Predefinição:História de Theodoro Luís Schroeder

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 18h26min de 27 de fevereiro de 2022 por Marcos Bortolanza (discussão | contribs) (Marcos Bortolanza moveu Predefinição:História de Theodoro Schroeder para Predefinição:História de Theodoro Luís Schroeder sem deixar um redirecionamento)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Theodoro Schroeder nasceu em 17 de novembro de 1881, filho de Germano Schroeder e Maria Schroeder. Foi batizado em Porto Alegre em 08 de fevereiro de 1885.[1] Permaneceu na mesma cidade, trabalhando como operário. Ingressou nos quadros do Grêmio em 1904, participando dos jogos de futebol e das primeiras diretorias. Também praticava remo no Clube de Regatas Almirante Barroso, obtendo, inclusive, o título de sócio benemérito da agremiação.

Grêmio

Como jogador fez sua estreia com o segundo quadro vencendo a segunda edição semestral do Troféu Vereinpreis de 1904. Antes disso, também atuou no festival de inauguração da Baixada. No quadro principal estreou em 1905, na goleada sobre o Fussball no Troféu Wanderpreis. Nos anos seguintes foi tesoureiro e 1º secretário do clube.

Em 1909 participou do primeiro clássico Grenal, jogando de atacante pela esquerda, sua última partida pelos quadros do Grêmio.

Pelo serviços prestados ao Grêmio, foi agraciado com o título de sócio benemérito no final de 1929. Ainda fez parte do primeiro e segundo Conselho Deliberativo do clube, criado em dezembro de 1928.[2]

  1. FamilySearch. Theodoro Schroeder. Visitado em 22 de fevereiro de 2019.
  2. História Ilustrada do Grêmio. Porto Alegre, v. 7, n. 3, 1983.