Copa Sul-Minas

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Copa Sul-Minas
Logo Copa Sul-Minas.png
Dados
Nome oficial Copa Sul-Minas de Futebol
Organização CBF
Local de disputa Brasil Brasil

A Copa Sul-Minas foi uma competição esportiva regional disputada de 2000 até 2002, em substituição a Copa Sul, face ao descontentamento dos clubes sulistas e mineiros com as rendas de seus respectivos regionais. A principal função dessa competição era determinar o representante do torneio para a disputa da Copa dos Campeões da CBF, competição que fornecia vaga na Copa Libertadores da América.

Antes da competição

Em 1999 os clubes do Sul do Brasil criaram competição regional visando determinar o clube do Sul que ficaria com a vaga na Copa Conmebol, a competição possuía duas fases, a primeira com três grupos de quatro times, se classificando dois; a segunda fase contava com dois grupos de três times, se classificando o melhor de cada um deles para a final.

A final de 1999 foi entre o Grêmio, que havia eliminado Internacional e Juventude, e Paraná, que havia eliminado Atlético Paranaense e Coritiba. Ao final o Grêmio se sagrou campeão, mas os clubes não ficaram satisfeitos com o resultado financeiro do torneio.

Ainda no final daquele ano, iniciou-se as primeiras tratativas com os clubes de Minas Gerais, também insatisfeitos com os valores recebidos pela Copa Centro-Oeste, para a criação de uma competição regional envolvendo o Sul e Minas Gerais.

A competição

Após os resultados financeiros insatisfatórios da Copa Sul e Copa Centro-Oeste, os clubes do Sul do Brasil e Minas Gerais acordaram a realização da Copa Sul-Minas. A competição teve sua primeira edição em 2000. Nos dois primeiros anos, 2000 e 2002, a competição possuía uma fase classificatória, com três grupos de quatro equipes, se classificando os melhores de cada grupo e o segundo melhor entre os três grupos. Os quatro se classificavam para as semifinais, em confronto entre o primeiro colocado contra o quarto e o segundo contra o terceiro.

No ano de 2002 foi fundada a Liga Sul-Minas, com a competição passando a ser disputada por pontos corridos, com apenas um turno. Os quatro melhores se classificavam para as semifinais, em confronto entre o primeiro colocado contra o quarto e o segundo contra o terceiro.

Com a subida do dólar em 2002 a Rede Globo, financiadora do campeonato, perdeu interesse financeiro na competição, uma vez que o contrato publicitário era vinculado a moeda americana. Tando a emissora como a CBF iniciaram um processo de pressão aos clubes pelo fim da liga. Em primeira reunião realizada a proposta de extinção da Sul-Minas foi rechaçada. Em segunda reunião entre os clubes, entretanto, houve a decretação do fim da liga, com voto pela extinção emitido pelo Internacional.

Em 2015 uma proposta de retorno da Liga foi aprovado por clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A nova competição se chamará Copa Sul-Minas-Rio e conta com o apoio de Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Coritiba, Atlético Paranaense, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí e Figueirense.

Campeões

Ano Colocação
Campeão Placares Vice Terceiro Colocado Quarto Colocado
2000
Detalhes
Escudo América-MG.png
América Mineiro
2x1
1x0
Escudo Cruzeiro.png
Cruzeiro
Escudo Paraná.png
Paraná
Escudo Atlético Paranaense.png
Atlético Paranaense
2001
Detalhes
Escudo Cruzeiro.png
Cruzeiro
2x0
3x0
Escudo Coritiba.png
Coritiba
Escudo Atlético Mineiro.png
Atlético Mineiro
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2002
Detalhes
Escudo Cruzeiro.png
Cruzeiro
2x1
1x0
Escudo Atlético Paranaense.png
Atlético Paranaense
Escudo Atlético Mineiro.png
Atlético Mineiro
Escudo Grêmio.png
Grêmio

Títulos por equipe

Clube Campeão Vice Terceiro Quarto
Cruzeiro 2 (2001 e 2002) 1 (2000) 0 0
América Mineiro 1 (2000) 0 0 0
Atlético Paranaense 0 1 (2002) 0 1 (2000)
Coritiba 0 1 (2001) 0 0
Atlético Mineiro 0 0 2 (2001 e 1 2002) 0
Paraná 0 0 1 (Copa Sul Minas de 2000) 0
Grêmio 0 0 0 2 (2001 e 1 2002)


Referências

Ligações externas