubes terá como título obrigatoriamente o nome completo do clube. Não será permitido a criação de artigos com nomes genéricos, mesmo quando o clube em questão não tenha homônimos. Exemplo:

  • Errado: Feyenoord
  • Correto: Feyenoord Rotterdam Naamloze Vennootschap

Redirecionamento

É permitido e aconselhável aos editores que ao criarem páginas de clubes pesquisem eventuais nomenclaturas pelas quais é chamado o time em questão. Por exemplo, o Club Nacional de Football, também é conhecido como Nacional do Uruguai e pelo nome com a do país Nacional-URU, nesses termos, é aconselhável criar links de redirecionamento.

Os links de redirecionamento são páginas da enciclopédia com código de redirecionamento, que é basicamente como uma "ponte" entre o link e a página que o editor deseja que o leitor seja direcionado. Em caso onde um clube possui vários nomes, sendo o nome oficial Club Nacional de Football, por exemplo, a criação de artigos independentes para o mesmo assunto é descartada. Assim, colocamos o código de redirecionamento abaixo para páginas que signifiquem a mesma coisa da página principal do clube, exemplo:

  • #REDIRECT [[nome da página que deseja redirecionar]]

Assim, existindo uma página principal sobre um clube, Club Nacional de Football, por exemplo; e existindo nomenclaturas também utilizadas para aquele clube, Nacional do Uruguai, e Nacional-URU, por exemplo, criamos nessas páginas o código acima, introduzindo no nome da página que desejamos redirecionar o seu título, que no nosso exemplo atual seria Club Nacional de Football.

Ambiguidade

Em casos onde o nome do clube possa se referir a diversos clubes, como por exemplo América, Nacional, Atlético e afins, é aconselhável ao editor que crie uma página de desambiguação, onde aconselhamos os editores a copiar o código de um dos exemplos acima, alterando o necessário para as demais páginas de palavras ambíguas.

Do conteúdo dos artigos

Geral

Os artigos da Grêmiopédia devem sempre primar pela seriedade da informação, preferencialmente com fonte idônea, sendo proibido ao editor expressar sua opinião ou gostos no artigo criado. É desaconselhado ao editor avaliar qualidade, tamanho, importância e demais aspectos subjetivos de clubes, pessoas ou competições.

Os editores, conforme Plano de metas, terão futuramente um espaço exclusivo destinado a sua opinião, que será o blog oficial da Grêmiopédia, uma vez que o espaço da enciclopédia aqui existente não permite tais manifestações particulares. Destacamos, entretanto, que a página própria dos usuários é de livre expressão, sendo de responsabilidade do respectivo editor e de irrestrita liberdade de manifestação subjetiva.

Todos os conteúdos da Grêmiopédia devem seguir a mais rigorosa padronização, eis que, trabalhando com hyperlinks, a ausência do respeito as regras do site podem gerar artigos em duplicidade ou com informações ambíguas, diminuindo a credibilidade e segurança no conteúdo local do site.

Os artigos da Grêmiopédia devem prezar pelo respeito as normas do português culto, sendo altamente desaconselhável a utilização de gírias ou abreviações nos artigos.

Torneios

A página dos torneios, oficiais ou amistosos, do time profissional ou da base, de qualquer esporte e gênero, devem respeitar o padrão utilizado no site, podendo ser complementado com informações relevantes, mas nunca suprimido do conteúdo mínimo descrito nesse manual, salvo quando impossível a obtenção das informações pretendidas.

Wikitable

O primeiro elemento de qualquer página de competição é a wikitable, que é uma tabela com informações básicas da competição, contendo geralmente o logotipo, pôster ou taça do torneio, organizador, formato e local, exemplo:

{| style="font-size: 80%; background: #F2F5FD; border:solid 1px #E2EAF0; border-collapse:collapse;" width=23%; align="right"
|+ colspan="3" align="center" style="font-size: larger; background:#6FBCF0; border:solid 1px #6FBCF0; border-collapse:collapse;" |<font
color=#FFFFF>'''NOME DO TROFÉU COM TODAS AS LETRAS EM MAIÚSCULO'''
|-
| align="center" colspan="3"|[[Arquivo:Imustração da competição.jpg|150px|Descrição da foto]]
|- colspan="3" align="center"
| style="background:#6FBCF0; border:solid 1px #6FBCF0; text-align: center" colspan="3" |<font color=#FFFFF>'''Dados gerais'''
|-
|'''Organização'''
|colspan="2"|Nome do organizador
|-
|'''Local de disputa'''
|colspan="2"|Estado/Região/Província da disputa, [[Wikibandeiras|wikibandeira]] com sigla do país
|-
|'''Sistema'''
|colspan="2" |[[Sistema Misto|Misto]], [[Mata-mata]] ou [[Pontos corridos]]
|}

O editor possui liberdade para adicionar elementos na wikitable sempre que entender necessário.

Resumo inicial

Todas as páginas de competições devem conter um resumo do torneio, com seu nome oficial, ano de disputa (preferencialmente o período de início e fim, com dias, meses e ano), local e estádio da disputa quando em jogo único, organizador da competição e o campeão. O Resumo da competição deverá conter no máximo três parágrafos e ser localizado logo abaixo do código da wikitable.

Das demais informações

Os demais conteúdos do artigo de competição dependem da natureza do torneio, sendo aconselhado aos editores se basearem nos modelos existentes no site navegando pela lista de todas as competições existentes na Grêmiopédia.

Clubes

A página dos clubes deve conter informações básicas sobre o clássico, com uma descrição básica do adversário, números do confronto, maiores placares, maiores séries invictas, se existiram mata-matas, e como todos os jogos na história. A critério do editor podem ser adicionadas informações complementares, como os goleadores do Grêmio no clássico, curiosidades, estatísticas por estádio, local ou competição, entre outros.

Se possível, o editor deve atentar pela presença do nome dos jogadores que marcaram os gols, estádio e competição.

A ausência de qualquer informação a respeito do jogo deve ser destacada pelo símbolo "?", não sendo utilizado nenhum outro elemento como "pesquisar", "não localizado", "não identificado" e afins, nem ser deixada "em branco", sem destacar que existem informações incompletas.

Do cabeçalho

Todas as páginas de clubes devem conter um cabeçalho com a predefinição dos escudos dos clubes, sendo este o padrão atual da enciclopédia. A organização dos escudos deve conter o seguinte código de exemplo:

<table cellspacing="9" cellpadding="9" border="0" align="right">
<td align="center">
[[Arquivo:Escudo Grêmio.png]]
</td>
<td align="center">
{{Imagem Versus}}
</td>
<td align="center">
[[Arquivo:Escudo Santos.png]]
</td>
</table>

Da descrição do time

A descrição dos clubes deve ser feita de de forma clara e objetiva. Deve ser evitada qualquer citação como "um dos maiores clubes da .." ou "tricampeão da Copa..", eis que a opinião subjetiva do editor não deve fazer parte dos artigos, bem como informações de títulos conquistados e façanhas obtidas sofrem constante mutação, o que potencializa informações desatualizadas no site.

Informações básicas como o nome completo do clube, em negrito, o nome pelo qual a instituição é mais conhecida, a cidade, estado/província/condado e o país são imprescindíveis. É obrigatória, quando existente, a informação do dia, mês e ano de fundação do clube e, se possível, o estádio em que a instituição geralmente manda seus jogos.

Exemplo:

  • O Sport Club Corinthians Paulista, também conhecido como Corinthians, é um clube desportivo brasileiro da cidade do São Paulo, no estado do São Paulo, Brasil. Foi fundado em 1º de setembro de 1910. Manda a maioria de seus jogos nos estádios do Estádio do Pacaembu ou na sua casa oficial, a Arena Corinthians.

Informações complementares como os títulos conquistados, os maiores ídolos, o atual técnico, entre outras, são altamente desencorajadas, eis que podem tornar o artigo facilmente desatualizado na enciclopédia.

Demais informações

Aconselhamos aos editores que utilizem os modelos existentes de clubes de futebol para completar as informações das páginas dos clubes.

Artigos de fichas técnicas

Como uma partida de futebol possuem diversos elementos durante a partida, aconselhamos aos editores usar a Ficha Técnica Padrão existente no site, fazendo as alterações necessárias para adequar aos fatos do jogo em questão. Caso as informações presentes no artigo padrão não sejam suficientes, os editores podem buscar informações nas fichas existentes neste link.